Recentemente, a convite do Grupo Bamaq, participamos de uma avaliação rápida de três modelos movidos apenas a eletricidade da Mercedes: os SUV’s EQA e EQB, esse com capacidade para sete ocupantes; e o sofisticadíssimo sedã EQS AMG, com motor de 761cv de potência e 104kgfm de torque. Nesse breve contato, foi possível sentir toda a tecnologia, tanto no pacote de segurança quanto na lista de equipamentos de conforto; o acabamento refinado dos modelos da marca alemã, as incríveis acelerações de 0 a 100km/h (no caso do EQS, ela é feita abaixo dos quatro segundos, um verdadeiro torpedo), os sistemas de regeneração de energia, a autonomia e o comportamento das direções, suspensões e freios, já que são modelos com um peso maior em relação às versões com motores a combustão interna. Os preços são os seguintes: EQA 250, R$ 480.900,00; EQB 250, R$ 502.900,00; e EQS 53 AMG 4MATIC, R$ 1.453.900,00.
Desenvolvido sobre a plataforma do GLA pela divisão de veículos elétricos da montadora alemã, batizada de Mercedes-Benz EQ, o EQA 250 é o modelo movido somente a eletricidade mais acessível da marca da estrela de três pontas no Brasil.
Dimensões
Com uma boa distância entre eixos, de 2,72m (a mesma do GLA), e largura de 1,83m, o espaço interno acomoda quatro adultos e uma criança com conforto. O comprimento é de 4,47m e a altura é de 1,62m. Já o porta-malas (de 340 litros) é menos generoso.
As linhas externas do SUV misturam elegância e esportividade, com destaque para a grade dianteira fechada em black piano, as rodas de 19 polegadas com acabamento mais sóbrio e as lanternas traseiras “unidas” por uma faixa de LED.
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O modelo mantém o acabamento premium dos MB, com bancos, painéis de porta em couro e materiais nobres e teto na cor preta. Destaque também para as telas digitais do multimídia de 10,2 polegadas e do quadro de instrumentos, de 10 polegadas.
Equipamentos
Na lista de equipamentos, estão itens de condução semi-autônoma, controle de velocidade adaptativo, assistentes ativo de direção, frenagem e de ponto cego; controle de tráfego cruzado traseiro e assistente de aviso de desembarque.
No teste rápido, foi possível sentir todo o fôlego imediato do motor de 190cv de potência e de 39,2kgfm, proporcionando boas acelerações (0 a 100km/h em 8,6 segundos) e retomadas de velocidade para um carro que pesa mais de duas toneladas.
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O motorista pode escolher entre quatro modos de condução: Individual (pode personalizar direção, aceleração e tração), Sport (pé embaixo), Comfort (mais equilibrado) e Eco (desempenho é mais limitado, assim como a função do ar-condicionado).
Regeneração
Se o condutor estiver em uma situação na qual a carga da bateria está muito baixa, ele pode, em vez de acionar o modo “D” normal, que proporciona uma frenagem normal, pode acionar o “D-“, que possibilita uma regeneração de carga maior.
De acordo com a Mercedes-Benz, a autonomia do EQA é de 496 quilômetros com uma carga pelo padrão WLTP. Mas, mesmo numa tocada normal, a autonomia é um pouco menor e cai bem caso se abuse de acelerador e do ar-condicionado.
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Como em todo elétrico, o tempo de recarga da bateria vai depender do carregador. Segundo a montadora, em uma estação de carga rápida (de 112Kw), o motorista consegue 80% da carga em cerca de 30 minutos.
Mercedes EQB 250
Uma das principais qualidades do EQB é transportar sete pessoas, sendo ideal para uma família maior. O modelo mede 4,68m de comprimento; 1,83m de largura; 1,68m de altura e 2,82m de entre-eixos, suficientes para acomodar os sete ocupantes.
Por outro lado, o motorista tem que escolher entre levar cinco pessoas e ter um bom porta-malas (de 495 litros), ou transportar sete e ter a capacidade de carga reduzida para 130 litros. Rebatendo as duas fileiras de bancos, a capacidade chega a 1.710 litros.
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O visual é parecido com o do EQA, com destaques também para a grade inteiriça dianteira, o filete de LED na dianteira, as rodas de 19 polegadas com desenho elegante e para as lanternas traseiras interligadas com luzes de LED e vários detalhes cromados.
Acabamento
Por dentro, também são parecidos, incluindo o acabamento premium dos MB, com bancos, painéis de porta em couro e materiais nobres e teto na cor preta; e as telas digitais do multimídia de 10,2 polegadas e do quadro de instrumentos, de 10 polegadas.
O conjunto elétrico também é o mesmo do EQA, que desenvolve 190cv de potência e 39,26kgfm de torque. Mas como o EQB é um pouco mais pesado, as acelerações e retomadas também são um pouco diferentes. A autonomia é de 473 quilômetros (WLTP).
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A lista de equipamentos também é bem parecida, com muitos itens de condução semi-autônoma; assim como o sistema de regeneração, a recarga, os modos de condução e as opções de regeneração de carga da bateria.
Mercedes EQS 53 AMG 4MATIC
Para falar de um sedã tão especial como o Mercedes-Benz EQS 53 AMG 4MATIC precisaria de uma matéria bem mais profunda. Mas vamos nos limitar a experiência emocionante de guiar um carro com 761cv de potência, 104kgfm de torque e tração nas quatro rodas.
Dirigir o EQS em ruas e avenidas da cidade é como domar um cavalo de corrida, que fica louco para ir para a pista. Para se ter uma ideia do fôlego impressionante, ele acelera de 0 a 100km/h em pouco mais de três segundos e crava 250km/h de máxima (velocidade limitada eletronicamente).
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Quando você pisa fundo no acelerador, principalmente no modo Sport +, ele te prega no banco e não empina a frente, pois com a tração nas quatro e o torque dividido de forma bem inteligente, ele arranca de forma bem equilibrada.
Sound Experience
Caso o motorista sinta a falta do barulho do motor, ele pode acionar o sistema Sound Experience, que simula o ruído emitido por um V6. Destaque também para a eficiente suspensão pneumática inteligente e para a boa calibragem da direção.
Outro detalhe interessante do sedã EQS são as rodas traseiras direcionais, pois ajudam tanto na estabilidade quanto nas manobras em vagas apertadas, facilitando a operação para um carro que mede 5,22m de comprimento.
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Para falar da sofisticação do acabamento interno, também seria necessário um capítulo à parte. Destaque para o painel com três telas digitais para condutor e passageiro, o Head-Up display e bancos com massageadores.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)
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