Símbolo dos Jogos Olímpicos, crossover da Nissan começa a ser comercializado a partir de 5 de agosto em toda rede de concessionárias em uma única versão a R$ 89.990,00; modelo tem design desenvolvido por japoneses, americanos e brasileiros e promete muitas funcionalidades para o motorista e conforto para os passageiros.
Em tempos de Olimpíadas no Brasil, nada melhor do que novos adversários. E, desta vez, a disputa se acirrou no segmento dos crossovers e utilitários esportivos com o lançamento, nesta semana, do Nissan Kicks. Ele já estava sendo badalado desde o início do primeiro semestre como carro oficial dos Jogos do Rio, acompanhando a tocha olímpica pelo Brasil. E, finalmente, voilá!
O Kicks, primeiro na versão SL (a topo de linha), chega às concessionárias nacionais exatamente no dia 5 de agosto, quando começam as Olimpíadas, ao preço de R$ 89.990,00. Depois do Brasil, o modelo será vendido em outros 80 países – a Nissan não especificou quando.
Por este valor, o consumidor leva um modelo até completinho. Ele vem com sensor de estacionamento; controles eletrônicos de tração e estabilidade; travamento central automático das portas e do porta-malas; sistema Isofix para prender as cadeirinhas de crianças; airbags frontais, laterais e de cortina; retrovisores elétricos; sistema eletrônico de ignição; ar-condicionado automático digital etc.
Além disso, há garantia de três anos (sem limite de quilometragem) e um plano especial de manutenção, com preços de revisão fixos a partir de R$ 419,00 e peças de reposição com tabela competitiva em relação ao mercado alternativo.
Embora seja produzido em Resende (RJ), o crossover da Nissan teve seu design externo desenvolvido numa ação conjunta entre especialistas do Japão, Estados Unidos e Brasil.
Teto de cupê
A grade do tipo “V-Motion” é destaque da frente do Nissan Kicks, que tem faróis em formato arqueado, que se estendem para trás sobre os para-lamas dianteiros. Seu teto é no mesmo estilo dos carros cupês, se alongando até os vidros. Chamam a atenção também os grandes para-lamas e as rodas de liga leve aro 17.
Para enfrentar os obstáculos nossos de cada dia (quebra-molas, pisos esburacados e poças enormes em época de chuva), o Kicks possui uma distância mínima do solo de 200 mm e capacidade de transposição de trechos alagados de 450 mm.
Para facilitar as manobras, a Nissan equipou seu crossover com câmera 360 graus e o detector de objetos em movimento. São quatro câmeras integradas que exibem uma visão total do carro e ajuda a alertar o motorista sobre perigos no caminho. Ao detectar um objeto em movimento (um pedestre, por exemplo), o sistema emite um bipe.
Ainda em prol da segurança, há o controle dinâmico de chassis. Ele é composto pelo controle dinâmico em curvas (Active Trace Control), estabilizador ativo de carroceria (Active Ride Control) e controle dinâmico de freio motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e na estabilidade.
Um telão
Se por fora há muitos mimos, por dentro não é diferente. A começar pela tela colorida de sete polegadas, bem ao centro do painel, que abriga uma série de sistemas – de informação, entretenimento e conexão. Os ocupantes ainda podem visualizar o conta-giros, navegador, funções do computador de bordo, do sistema de áudio e até detalhes sobre economia de combustível.
Com uma “pega” esportiva, o volante do Kicks embute os controles do sistema de áudio e telefonia e dos displays de informação para o motorista. O conforto para os passageiros é garantido pela distância entre eixos de 2.610 mm e, para as bagagens, há generosos 432 litros de capacidade.
Entre os detalhes de funcionalidade do modelo estão o tampão do porta-malas dobrável, com uma abertura de 160 mm para que os ocupantes possam colocar ou retirar objetos do porta-malas a partir do banco traseiro.
Economia flex
Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o motor do Kicks é um 1.6 litro de 16 válvulas flex, que desenvolve 114 cv de potência e torque de 15,5 kgfm. Com ele, o modelo tem os seguintes dados de consumo: 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada (etanol) e 11,4 km/l e 13,7 km/l (gasolina).
Embora seja um crossover, possui tração dianteira e seu câmbio é automático, com sistema de trocas manuais de marcha, conforme o gosto do freguês.
Fotos: Nissan/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires
SERVIÇO:
O que: lançamento Nissan Kicks
Quando: 5 de agosto
Onde: rede de concessionárias
Preço: R$ R$ 89.990 (versão SL)
Outros detalhes: www.nissan.com.br
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )