Andamos na versão de entrada do hatch que tem a difícil missão de substituir um dos maiores sucessos de venda da marca: o Gol. Para ter um preço atraente, a opção tem uma lista bem enxuta de equipamentos, com destaques para os controles eletrônicos de tração e estabilidade, quatro airbags e assistente de partida em rampa. Outros atrativos são o amplo espaço interno, acomodando com conforto quatro adultos e uma criança e com um porta-malas de boa capacidade; e uma estrutura que recebeu boas notas nos testes de colisão. Embora seja aspirado, o motor 1.0 dá conta do recado, principalmente pela eficiência do câmbio manual bem ajustado, com boas relações de marcha e engates fáceis. A suspensão também está bem calibrada, conseguindo equilibrar conforto e estabilidade. Por outro lado, faltam simples itens, como regulagem da coluna de direção e comando elétrico para os vidros traseiros.
De frente, destaque para as duas grades em colmeia, sendo que a de cima “une” os dois faróis que têm lâmpadas halógenas, em vez de luzes de LED, e lentes escurecidas. A maior altura em relação do solo dessa versão evita que a frente raspe com mais facilidade.
Lateral
De perfil, chamam a atenção o visual monocromático na cor preta, presente nas calotas que imitam rodas de liga (de 15 polegadas, com pneus 185/65 R15), nas molduras dos vidros, nas capas dos retrovisores e nas molduras dos vidros.
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Na traseira, as lanternas com desenho bem estilizado e lentes escurecidas e o símbolo da VW com o miolo na cor preta dão um toque de esportividade. Também se sobressaem o nome da versão na tampa do porta-malas e para-choque com inserto na cor cinza.
Acabamento
Embora com a presença de alguns plásticos duros, o acabamento interno é de boa qualidade e passa uma boa impressão. O tecido de revestimento dos bancos é de bom gosto e compatível com o nosso clima tropical.
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Um dos pontos positivos do Polo é o seu amplo espaço interno, que acomoda com conforto quatro adultos e uma criança (no meio do banco de trás), com um bom espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro.
Espaço
O espaço do porta-malas (de 300 litros) também é digno de elogio, pois acomoda bem uma bagagem de uma viagem longa de férias. Falta apenas que o encosto do banco traseiro seja rebatível em 1/3 e 2/3 para o transporte misto de passageiro e carga.
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Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta apenas com a regulagem de altura do seu banco – ainda bem que o ajuste é milimétrico -, pois a coluna de direção não tem ajustes nem de altura e nem de distância.
Instrumentos
Misturando mostradores analógicos (velocímetro e conta-giros de bom tamanho, que facilitam a visualização) com digitais, na tela central do computador de bordo, o quadro de instrumentos é bem completo.
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De base achatada, o volante multifuncional (que é opcional) tem boa pega e abriga comandos do sistema de áudio e do computador de bordo. O sistema multimídia não está disponível nem como opcional.
Como se trata de uma versão básica, a lista de equipamentos é bem acanhada, com destaque para os airbags laterais (os frontais são brigatórios) e os controles de tração e estabilidade. O opcional do rádio inclui, além do volante multifuncional, entrada USB.
Manobras
Para sair de vagas apertadas, o motorista conta apenas com a boa calibragem da direção elétrica (bem macia nas manobras) e com o assistente de partida em rampa, que ajuda na hora de manobrar em vagas em subida.
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O motor 1.0 aspirado, que gera 84cv quando alimentado com etanol, dá conta do recado, conseguindo um desempenho razoável para um modelo de entrada, tanto nas acelerações e retomadas de velocidade quanto no nível de consumo.
Consumo
Rodando com apenas etanol no tanque, dois adultos e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,5km/l na cidade com trânsito bem congestionado, e de 10,8km/l na estrada.
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Com engates macios e precisos, um bom curso da alavanca de marchas e uma relação de marchas bem escalonada, que aproveita bem a força do motor, o câmbio manual de cinco velocidades ajuda bem no bom desempenho.
O conjunto de suspensão (McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira) está bem calibrado e consegue filtrar com certa eficiência as irregularidades do piso e segurar bem a carroceira naquelas curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, Flex, que gera potências de 77cv (gasolina) e de 84cv (etanol) a 6.450rpm e torques de 9,6kgfm (gasolina) e de 10,3kgfm (etanol) a 4.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção – Assistência eletromecânica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,07m; largura, 1,75m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,56m
Altura livre do solo – 16,6cm
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de aço de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/65 R15
Porta-malas – 300 litros
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 395 quilos
Tanque – 52 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.054 quilos
Principais equipamentos – Quatro airbags, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste de altura, banco/encosto traseiro totalmente rebatível, cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com tensores dos cintos (elétricos) e ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, bloqueio do diferencial, direção elétrica, faróis halógenos, farol de rodagem diurna, assistente de partida em subida, iluminação interna, imobilizador eletrônico, preparação para rádio, revestimentos dos bancos em tecido e travamento elétrico e remoto das portas, porta malas e tampa de combustível.
Opcional – Kit Rádio Media Plus (quatro alto falantes, antena de teto, indicador multifunções, rádio Media Plus II, tomada USB tipo C e volante multifuncional), R$ 920,00.
Preços – R$ 81.370,00. Com pintura metálica (R$ 1.650,00) e Kit Rádio Media Plus II (R$ 920,00), sobe para R$ 83.940,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)
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