Já está entre nós o novo modelo da Land Rover produzido na fábrica de Itatiaia (RJ), em quatro versões de acabamento e uma com uma opção de motor; uma expedição será usada como ação de marketing nas redes sociais e vai mostrar os atributos do SUV em meio às belezas diversificadas do Brasil.
Adorado por sertanejos high-tech (aqueles, dos universitários) e jogadores de futebol, o Evoque, da Land Rover, ganhou o Brasil de vez. Ou seja, o modelo agora é montado em Itatiaia (RJ), que já foi distrito de Resende, cuja região está virando um verdadeiro polo do setor automotivo no Estado do Rio.
Esses veículos nacionais já chegaram às 35 concessionárias e devem engrossar as vendas do modelo no País, que já somam 20 mil unidades desde que chegou por aqui, em 2011, como produto importado.
Para marcar o lançamento, a Land Rover escolheu as redes sociais, onde fará uma ação de marketing denominada “My Land”. Trata-se de uma expedição com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport produzidos na fábrica nacional que irão percorrer milhares de quilômetros pelo Brasil para mostrar seus atributos, além de nossas praias, paisagens, montanhas e a diversidade do nosso povo.
No Brasil, o Range Rover Evoque terá quatro diferentes versões de acabamento (SE, SE Dynamic, e HSE Dynamic), mas uma única opção de motor (um Si4 de 240 cv de potência e 340Nm de torque) e câmbio ZF-9HP, cuja relação de marchas é configurada para oferecer mais força em velocidades reduzidas ou em situações de retomada, ideais para ultrapassagens, segundo a montadora. Em velocidade de cruzeiro, acrescenta a empresa, as rotações são bastante reduzidas para beneficiar a economia de combustível, a preservação do motor e permitir um nível de ruído mais baixo na cabine.
O interior dos veículos tem acabamento com opções de personalização, com assentos em couro que podem trazer costura em cor contrastante. O material também está no painel, portas e volante, enquanto o alumínio e piano black revestem os comandos internos.
Outro item de fábrica é o sistema de entretenimento In Control e som Meridian que pode chegar a 825W de potência e até 17 alto-falantes, conforme a versão.
O Evoque “fluminense” vem ainda com Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo-se a velocidade programada. Outra tecnologia importante é o Torque Vectoring, que distribui o torque de forma independente em cada roda, com o objetivo de proporcionar maior estabilidade, sobretudo em curvas.
De acordo com o fabricante, o Evoque possui sistemas de auxílio à condução, que incluem o Park Exit (auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor), Perpendicular Assist (permite também manobras automáticas em vagas a 90 graus), Closing Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection (aciona avisos no painel do veículo quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo), Stop/Start (interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento e religa o veículo imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador) e modo Fast-Off (mede a velocidade que é liberada do pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário).
Fotos: Land Rover/Divulgação
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )