Andamos na versão totalmente elétrica do XC40, que tem como um dos principais atrativos a performance de um superesportivo, acelerando de 0 a 100km/h em menos de 5 segundos, embora tenha a velocidade máxima limitada em 180km/h. Além da pegada esportiva, o modelo elétrico também conta com um acabamento interno refinado, uma suspensão que possibilita abusar nas curvas mais fechadas e um pacote de equipamentos de segurança e conforto bem completo, incluindo sete airbags, sistema que identifica pedestres, ciclistas e animais e aciona os freios e interfere no volante caso a colisão seja iminente, alerta de tráfego cruzado, controle automático de velocidade adaptativo e câmera 360°.
O design da versão Recharge é um pouco diferente das outras versões, principalmente na frente, onde a grade é fechada, já que um modelo elétrico não precisa de tanto fluxo de ar para resfriamento quanto os carros com motor a combustão interna.
Preto brilhante
De perfil, o que se destacam são o rack de teto e as capas dos retrovisores na cor preto brilhante, o recorte da linha de cintura na parte traseira, a inscrição “Recharge” na coluna C e as rodas de liga de 20 polegadas com cinco raios duplos.
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Na traseira, as linhas da carroceria são mais simples. Sobressaem-se as lanternas com desenho em “L” característico da marca, o para-choque pintado na cor preta, que abriga as luzes de neblina; e o defletor de ar no teto.
Microtech
Ao entrar no XC40 Recharge, o refinado acabamento salta aos olhos, com materiais de boa qualidade e de toque macio, bancos revestidos com microtech (material sintético) e um design de personalidade, com saídas de ar de desenho vertical.
Além do acabamento, a iluminação interna é um capítulo à parte com as luzes de cortesia integradas, as soleiras iluminadas, as luzes ambientes multicoloridas, as guias de luz da decoração do painel e a iluminação dos compartimentos das portas e porta-copos.
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Os bancos dianteiros têm regulagens elétricas, sendo que o do motorista têm a função memória. Ou seja, quando o condutor destranca o carro com o controle remoto, o banco e os espelhos retrovisores são regulados de acordo com o seu ajuste pessoal.
Comando vocal
O volante tem boa pega e agrupa alguns comandos. Na verdade, o XC Recharge é um carro com poucos botões de comando e o motorista tem que usar a tela sensível do multimídia de nove polegadas ou o comando vocal disponível para várias funções.
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O pacote de segurança é bem completo e inclui itens como sete airbags, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa, mitigação de pista oposta e alerta de tráfego cruzado.
Além desses equipamentos, o SUV elétrico da Volvo conta um sistema, chamado City Sense, com sensores capazes de identificar pedestres, ciclistas e animais e acionar os freios e interferir no volante caso a colisão seja iminente.
Mimos
Para mimar o motorista, o XC40 Recharge oferece abertura/fechamento elétrico da tampa do porta-malas, controle automático de velocidade adaptativo, carregamento sem fio para smartphones e um áudio de altíssima qualidade da Harman Kardon.
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O XC40 Recharge conta com sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Por outro lado, não tem estepe, apenas um kit (compressor elétrico e fluido de vedação) para reparo do pneu, que não combina com o péssimo estado de algumas estradas brasileiras.
Conectividade
Em termos de conectividade, o modelo tem sistema multimídia com tela sensível de nove polegadas posicionada na vertical, de boa visualização, na qual é possível configurar o veículo e selecionar os diversos aplicativos e serviços Google oferecidos pela Volvo.
Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tela de 12,3 polegadas e pode ser configurada de acordo com as preferências do motorista, mostrando sempre informações importantes como a carga da bateria e a autonomia.
Autonomia
Por falar em autonomia, a Volvo divulga a autonomia de 430 quilômetros com carga total das baterias. Com o carregador vendido pela Volvo, o motorista consegue 80% da carga em 40 minutos. O multimídia mostra onde existem pontos de carregamento.
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A autonomia aumenta bastante quando se usa a função One Pedal, que torna a regeneração de energia para as baterias muito mais eficiente. Mas, no início, o motorista estranha quando tira o pé do acelerador e o carro praticamente para.
Esportivo
Por outro lado, o motorista se diverte bastante quando crava o pé no acelerador e percebe o vigor dos 408cv do XC40 Recharge para acelerar de 0 a 100km/h em menos de 5 segundos, como um esportivo, e realizar ultrapassagens com total segurança.
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A suspensão acompanha bem o ritmo esportivo, possibilitando muito equilíbrio e segurança nas curvas mais fechadas, embora não filtre tão bem as irregularidades do piso. Para manter uma boa autonomia, a velocidade máxima é limitada em 180km/h.
Para ajudar nas manobras em vagas apertadas, o motorista conta uma boa calibração de assistência elétrica do sistema de direção, com câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros; e câmera 360°.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dois motores elétricos, um em cada eixo, que somam a potência de 408cv e o torque de 67,34kgfm; alimentados por uma bateria de 78kWh
Transmissão – Automática de uma marcha e tração integral
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo multlink
Dimensões – Comprimento, 4,42m; largura, 1,86m; altura, 1,64m; e entre-eixos, 2,70m
Altura do solo – 17,6cm
Ângulo de ataque – 20°
Ângulo de saída – 26,6°
Vão central – 16,2°
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 20 polegadas, calçadas com pneus 255/45 R20 na frente e com pneus 255/40 R20 atrás
Carga útil (ocupantes + bagagem) – 466 quilos
Porta-malas – 414 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.118 quilos
Principais equipamentos de série – Rodas de liga de 20 polegadas, bancos revestidos em Microtech Carvão, interior Carvão e teto Carvão; banco do motorista com regulagens elétricas e memória, banco do passageiro da frente com regulagem elétrica, ar-condicionado de duas zonas e com CleanZone e sensor de umidade, grade dianteira na cor da carroceria, rack de teto na cor preto brilhante, retrovisores externos em preto brilhante, teto panorâmico, gancho dobrável para bolsas, acabamento do painel em alumínio Cutting Edge, console central em preto brilhante, pedais esportivos, soleiras de porta com inscrição Recharge, controle de descida, Shift-by-wire; sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista); sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, alarme, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, kit de reparo dos pneus, frenagem de emergência, espelhos retrovisores de escurecimento automático, farróis Full LED, faróis de neblina em LED, painel central de 9 polegadas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, sensor de chuva, monitoramento da pressão dos pneus, controle automático de velocidade adaptativo, câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros, alerta de mudança de faixa, mitigação de pista oposta, alerta de tráfego cruzado, carregamento sem fio para smartphones, serviços Google, Volvo Cars app, som premium Harman Kardon e subwoofer com ventilação a ar.
Preço – R$ 409.950,00.
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