Andamos na versão Highline do VW Virtus TSI, que é a topo linha do sedã da marca alemã. Com a reestilização recente, que mexeu no para-choque dianteiro, na linha dos faróis, na grade e nas lanternas traseiras, o visual é moderno e deixa o modelo mais elegante. Destaque para o bom nível do acabamento do habitáculo, para o amplo espaço para os ocupantes e suas respectivas bagagens, para o desempenho do motor 1.0 turbo, que consegue equilibrar performance e consumo, levando em conta a proposta e o porte do sedã; o bom acerto de suspensão, que proporciona conforto e estabilidade, possibilitando abusar um pouco nas curvas; e a lista bem recheada de equipamentos de conforto e segurança, incluindo controle automático de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência, carregamento de celular por indução e detector de fadiga.
Na frente, destaque para o novo para-choque, na cor preta, com a grande tomada de ar e as luzes de neblina em LED nas extremidades; os faróis totalmente em LED com luzes diurnas; e os detalhes cromados na grade e na parte de baixo do para-choque.
Rodas diamantadas
De perfil, o que mais chama a atenção são as maçanetas e as capas dos retrovisores na cor da carroceria; os diversos vincos que percorrem toda a lateral e o bonito desenho das rodas de liga com acabamento diamantado de 17 polegadas.
O conjunto estilístico traseiro é marcado pelas bonitas lanternas estilizadas e com lentes escurecidas, pelo detalhe cromado na parte de baixo do para-choque, que abriga as luzes de neblina; e pelo símbolo da VW com o miolo na cor preta.
Couro preto e marrom
Com bancos revestidos em couro nas cores preta e marrom; acabamento na mesma cor marrom que percorre todo o painel, a moldura em preto brilhante do quadro de instrumentos e da tela do multimídia, o acabamento interno é de boa qualidade.
A boa distância entre-eixos (de 2,65m) possibilita acomodar quatro adultos, mesmo os de maior estatura, com bom nível de conforto e espaço para as pernas no banco de trás. O espaço para bagagens (de 521 litros) também é destaque.
Bancos do Virtus Highline
Aliás, vale destacar o conforto oferecido pelos bancos do VW Virtus Highline, que têm boa anatomia e prendem bem o corpo e oferecem um bom apoio para as pernas. E a ergonomia para o motorista também é positiva, com comandos bem posicionados.
Encontrar uma boa posição de dirigir não é uma tarefa difícil no VW Virtus Highline 200 TSI, pois o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e de ajuste milimétrico (por botão giratório) de altura do seu banco.
Volante multifuncional
O volante de três raios tem boa pega e abriga os comandos do áudio, do sistema multimídia e do computador de bordo; e possibilita uma boa visualização do quadro de instrumentos em qualquer posição da coluna de direção.
Outro ponto positivo é a central multimídia VW Play (Apple Car Play e Android Auto), com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, que fica bem integrada ao painel e possibilita uma boa visualização das informações. O sistema é bem intuitivo.
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Com tela de 10,5 polegadas, o quadro de instrumentos é totalmente digital, com mostradores de temperatura de motor e nível de combustível nas laterais (de visualização um pouco mais difícil), e possibilita três tipos de configuração.
Segurança da VW Virtus Highline
Na lista de equipamentos de segurança, destaque para os seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, controles de tração e estabilidade e sistema de frenagem automática pós-colisão.
Entre os itens de conforto, estão ar-condicionado digital com saídas de ar traseiras, carregamento de celular por indução (que evita aquela confusão de cabos) e entrada USB para passageiros do banco de trás e sensores de chuva e crepuscular.
Manobras
Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços curtos, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, o diâmetro de giro reduzido e o assistente de partida em rampa.
O motor 1.0 turbo de três cilindros proporciona um bom desempenho, levando em conta o porte de um sedã como o VW Virtus, conseguindo equilibrar boas acelerações e retomadas de velocidade com um nível bem razoável de consumo.
Consumo
Com duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado, somente etanol no tanque e sistema start/stop ativado, o computador de bordo registrou médias de consumo de 8,6km/l na cidade e de 10,8km/l na estrada.
De funcionamento suave e preciso, o câmbio automático de seis marchas trabalha em perfeita sintonia com o motor 1.0. Ao usar as “borboletas” para as trocas manuais e o modo “Sport”, o VW Virtus Highline 200 TSI fica mais esperto.
Embora tenha uma calibragem mais voltada para o conforto, os dois conjuntos de suspensão (dianteiro e traseiro) conseguem filtrar bem as irregularidades e garantir equilíbrio nas curvas mais fechadas, ajudado pelos pneus de perfil mais baixo.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
- Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo, flex, que gera potências de 116cv (gasolina) e de 128cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina e etanol) entre 2.000 e 3.500rpm
- Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
- Direção – Assistência elétrica
- Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
- Dimensões – Comprimento, 4,56m; largura, 1,75m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,65m
- Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
- Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/50 R17
- Carga útil (ocupantes mais bagagem) – 427 quilos
- Porta-malas – 521 litros
- Tanque – 52 litros
- Peso (em ordem de marcha) – 1.213 quilos
Principais equipamentos – Controle automático de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de partida em rampa, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado digital com saídas de ar traseiras, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, banco traseiro com encosto rebatível bi-partido, carregamento de celular por indução, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controles eletrônicos de tração e estabilidade, câmera traseira, entrada USB para passageiros do banco de trás, detector de fadiga, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito, faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada, faróis de neblina com função “Cornering light” (luz de conversão estática), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, iluminação do porta-malas e porta-luvas, lanternas traseiras em LED, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo, painel de instrumentos digital de 10.25 polegadas, revestimento dos bancos em couro sintético, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Start-Stop, sistema multimidia “VW Play” com tela de 10,1 polegadas do tipo touchscreen e App-Connect, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake ” e tomadas USB tipo C e volante multifuncional em couro com “shift-paddles”.
Preços – R$ 138.790,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 140.440,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)