VW Tiguan R-Line

Para quem busca um veículo de sete lugares mais sofisticado e com uma boa performance e um bom pacote de equipamentos de conforto e segurança, o VW Tiguan R-Line é uma boa opção. O modelo passou por uma mudança no visual que o deixou mais moderno e com aparência mais refinada, com destaque para os faróis com tecnologia LED Matrix (IQ.LIGHT). Debaixo do capô do VW Tiguan R-Line está o motor 2.0 turbo e injeção direta de gasolina, que consegue dar muita agilidade para o SUV que tem quase 1.800 quilos e com um nível de consumo bem razoável. Destaque também para o câmbio automático de oito marchas, que trabalha de forma bem afinada com o motor e tem trocas suaves. Entre os equipamentos, destaque para os seis airbags, controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de pedestres esistema proativo de proteção de passageiros em combinação com “Front Assist” e “Side Assist”.

Na frente do VW Tiguan R-Line, destaque para os faróis LED Matrix – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para os faróis com tecnologia LED Matrix (IQ.LIGHT), que têm uma capacidade fantástica de iluminação; a barra de LED que “cruza” toda a grade dianteira, que tem detalhes cromados e o novo desenho do para-choque.

Coberturas plásticas

De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas nos para-lamas, que dão um toque esportivo às linhas elegantes; as rodas de liga de 19 polegadas com desenho mais sóbrio e as maçanetas e coberturas dos retrovisores na cor da carroceria.

Rodas de liga com desenho mais elegante são destaque no VW Tiguan R-Line – Foto: Eduardo Aquino

Lanternas em LED com desenho de três elementos, luz de neblina e a barra luminosa no para-choque compõem o conjunto estilístico elegante da traseira. Também se destacam as saídas dupla estilizadas de escape, que dão um toque de esportividade.

Acabamento interno

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, com bancos, volante e console parcialmente forrados em couro sintético; detalhes imitando alumínio no painel e painéis de porta e detalhes em preto brilhante no volante e alavanca de marcha.

Saídas duplas de escape são um toque de esportividade ao VW Tiguan R-Line – Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos de 12,5 polegadas tem boa visualização é digital e colorido e pode ser configurado ao gosto do motorista. Ele facilita a vida do motorista ao projetar o mapa do sistema de navegação.

Multimídia do VW Tiguan R- Line

Com tela de oito polegadas sensível ao toque, localizada bem no centro do painel, o sistema multimídia é bem completo, intuitivo e compatível do Apple CarPlay e Android Auto, com comando de voz, duas entradas USB na frente e uma tomada USB atrás.

VW Tiguan R-Line tem bom nível de acabamento, com bancos e volante em couro – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa e confortável posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco e função de memória e ajustes de altura e distância da coluna de direção. O volante tem boa pega e é multifuncional.

Espaço no Tiguan

Em termos de espaço interno, o VW Tiguan R-Line tem capacidade para sete pessoas. Destaque para a flexibilidade: os bancos da segunda fileira deslizam para melhor o espaço e o acesso para os dois bancos da terceira fila, onde há conforto apenas crianças.

Bancos dianteiros do VW Tiguan R-Line têm climatização – Foto: Eduardo Aquino

Outros pontos positivos desse sistema é que o encosto da segunda fila pode ser regulado em duas posições. A capacidade do porta-malas com os cinco bancos é muito boa, de 686 litros, e, é lógico, se reduz bastante quando se usas os sete bancos (216 litros).

Leia mais: Citroën C4 Cactus Shine

Leia mais: Mercedes-Benz EQA

Leia mais: BYD Song Pro

Leia mais: Chevrolet Spin Premier

Leia mais: Sucesso do Bike Fest de Tiradentes

Tela do sistema multimídia do VW Tiguan R-Line tem oito polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Além da capacidade e do fácil acesso, pois a última fileira de bancos fica completamente embutida no piso, o porta-malas do VW Tiguan R-Line tem a abertura e fechamento automático sensorial do porta-malas com destravamento por controle remoto.

Itens de conforto

A lista de equipamentos é bem completa. Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado digital de três zonas com regulador de temperatura, bancos dianteiros com aquecimento (também do volante) e climatização ativa e iluminação ambiente de 30 cores.

Para-choque do VW Tiguan R-Line tem faixa luminosa – Foto: Eduardo Aquino

Completam o conforto, o carregamento de celular por indução, sensor de chuva, sistema de Navegação com projeção no quadro de instrumentos e comando automático do Farol, com farol de rodagem diurna em LED e função “Coming/ Leaving home”.

Segurança do VW Tiguan R-Line

Entre os itens de segurança do VW Tiguan R-Line, estão seis airbags, frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres, controle adaptativo de velocidade e distância e sistema de reconhecimento de cansaço e de distração.

O acesso à terceira fila de bancos do VW Tiguan R-Line é facil – Foto: Eduardo Aquino

Com bom torque já em baixas rotações (a partir de 1.500rpm), o motor 2.0 com turbo e injeção direta de gasolina, de 186cv, proporciona uma boa performance, com boas acelerações e retomadas de velocidade, garantindo segurança nas ultrapassagens.

Consumo

O nível de consumo também é bem razoável para um SUV do porte do VW Tiguan R-Line, que pesa quase 1.800 quilos. Na estrada, com ar ligado e quatro adultos, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,0km/l na cidade e de 11,8km/l na estrada.

A terceira fila de bancos do VW Tiguan R-Line fica completamente embutida no piso – Foto: Eduardo Aquino

Também merece destaque o câmbio automático de oito marchas, que trabalha em sintonia fina com o motor 2.0, aproveitando bem a sua força e trocas suaves e rápidas. O motorista pode escolher entre três modos de condução (Efficiency, Normal e Sport).

A calibragem da suspensão também é outro ponto positivo do VW Tiguan R-Line, que consegue transmitir muita segurança nas curvas mais fechadas e filtrar com eficiência as irregularidades do piso, proporcionando bom nível de conforto.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor 2.0 com turbo e injeção direta do VW Tiguan R-Line proporciona bom desempenho – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta de gasolina, que gera potência de 186cv a 3.940rpm e torque de 30,6kgfm a 1.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de oito marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo Multlink

Dimensões – Comprimento, 4,72m; largura, 1,83m; altura, 1,66m; e entre-eixos, 2,79m

Altura mínima do solo – 21,6cm

Ângulo de entrada – 18,3°

Ângulo de saída – 22,2°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R19

Porta-malas – 686 litros (5 lugares) e 216 litros (7 lugares)

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 655 quilos

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.794 quilos

As rodas de liga de 19 polegadas do VW Tiguan R-Line têm desenho elegante – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, 2 interfaces USB-C na frente, 1 tomada de carr. USB-C no console central atrás, potência carregamento de até 45 W; seis airbags ( 2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina), abertura e fechamento automático sensorial do porta-malas com destravamento por controle remoto, antena no para-brisa, App-Connect Wireless para Apple Carplay e Android Auto, ar-condicionado “Climatronic” com regulador de temperatura 3 zonas e filtro de poeira e pólen, assistente de condução Travel Assist, assistente de permanência na faixa Lane Assist e Emergency Assist; assistente de mudança de faixa, banco do condutor com ajuste elétrico e função de memória, banco do passageiro com ajuste de altura; bancos de 7 lugares com encosto do banco traseiro dividido e rebatível com descansa braço central (2º fileira); bancos dianteiros aquecíveis, bancos dianteiros com climatização ativa, bancos parcialmente em couro R-Line, carregamento de celular por indução, comando automático do Farol, com farol de rodagem diurna em LED e função “Coming/ Leaving home”; controles de tração e estabilidade, câmera de ré, espelhos retrovisores externos rebatível , eletricamente regulável, aquecíveis, com função memória e ilum. Periférica; faixa iluminada entre os faróis, farol de conversão e de intempérie, faróis LED Matrix (IQ.LIGHT) com fárois LED de rodagem diurna e indicadores de direção dinâmico; sistema Isofix para fixar cadeiras infantis,  fárois LED Matrix (IQ.LIGHT), controle de descida, iluminação ambiente de 30 cores, itens de assistência ao motorista, itens de série R-Line, luz de neblina traseira, luz interna na área dos pés na frente, painel de instrumentos digital de 10,25″, assistente de estacionamento, porta-luvas com possibilidade de refrigeração, reconhecimento de pedestres, regulagem dinâmica do farol alto (Dynamic Light Assist), revestimento dos bancos parcialmente em couro perfurado com logotipo “R-Line” na frente, sensor  de chuva, sistema “Start & Stop”, sistema de Navegação, controle da pressão dos pneus, sistema de reconhecimento de cansaço e de distração, sistema de som touchscreen “Discover media” tela 8″, rádio, bluetooth e comando de voz; sistema proativo de proteção de passageiros em combinação com “Front Assist” e “Side Assist”, tapetes de tecido dianteiros e traseiros, tomada 12v no console central e atrás no compartimento de bagagem e volante multifuncional touch em couro com logo R-line, aquecíveis com “shift paddles”.

Preços – R$ 284.590,00. Com teto solar panorâmico (R$ 10.200,00), sobe para R$ 294.790,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.