Uno ainda mais divertido

Fiat apresenta versão 2017 de seu compacto mais famoso no Brasil, agora equipado com nova família de motores chamada Firefly e algumas pequenas mudanças estéticas principalmente na frente; preço e quantidade de conteúdos evitam concorrência interna com o Mobi.

O Uno ganhou novas grade e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve novas faixas para a Sporting
O Uno ganhou novas grade e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve novas faixas para a Sporting

Mudanças no visual, nova família de motores e novas tecnologias presentes no Uno 2017, apresentado nesta quinta (15/9) em Betim (GM), significam um novo posicionamento do modelo no mercado. Ele ficou mais equipado, ganhou itens de carros de segmentos superiores e se distanciou ainda mais em termos de preços e oferta de equipamentos do Mobi.
A empresa acredita que com este “up” os dois pequenos da marca italiana poderão conviver sem canibalismo. O Uno, em sua versão de entrada (Attractive 1.0 3 cilindros) foi anunciado com preço de R$ 41.840,00, contra cerca de R$ 32 mil do Mobi mais básico. Ou seja, agora cada um no seu quadrado.
Apesar das pequenas diferenças estéticas, o Uno 2017 traz como novidade maior os motores, da família global Firefly (vagalume, em inglês). O sugestivo nome tem ligação com as características dos propulsores. “O vagalume está em todo lugar, é surpreendente, ágil. É divertido e desperta a vontade de conhecer, pegar”, compara Carlos Eugênio Dutra, diretor de Brand da FCA, grupo da qual faz parte Fiat e Chrysler.

Modelo ganhou novas tecnologias que o deixaram mais atrativo, mas preço não é mais do velho e bom Uno, que ara o carro de entrada da Fiat
Modelo 2017 ficou mais atrativo, mas preço não é mais do velho e bom Uno, que era o carro de entrada da Fiat

Com esta associação ao luminoso inseto, a empresa pretende mostrar ao consumidor que o Uno e seu motor também são extremamente atrativos. Mas a jogada de marketing só será eficiente se o modelo realmente tiver este poder de persuasão. E pelos dados técnicos divulgados pela empresa, parece que os objetivos serão atendidos. Espera-se que o consumidor perceba as mudanças e compre a ideia.
A percepção deve começar pelo novo padrão de tecnologia, a eficiência energética, as mais baixas emissões de combustível e a maior durabilidade. No quesito economia, Cláudio Demaria, diretor de engenharia de produto já avisa: o Uno 2017 1.0 é 15% e o 1.3 é 16,7% mais econômicos que os irmãos 2016.
Para isso, segundo a Fiat, os motores 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros adotaram a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada, o que resultou em potência elevada, maior torque em baixas rotações de suas respectivas categorias e baixo consumo de combustível.
O sistema de combustão dos novos motores Flex permite maior eficiência tanto com etanol quanto com gasolina: o 1.0 alcança potência de 72 cv e torque de 10,4 kgf.m (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgf.m (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgf.m (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgf.m (etanol).
O Uno 2017 tem novas tecnologias interessantes para o segmento, como a direção elétrica com função City como item de série em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR , partida assistida (Tip Start), novos pneus superverdes.

Interior foi remodelado e recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos
Interior foi remodelado e recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos; rodas de liga leve têm novo design

Nesta sopa de letrinhas, o destaque vai para o Hill Holder. Ele ajuda o motorista nas arrancas em aclives, com aplicação, manutenção e liberação do freio durante a manobra, evitando que o carro desça acidentalmente. Este dispositivo equipava até então apenas os modelos Fiat Toro, 500 e Bravo T-Jet. (Para BH e suas ladeiras, nada mal, hein?)
Por fora as novidades existem, mas não são muitas. O Uno ganhou novas grade e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting. O interior foi remodelado recentemente, recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift para as versões Dualogic.

Versões e conteúdos

attractiveAttractive 1.0 Flex (R$ 41.840,00): ar condicionado, direção elétrica com função City, brake light + sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, função Lane  Change para auxiliar o comando de seta, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, welcome moving e display LCD de alta resolução equipado com computador de bordo A e B, volante multifuncional para comando das funções do computador de bordo.

 

 

wayWay 1.0 Flex (R$ 42.970): itens da versão anterior, mais barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais das portas com inscrição Way, lanternas traseira com acabamento fumê e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção. Way 1.3 Flex (R$ 47.640,00): soma aos itens de série da versão Way 1.0 sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA. Way 1.3 Flex Dualogic (R$ 51.990,00): câmbio Dualogic , Hill Holder, botões instalados no console central, paddle shift (borboletas atrás do volante para troca manual das marchas), ESC (controle de estabilidade eletrônica), TC (controle de tração) e ASR (sistema antitravamento das rodas em frenagem).

sportingSporting 1.3 Flex (R$ 49.340,00):  conteúdos da Way mais itens específicos da versão, como suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, rodas de liga leve 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade dianteira na cor preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faixa horizontal no painel e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor Vermelho Royal. Sporting 1.3 Flex Dualogic (R$ 53.690,00): adiciona o câmbio Dualogic controlado por botões instalados no console central, paddle shift e os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC, TC, ASR e Hill Holder.

Todas as versões do Uno 2017 trazem dois pacotes de opcionais diferentes: Kit Comfort (itens mais voltados para conforto) e Kit Tech (composto com vários conteúdos tecnológicos). A Fiat oferece 166 acessórios, com destaque para a câmera de ré com mostrador na central multimídia.

Fotos: FCA/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires (enviado especial a Betim)

*Atenção leitores: amanhã estará no ar o texto com as primeiras impressões do Uno 2017 feitas pelos editores do Acelera Aí!

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