Além do visual esportivo externo e interno, que inclui faróis com máscara negra e lanternas escurecidas em full Led, rodas de liga de 18 polegadas com desenho bem vazado, dupla ponteira de escape cromada, bancos dianteiros e pedaleira, a versão GTS do Polo tem motor 1.4 turbo que proporciona um rendimento a altura, acelerando de 0 a 100km/h em 8,4 segundos e alcançando a máxima de 207km/h. Mas, por outro lado, a calibragem da suspensão e o perfil baixo dos pneus sacrificam um pouco o conforto e o consumo é um pouco elevado, tanto na cidade como na estrada.
Outros itens internos destacam o espírito esportivo da versão GTS, como os detalhes em vermelho nas saídas de ar, tapetes, volante e bancos; a cor escura presente no teto, bancos, painéis de porta e painel e o volante de base achatada.
Água gelada
Por dentro, também são destaques o painel digital configurável, de boa visualização; o eficiente ar-condicionado digital e o porta-luvas refrigerado, que possibilita manter uma bebida numa temperatura mais baixa.
Leia mais: Guia prático da Fórmula 1
O acabamento interno é de boa qualidade. Também merecem elogios o multimídia Discover Media, que é bem completo e fácilde operar; e o sistema de som Beats, que possibilita curtir a música favorita em alto e bom tom.
Leia mais: Teste do Honda WR-V ELX 1.5
Com as regulagens de altura e distância da coluna de direção e de altura do banco, fica fácil achar uma boa posição de dirigir. O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e a capacidade do porta-malas (de 300 litros) é bem razoável.
Vagas apertadas
A calibragem da direção, os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e a câmera de ré ajudam bastante o motorista a sair daquelas vagas mais apertadas.
Leia mais: Motores turbo da Stellantis
O sistema que possibilita escolher um modo de direção entre quatro possíveis (normal, ecológico, esportivo ou individual) é interessante, pois muda o comportamento dinâmico do Polo GTS. O modo esportivo muda até o barulho do motor.
Leia mais: Corolla também é Cross
Segurança
O pacote de segurança inclui airbags laterais, monitoramento da pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, frenagem pós-colisão, detector de fadiga e sistema para fixar cadeiras infantis. O Polo tem nota máxima em testes de colisão.
Como já dissemos no início do teste, o motor 1.4 turbo “acorda cedo” e consegue entregar um desempenho esportivo nas acelerações e retomadas de velocidade, possibilitando ultrapassagens seguras.
Consumo
Por outro lado, o consumo é um pouco elevado, mesmo ao selecionar o modo de direção ecológico, que é o mais pão-duro entre os quatro; e tendo a ajuda do sistema start/stop, que desliga o motor durante as paradas.
Leia mais: Volvo XC40 Híbrido
O câmbio automático de seis velocidades trabalha de forma suave e em boa sintonia com o motor. Mas fica bem mais ágil quando se opta pelas trocas manuais usando as “borboletas” junto ao volante.
Leia mais: Nissan Kicks renovado
A calibragem mais “dura” da suspensão e os pneus de perfil baixo fazem com que as imperfeições do piso sejam mais sentidas pelos ocupantes. Por outro lado, como o Polo GTS é firme, estável, mesmo nas curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.395cm³ de cilindrada, turbo, flex, que gera potências de 150 cv (etanol) entre 4.500 e 6.000rpm e de 150 cv (gasolina) a 5.000rpm e torques de 25,5kgfm (etanol) entre 1.400 a 4.000rpm e de 25,5kgfm (gasolina) entre 1.400 a 3.800rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades
Direção – Assistência eletromecânica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, com eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,06m; largura, 1,75m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,56m
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas (opcionais), calçadas com pneus 205/45 R18
Porta-malas – 300 litros
Tanque – 52 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.230 quilos
Equipamentos de série – Bancos dianteiros esportivos com inscrição GTS, dupla ponteira de escape cromada, retrovisores externos com função de rebatimento, faróis, luzes e lanternas em full LED; para-choque esportivo, palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico, direção elétrica, assistente de partida em subida, acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, seleção do perfil de condução (Normal/Esporte/Eco/Individual), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle automático de velocidade, quatro airbags, ar-condicionado digital, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, comando de voz, controles de tração e estabilidade, câmera traseira, detector de fadiga, faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, indicador de pressão dos pneus, frenagem pós-colisão, quadro de instrumentos digital, pedaleiras esportivas, porta-luvas refrigerado, regulagem automática dos faróis, revestimento dos bancos parcialmente em couro sintético, rodas de liga de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sistema de infotainment “Discover Media” com CD-Player, App-connect e comando de voz; sistema de navegação, sistema start-stop e volante multifuncional.
Opcional – Rodas de liga de 18 polegadas.
Preços – R$ 114.890. Com as rodas de 18 polegadas, sobe para R$ 116.500.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh