Oshkosh 2018, de volta ao paraíso das mais incríveis maquinas voadoras
Como acontece há 48 anos consecutivos, a cidade de Oshkosh (de 66.500 habitantes), situada às margens do Lago Winnebago, no Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, recebeu, entre os dias 23 e 29 de julho deste ano, o EAA Air Venture, uma feira que atrai uma multidão de aficionados por aviação, invadindo a cidade por terra e ar (o aeroporto local, o Wittman Field, se torna nesse período o mais movimentado do mundo). Confira tudo que rolou neste impressionante evento, uma das maiores feiras de aviação do mundo.
É com o maior orgulho que eles ostentam os dizeres World’s Busiest Control Tower (Torre de Controle mais Movimentada do Mundo). Neste ano, foram 1.780 pousos e decolagens por dia.
Mas não é só de pousos e decolagens que é feito o EAA Air Venture, os números são impressionantes: 10.380 aviões presentes, 2.979 shows e apresentações acrobáticas, 1.500 Fóruns e Workshops, 601.000 visitantes, 2.714 visitantes estrangeiros de 83 países, 12.300 pessoas acampadas, 5.000 voluntários e 6.512 pessoas fizeram voos sobre a feira.
Seguramente, um dos principais motivos da paixão pela aviação é o cuidado com as gerações futuras. Existe um evento específico para kids e teens, o EAA KidVenture, no qual crianças começam a ter contato com a construção amadora. É muito comum ver nos inúmeros Workshops a participação massiva de adolescentes.
Por US$ 45, é possível fazer um voo panorâmico de 5 minutos sobre a feira em um histórico Bell 47
E, por US$ 85, é possível fazer uma viagem no tempo a bordo de um Ford Tri Motor de 1929 totalmente restaurado
Uma das atrações deste ano foi o acrobático YAK 110, construído por um grupo intitulado “Fat Tire Cowboys” (como gostam de ser chamados) a partir de dois YAK 55. Esse exótico avião é impulsionado por dois motores radiais Vedeneyev M14P russos de nove cilindros, quatro tempos, refrigerado a ar, produzindo 360 hp (268 kW) cada e um turbo jato General Eletric CJ 610 de 2.850 lbs de empuxo.
EAA Seaplane Base, uma visita imperdível, onde se pode fazer voos gratuitos em hidroaviões.
Uma das coisas que chama muito a atenção é a presença das Forças Armadas expondo o seu inventário, como esse gigante de transporte estratégico C-5M Super Galaxy, capaz de transportar uma carga útil de 129 toneladas.
O versátil F16.
O moderníssimo F22 Raptor.
Um dos mais lindos aviões que conheço: o bombardeiro estratégico B1 Lancer.
Os Warbirds estão sempre presentes, como esse lindo exemplar do North American B-25 Mitchell.
Boeing B-29 Superfortress
Boeing B-17 Flying Fortress
Vought F4U Corsair: um caça embarcado, muito manobrável, bem blindado, com um potente motor radial Pratt & WhitneyXR2800 Double Wasp, de 18 cilindros, que gera 2.400 hp. Bem armado com seis metralhadoras 0.50, o avião foi uma tormenta para os japoneses na Guerra do Pacifico.
O elegante Spitfire MK IX, um dos grandes responsáveis pela vitória britânica na “Batalha de Inglaterra”.
O venerado North American P 51D Mustang, o “Cadilac dos Ares”.
O Curtiss P-40 Warhawk teve um papel crucial com as forças aéreas aliadas em cinco grandes teatros da guerra: China, Mediterrâneo, Sudeste da Ásia, Sudoeste do Pacífico e na Europa Oriental. Ele aparece aqui nas cores dos Tigres Voadores, que foram os primeiros caças ocidentais a combater com sucesso os temíveis Zeros japoneses.
De Havilland DH 98 “Mosquito”: este fantástico e versátil avião foi construído em madeira compensada, tinha a destreza de uma caça monomotor e desempenhava funções de bombardeiro leve, caça bombardeiro e caça noturno.
O Stinson Reliant é um clássico de cinco lugares, com asa de gaivota e impulsionado por um motor de pistão radial Wright R-760-E23, de 320 hp (239 kW.
Produzido entre os anos de 1939 a 1944, o clássico Howard DGA-15 P é equipado com um motor radial de nove cilindros Pratt & Whitney R-985 (450 hp, 336 kW) e tem uma legião de fãs por todo o mundo.
O famoso DC 3, impecavelmente restaurado.
Este popular e adorado “senhor”, o Piper J3 Cub completou este ano 81 anos de vida. Ele é equipado com um motor Continental A-65-8, de 65 hp (48,5 kW). Devido à sua simplicidade, acessibilidade e popularidade, o avião é comparado ao sucesso do Ford Modelo T
São inúmeros os ultraleves em exibição, alguns com mais requintes que muitas aeronaves “de verdade”. O interessantíssimo Milholland Legal Eagle chama a atenção. Ele foi projetado por Leonard Milholland, em 1988, e destinado à construção amadora de baixo custo, pois utilizava partes de fácil aquisição no mercado (veja nas fotos seguintes). Esse modelo encontra-se disponível na forma de Kit’s ou Plantas.
O motor é um Half VW, refrigerado a ar e cortado pela metade, gerando 30 hp (22 KW). Este mostrado na foto originalmente nasceu no Brasil.
Rodas e freios de bike: mais simples, barato e fácil de achar, impossível.
Um dos 2.979 shows aéreos. Esse da foto foi o de despedida da carreira solo de um dos maiores acrobatas do mundo: Sean Tucker.
Tem acrobacia com maluco em cima da asa……
E até com um Beech B.
Congestionamento aéreo…
Apresentação noturna de balões.
E o maravilhoso show aéreo noturno (foto EAA).
Fotos e texto: Rodolfo Hauck, colaborador do Acelera Aí (*)
(*) Rodolfo Luiz Aquino Hauck tem 39 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews
Respostas de 54
Maravilhoso, resgatar a história e viver o presente. Lindas fotos e texto.
Muito obrigado pela audiência e comentário.
Gostei das fotos é da reportagem. Parabéns, Rodolfo!
Muito obrigado pela audiência e comentário.
Antonio, muito obrigado pela audiência e comentário.
Muito bom Rodolfo. Parabéns.
Excelente reportagem.
Itamar, Muito obrigado pela audiência e comentário.
Parabéns meu amigo!
Muito bom!
Humberto, Muito obrigado pela audiência e comentário.
Show de bola! Fotos fantásticas! Parabéns!
Bacana demais, show as fotos e reportagem, Parabéns! !!!
Asas para a liberdade!
Show demais, inspirador,
Parabéns Halck!!!
Boa rodolfo parabéns
Padrinho, deve ser indiscutível viver e estar presente diante das evoluções que se tiveram durante a história da aviação. E claro o show, as histórias contadas por pilotos que participaram de grandes guerras. Ainda um dia irei para prestigiar o evento. Abraços e parabéns pela matéria e fotos.
Excelente relato e ótimas imagens. Um cenário realmente imperdível para os entusiastas da tecnologia e das máquinas.
Fantástico Rodolfo, deve ser uma experiência magnífica participar de um evento deste, parabéns.
Um forte abraço.
Parabéns Rodolfo! Fotos maravilhosas e uma excelente viagem ao mundo dos aviões! Show!
Parabéns Pelas fotos Rodolfo.
Ficarão ótimas.
Abraços
Excelente trabalho. Fotos sensacionais. Parabéns, vc brilhou como sempre. Abraço
Ótima matéria, rica nos detalhes e aproxíma e nos leva em uma viagem a que pouco sabemos sobre esse tema.
Parabéns meu caro.
Matéria sensacional. É muito bom conhecer parte aviação que nos faz reviver a infância. Parabéns pela sua sensibilidade.
Excelente reportaje y muy buen material fotográfico, realmente queda uno con ganas de participar en una experiencia similar.
Belíssima materia.
Muitos detalhes e fotografias fascinante, fiquei com vontade de conhecer essa feira um dia.
Parabéns pelo trabalho.
Muito bom Rodolfo. A foto do hidroavião lá no Seaplane é uma “pintura”!
OSHKOSH vale cada centavo investido para estar lá.
Parabéns pelo trabalho que você está fazendo.
Bob MEDEIROS
Muito obrigado Bob, de fato Oshkosh vale cada centavo.
Bob agradeço muito seu comentário , de fato Oshkosh vale cada centavo.
Excelente matéria
Mostrou de forma carinhosa as fotos e os comentários da evolução da aviação, transmitindo todas as sensações da feira.
Parabéns Rodolfo
Muito interessante estas fotos e todo o material . Um abraço Rodolfo!
Parabéns Rodolfo, um cara da terra descobrindo o ar e revelando maravilhas. Belíssimas imagens. Vontade de estar presente nesse evento que parece maravilhoso. Grande abraço.
Ótimas cronologia, lindas as fotos, parabéns Rodolfo.
Parabéns Rodolfo, matéria de primeira qualidade. Como é importante contar histórias, nos faz viajar no tempo. Quanto as fotos, excepcionais!
Grande abraço,
Muito bonita as fotos e boa reportagem
Ótima matéria muito interessante!
Lindo trabalho, Rodolfo! Como sempre, vc esmera em qualidade e excelência. Parabéns meu amigo!
Trabalho maravilhoso, as fotos perfeitas nítidas e uma reportagem muito boa, parabéns pelo trabalho Rodolfo
Excelente reportagem!
Deu vou notarem de ir!
Parabéns ao repórter e ao pessoal do site!
Maravilhoso. Vendo as fotos e descrição do evento e dos aviões da vontade de ir pra lá curtir tudo isso na próxima edição!
Parabéns Rodolfo Excelente matéria ! Deu vontade de conhecer mais da história da aviação . Sucesso
Muito bacana Rodolfo. Resgatar as habilidades de construção do ser humano sempre nos impulsiona para melhorar os novos tempos.
Parabéns. Lindas fotos e otima matéria. Abraços.
Muito legal . Fotos de um expert na matéria. Abraços
Muito obrigado Boris, conto sempre com sua audiência e comentário. Abs
Parabéns Rodolfo pela reportagem e a matéria sobre o assunto e também as fotos ficarão muito boas .
Muito obrigado pela audiência e comentário.
Fotos maravilhosas, excelente matéria!!
Faz a gente mergulhar de cabeça nesse mundo da aviação.
Parabéns! Me leva na próxima … ??
Pode contar que sim e muito obrigado pela audiência e comentário.
Rodolfo,
Muito show a reportagem!!
Belas fotos! Curti os balões!!
Acho que vou me candidatar a um passeio qq dia desses!
Sucesso!!
Opa, será muito bem vinda e muito obrigado pela audiência e comentário.
Excelentes reportagens…Parabéns Rodolfo
Muito obrigado Robinson.
Muito boa a matéria, resgate de um passado importante.
Muito obrigado Eduardo.
Rodolfo
Parabéns pela matéria e excelentes
fotos.Quando publicar outras matérias não esqueça de enviar
Abraços
Sued
Excelente reportagem Rodolfo! Parabéns pelos registros e qualidade do trabalho. Vc brilhou… continue assim!