Um charmoso descapotável

Céu azul, vento no rosto, curvas engolidas como se fosse um kart e muita curtição. Assim foi nossa primeira impressão com o novo Mini Cabrio

 

Na traseira, destacam-se as novas lanternas em LED e a saída dupla do escape
Na traseira, destacam-se as novas lanternas em LED e a saída dupla do escape

 

A Mini promoveu na última sexta-feira o lançamento regional do novo Cabrio com um pequeno test drive para os jornalistas especializados. O dia não podia estar melhor para este tipo de veículo, com céu azul e poucas nuvens, ideal para baixar a capota do Mini e curtir o vento no rosto. O roteiro também foi bem adequado para confirmar a já consagrada pegada esportiva que o carrinho sempre teve, com muitas curvas fechadas. Cavalaria não faltou, já que o novo motor 2.0 Twin Power do Mini gera a respeitável tropa de 192cv; e nem facilidade para subir as marchas com o câmbio automático que permite trocas manuais rápidas de marchas junto ao volante.

 

No dia do test drive, céu sem nenhuma nuvem foi ideal para curtir o novo Mini Cabrio
No dia do test drive, céu sem nenhuma nuvem foi ideal para curtir o novo Mini Cabrio

 

Para quem não sabe, a palavra “descapotável” em português de Portugal quer dizer “conversível”, ou seja, aquele que pode rodar com ou sem capota. Para baixar ou subir a capota de tecido do Mini, o motorista leva apenas 18 segundos, pressionando um botão próximo ao retrovisor. Ambas as operações podem ser ativadas com o veículo em movimento, a velocidades de até 30 km/h. Há ainda a opção de abrir apenas a seção frontal, virando um teto solar bem panorâmico.

 

N frente, chama a atenção a ampla grade frontal, de formato hexagonal e moldura cromada; e os faróis com inéditas luzes de LED
Chamam a atenção a ampla grade de formato hexagonal e os faróis com inéditas luzes de LED

 

O novo Cabrio traz as mudanças de design já apresentadas nos hatchs (de 3 e 5 portas) e na Clubman (aquela charmosa peruinha): a ampla grade frontal, de formato hexagonal e moldura cromada; os faróis arredondados com inéditas luzes Full LED, as lanternas traseiras, que aumentaram de tamanho e, agora, “encostam” na tampa do porta-malas; e os cromados, que  também estão presentes nos contornos do conjunto óptico e no friso que percorre a borda do carro, na altura da linha do ombro.

 

O MINI Central Cluster, posicionado ao centro, inclui uma tela de LCD de 8,8 polegadas de alta definição
O MINI Central Cluster inclui uma tela de LCD de 8,8 polegadas de alta definição

 

A Mini optou por trazer ao Brasil apenas a versão Cooper S Cabrio, que tem preço sugerido de R$ 164.950. Ela é identificada por emblemas com a letra ‘S’, em vermelho, fixados na grade frontal, na tampa traseira, e nas pequenas molduras das luzes indicadoras de direção, situadas nas laterais, junto às caixas das rodas dianteiras; além das ponteiras de escapamento duplas, posicionadas no centro do para-choque traseiro. A versão tem 13 opções de cores externas, entre elas a inédita verde Caribbean Aqua (metálica), quatro opções de interior e duas opções de capota (sendo uma aquela que tem o símbolo da bandeira do Reino Unido).

 

As bonitas rodas de liga leve são calçadas com pneus de perfil baixo
As bonitas rodas de liga leve têm 17 polegadas e os pneus run flat são opcionais

 

O novo MINI Cabrio ficou 98mm mais longo (3,85m de comprimento), 44mm mais largo (1,72m de largura) e 1mm mais alto (1,41m de altura), enquanto a distância entre-eixos cresceu 28mm. Com isso, o espaço interno melhorou um pouco. Outra boa novidade é que os bancos da frente possuem agora mais ajustes, enquanto os passageiros traseiros se beneficiam de um acesso mais fácil, mais espaço para os joelhos (36 mm), uma superfície de assento maior e apoios laterais. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 160 litros e seu acesso às malas é facilitado com a função Easy-Load, que “abre mais a boca do porta-malas”.

 

O sistema elétrico de acionamento da capota leva 18 segundos para abri-la ou fechá-la
O sistema elétrico de acionamento da capota leva 18 segundos para abri-la ou fechá-la

 

Como nos outros Mini, o Cabrio tem acabamento sofisticado, painel horizontal, combinado com o MINI Central Cluster posicionado ao centro, que conta com o MINI Excitment (LED Ring) e com uma tela de LCD de 8,8 polegadas de alta definição; além do sistema de navegação MINI Professional com cartografia em 3D; e pelos interruptores salientes na parte inferior do console, entre eles o de partida do motor, na cor vermelha. Destaque também para o MINI Head-Up-Display, que exibe vários dados (velocidade, nível de combustível, entre outros) e o sofisticado sistema de som Hi Fi Harman/Kardon, com 12 alto-falantes e 410 watts de potência.

 

Interior tem acabamento sofisticado e os bancos têm muitas possibilidades de ajuste
Interior tem acabamento sofisticado e os bancos têm muitas possibilidades de ajuste

 

O motor é novo: 2.0 16V, a gasolina, sobrealimentado, com injeção direta de combustível, controle de comando de válvulas variável (duplo-Vanos) e sistema de variação do tempo de abertura das válvulas Valvetronic. O conjunto, que gera 192cv de potência (a 5.000rpm)e 28,5kgfm de torque (entre 1.250rpm e 4.600rpm), está acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, que permite trocas rápidas por meio de hastes (Paddle Shifts) posicionadas atrás do volante e conta com a função Launch Control, para otimizar aceleração e tração no momento da partida e um sistema de controle capaz de usar dados de navegação para ajudar o motorista a engatar as marchas no ponto ideal. Com isso, o novo Cabrio chega a 228km/h de máxima e gasta 7,1s para chegar a 100 km/h.

 

A partida no motor não necessita de chave e é feita por meio de uma tecla vermelha
A partida no motor não necessita de chave e é feita por meio de uma tecla vermelha

 

A lista de itens de segurança contempla quatro airbags (dois frontais e dois laterais), pontos de fixação para assentos infantis tipo ISOFIX, sistema de proteção em caso de capotamento, com atuadores conectados eletronicamente aos dispositivos de segurança do veículo e, pela primeira vez, de forma integrada. Assim que os sensores detectam um risco de o carro tombar, duas barras de proteção feitas de alumínio de alta resistência, posicionadas atrás dos bancos traseiros, se elevam instantaneamente para proteger a cabeça dos ocupantes.

 

Equipamentos

 

De série – Direção assistida Servotronic, controles dinâmicos de estabilidade e tração, controles de velocidade cruzeiro, suspensão adaptativa, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, e o MINI Driving Modes, em que é possível optar entre três modos de condução – Green (econômico), Sport (esportivo) e MID (balanceado) –, que alteram motor, câmbio e suspensão.

 

Opcionais – Capota MINI Yours Union Jack, faixas decorativas para capô nas cores preto ou branco, capas dos espelhos retrovisores externos em preto, branco ou na cor do veículo, bancos em couro Lounge Cinza Satellite ou Chester Maltg Browne Pacote Parking, que agrega sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e Parking Assist.

 

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Eduardo Aquino e Fábio Aro/Mini/Divulgação

 

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