Volkswagen lançou em São Paulo, quase de forma simultânea com a Alemanha, a nova geração do Polo, que chega com um visual mais moderno, três opções de motor (1.0 aspirado de três cilindros, que gera 75cv e 84cv; 1.6 MSI, que desenvolve 110cv e 117cv; e 1.0 turbo, que gera 116cv e 128cv), duas de câmbio (manual, de cinco velocidades; ou automático, de seis marchas) e quatro versões de acabamento, com preços que variam de R$ 49.990 a R$ 69.190.
O Novo Polo foi desenvolvido sobre a plataforma MQB, que, além do Polo, vai dar origem inicialmente a quatro modelos modelos completamente novos, que serão comercializados no mercado latino-americano nos próximos anos. O modelo começa a ser vendido em novembro com três opções de motores e duas de câmbio. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI.
As linhas são praticamente as mesmas do modelo europeu, exceto pela frente, que foi desenhada para o mercado brasileiro. O novo Polo tem silhueta bem mais alongada, porque a distância entre-eixos, comprimento externo e largura cresceram, enquanto a altura continuou praticamente a mesma. Em relação ao modelo anterior, o Novo Polo ganhou em comprimento (167 mm) e entre-eixos (100 mm) e largura (100 mm) e ficou 21 mm mais baixo.
A linha de teto ficou mais longa. Na traseira, ela se une a um defletor no teto. Uma linha fina na lateral da carroceria corre paralela à linha do teto. Ela rebaixa visualmente o centro de gravidade do Novo Polo. Os detalhes que caracterizam o modelo incluem uma longa linha de janelas laterais. A coluna “C”, em particular, que agora alcança mais à frente, torna o estilo do carro mais dinâmico nessa área.
Por dentro, o destaque é a segunda geração do Active Info Display, o quadro de instrumentos digital no qual as informações são implementadas via software. As informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de bom tamanho (10,25 polegadas), do tamanho de um tablet. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.
No pacote tecnológico, que engloba itens de série e opcionais, dependendo da versão, destacam-se os controles de tração e estabilidade, com bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), limpeza automática dos discos de freio em situações de chuva, (para secá-los e melhorar a frenagem em pista moihada), monitoramento da pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão (aciona automaticamente os freios quando o veículo se envolve numa batida, para evitar uma outra colisão) e detector de fadiga (analisa a forma de dirigir do motorista em caso de desvio de comportamento, emite um alerta).
Novo sistema multimídia Discover Media
Quanto a conectividade, há três sistemas de infotainment, entre eles o Discover Media, com tela de 8 polegadas e três entradas USB, entre outros itens. Todas as versões do Novo Polo trazem de série o prático suporte para celular sobre o painel, com entrada USB para carregamento.
O pacote de segurança é digno de elogio e obteve notas máximas no teste de colisão do LatinNCAP, tanto na proteção para adultos como para crianças: mais de 50% da estrutura da carroceria é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente; todas as versões têm quatro airbags (frontais e laterais) e sistemas Isofix e top-tether para fixar cadeiras infantis.
São sete opções de cores: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado (sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio (metálicas). Quanto aos equipamentos, todas as versões vêm de série com direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, faróis de dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto. Confira a lista de equipamentos e os preços de cada versão, sem os opcionais:
Novo Active Info Display
Equipamentos e preços
Polo 1.0 – R$ 49.990
De série – Direção elétrica, ar-condicionado, alerta de frenagem de emergência, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, dois airbags laterais para ocupantes dos bancos dianteiros, chave do tipo canivete, computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, vidros dianteiros e traseiros com comando elétrico e travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível.
Opcionais – Sistema de som com tela touchscreen e App-connect, volante multifuncional, controle eletrônicos de tração e estabilidade e rodas de liga de 15 polegadas.
Polo 1.6 – R4 54.990
De série – Direção elétrica, ar-condicionado, alerta de frenagem de emergência, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, dois airbags laterais para ocupantes dos bancos dianteiros, chave do tipo canivete com controle remoto, computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, vidros dianteiros e traseiros com comando elétrico, sistema infotainment “Media Plus” com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e AUX-IN; e travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível.
Opcionais – Sistema de som com tela touchscreen e App-connect, volante multifuncional, controle eletrônicos de tração e estabilidade e rodas de liga de 15 polegadas.
Polo Comfortline 200 TSI – R$ 65.190
De série – Direção elétrica, ar-condicionado, assistência de partida em subida, sensores de estaconamento traseiro, coluna de direção com ajuste de altura e distância, alerta de frenagem de emergência, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, controles eletrônicos de estabilidade e tração, dois airbags laterais para ocupantes dos bancos dianteiros, chave do tipo canivete com controle remoto, computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, rodas de liga de 15 polegadas vidros dianteiros e traseiros com comando elétrico, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, sistema de som “Composition Touch” com App-Connect e volante multifuncional.
Opcionais – Acesso ao veículo sem uso de chave e botão para partida no motor, controle automático de velocidade, farol com ajuste automático de intensidade e função corning/leaving home, sensores de chuva e crepuscular, volante com shift paddles, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital, câmera traseira, porta-luvas refrigerado, Multicollision Brake, rede no porta-malas e rodas de liga de 16 polegadas.
Fichas técnicas
Polo 1.0 MPI
Motor – Dianteiro, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12V, que gera potências de 75cv (gasolina) a 6.250rpm e de 84cv (etanol) a 6.350rpm e torques de 9,7kgfm (gasolina) e 10,4kgfm (etanol), ambos a 3.000rpm
Câmbio – Manual, de cinco velocidades
Suspensão – Dianteiro, do tipo McPherson; e traseira, eixo independente com braços longitudinais
Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletromecânica
Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas e pneus – Rodas de 15 poelagadas, calçadas com pneus 185/65 R15
Dimensões – Comprimento, 4,05m; largura, 1,75m; altura, 1,46cm; e entre-eixos, 2,56m
Porta-malas – 300 litros
Tanque – 52 litros
Peso – 1.058 quilos
Desempenho – Aceleração 0 a 100km/h, 13,3s (G) e 13,0s (E); e velocidade máxima, 166km/h (G) e 170km/h (E)
Polo 1.6, manual
Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16V, que gera potências de 110cv (gasolina) e de 117cv (etanol) ambas a 5.750rpm e torques de 15,8kgfm (gasolina) e 16,5kgfm (etanol), ambos a 4.000rpm
Câmbio – Manual, de cinco velocidades
Suspensão – Dianteiro, do tipo McPherson; e traseira, eixo independente com braços longitudinais
Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletromecânica
Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas e pneus – Rodas de 15 poelagadas, calçadas com pneus 185/65 R15
Dimensões – Comprimento, 4,05m; largura, 1,75m; altura, 1,46cm; e entre-eixos, 2,56m
Porta-malas – 300 litros
Tanque – 52 litros
Peso – 1.063 quilos
Desempenho – Aceleração 0 a 100km/h, 9,9s (G) e 9,6s (E); e velocidade máxima, 189km/h (G) e 193km/h (E)
Polo 1.0 TSI, automático
Motor – Dianteiro, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12V, que gera potências de 116cv (gasolina) e de 128cv (etanol) ambas a 5.500rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina e etanol), ambos entre 2.000 e 3.500rpm
Câmbio – Automático, de seis velocidades
Suspensão – Dianteiro, do tipo McPherson; e traseira, eixo independente com braços longitudinais
Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletromecânica
Freios – Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira
Rodas e pneus – Rodas de 15 poelagadas, calçadas com pneus 185/65 R15; rodas de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16; ou rodas de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/50 R17
Dimensões – Comprimento, 4,05m; largura, 1,75m; altura, 1,46cm; e entre-eixos, 2,56m
Porta-malas – 300 litros
Tanque – 52 litros
Peso – 1.147 quilos
Desempenho – Aceleração 0 a 100km/h, 10,1s (G) e 9,6s (E); e velocidade máxima, 187km/h (G) e 192km/h (E)
Texto: Eduardo Aquino (*)
Fotos: Volkswagen/Divulgação
(*) Jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh