Vuc da Jac

Na China, a Jac Motors tem tradição em produzir e vender caminhões, inclusive é o principal fornecedor deste tipo de veículo para o exército chinês. Aqui no Brasil, trata-se de uma nova oportunidade de entrar no segmento dos modelos VUC, sigla de Veículo Urbano de Carga, ou seja, aqueles ágeis e pequenos ideais para transporte de pequenas cargas nas cidades. E o produto escolhido chama-se V260, que já está sendo vendido no País nas mais de 40 concessionárias do Grupo SHC, representante e sócio da marca chinesa no Brasil.

Jac V260 - Alta-11

Com expectativa comercial de 70 unidades por mês, o V260 vai concorrer sobretudo com o Hyundai HR e o Kia Bongo, ambos coreanos, que têm preços similares, embora o chinês custe menos: R$ 70 mil contra R$ 73 mil dos adversários.

O vice-presidente do Grupo SHC, Nicolas Habib, observou nesta terça (5/12), durante apresentação do modelo em Belo Horizonte, que o produto da Jac tem outros diferenciais favoráveis, além do preço.

Um deles é o torque de 260 Nm a 1.800 rpm. “No V260, esta característica é 15% maior, portanto, ele é muito mais forte para romper ladeiras, por exemplo. Neste segmento, este tipo de atributo é uma vantagem competitiva importante”, explicou o executivo.

Jac V260 - Alta-22

Em termos de potência, o modelo chinês vem com motor Yunnei que gera 103 cv contra 130 cv dos veículos coreanos. Mas, segundo Habib, este dado importa menos. “O nosso caminhão menos potente é cerca de 7% mais econômico”, defendeu.

Um outro benefício do caminhão do segmento VUC apontado pelo executivo é o fato de o motorista não precisar de ter Carteira de Habilitação especial, em função do PBT (Peso Bruto Toral) de 3,2 toneladas. A CNH categoria B basta.
O V260 também é o único da categoria com ar-condicionado de série, outro ponto a favor apontado por Habib. “Isso garante maior conforto ao motorista e eventuais ajudantes”, acredita.

Jac V260 - Alta-17

O VUC da Jac tem 1.510 quilos de carga útil, distância entre-eixos de 2,47 metros e diversos tipos de aplicações urbanas, com destaque para as carrocerias de metal, madeira ou baú, como refrigerador, basculante plataforma ou “Cabritinha”. Os fornecedores para os equipamentos acessórios são homologados pela empresa.

Jac - Detalhes

Segundo a empresa, as longarinas que compõem o chassis do caminhãozinho são reforçadas, com perfil retangular de 100 mm de altura por 50 mm de largura. A chapa tem espessura de 4,5 mm. Por dentro, o modelo possui alarme, vidros e trava com acionamento elétricos, rádio MP3 com entrada USB, além de direção hidráulica, coluna de direção regulável na altura, airbag duplo, cintos de segurança com pré-tensionadores, travamento automático das portas a 15 km/h, regulagem de altura do facho dos faróis e porta-copos. Os freios são do tipo ABS.

Com três anos da garantia ou 100 mil quilômetros, o V260 vem equipado com a Connect Front Camera, alojada no retrovisor central, e que grava num cartão de memória todas as imagens à frente do caminhão.

COMPACTO E PICK-UP NA ROTA

O ano de 2018 vem aí e a Jac Motors tem planos interessantes para o segmento de automóveis. Este ano, o destaque foi o utilitário esportivo T40, mas uma renovação da linha está prevista.

Habib revelou que o T20, um modelo compacto, com preço abaixo dos R$ 44 mil, deve ser importado ao País. O objetivo é ter produto para concorrer na faixa dos mais baratos, como o Renault Kwid.

Outra expectativa da Jac é trazer uma pick-up, provavelmente uma versão atualizada da T6 Pick-up, já vendida na China. De acordo com o executivo do Grupo SHC, o modelo, equipado com motor diesel, terá a robustez de uma Chevrolet S10, porém o design mais esportivo se assemelha ao da Fiat Toro. Contudo, o preço deve ser competitivo ou algo abaixo dos R$ 100 mil. “Será a pick-up a diesel mais barata do mercado nacional”, prevê Habib.

Fotos: Jac Motors/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires

Nicolas Habib e os prováveis modelos a serem vendidos pela Jac no Brasil: a T6 Pick-up e o compacto T20
Nicolas Habib e os prováveis modelos a serem vendidos pela Jac no Brasil: a T6 Pick-up e o compacto T20

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsb

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.