Com mudanças estéticas externas, mais itens tecnológicos e nova opção de motor, o novo Chevrolet Tracker chegou ao Brasil neste mês de março a todas as concessionárias. Tomara que seja lembrado, daqui a alguns meses, pela sua qualidade e não pelo veículo que foi lançado justamente durante a propagação do Covid-19 pelo mundo.
O novo SUV compacto custa de R$ 82 mil a R$ 112 mil. Há uma versão mais barata, voltada para clientes PcD (pessoas com deficiência), que tem preço sugerido de R$ 56.977,00.
Veja todos os preços:
- Tracker 1.0 turbo PCD: R$ 56.877
- Tracker 1.0 turbo MT: R$ 82 mil
- Tracker LT 1.0 turbo: R$ 89.900
- Tracker 1.2 turbo AT: R$ 90.500
- Tracker LTZ 1.2 turbo AT: 99.900
- Tracker Premier 1.2 turbo AT: R$ 112 mil
Como todas as montadoras, a General Motors também está de olho no apetitoso segmento de utilitários esportivos compactos. Ele só perde para os hatchs no ranking dos mais vendidos do País.
Motor 1.2 turbo inédito
No novo Tracker, são duas opções de motorização turbo (1.0 e 1.2), duas opções de transmissão de seis marchas (manual e automática) e quatro opções de acabamento (versão de entrada, LT, LTZ e Premier).
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O motor 1.2 turbo é a principal novidade mecânica, já que a outra configuração (1.0 turbo com 16,8 kgfm de torque e 116 cv de potência) já equipa outros modelos da linha Chevrolet, como o Onix.
Este novo propulsor desenvolve 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, e está apenas as versões com transmissão automática.
Na configuração de entrada, com transmissão manual, o Novo Tracker mostrou rodar médias até 14,8 km/l (G) e 10,4 km/l (E) em perímetro rodoviário e até 13 km/l (G) e 9 km/l (E) em trechos urbanos.
Já o modelo automático possue médias de consumo de 13,7 km/l (G) 9,6 km/l (E) e 11,9 km/l (G) e 8,2 km/l (E), respectivamente. O Tracker 1.2, por sua vez, percorre, na estrada, médias de 13,5 km/l (G) e 9,4 km/l (E). Na cidade, os números passam para 11,2 km/l (G) e 7,7 km/l (E).
A GM informa a aceleração de 0 a 100 km/h de 10,9 segundos para o modelo 1.0, mas não revela os dados técnicos do Tracker 1.2 turbo.
Comprido e baixo
Por fora, o novo Tracker mudou bastante. Ele é 12 mm mais comprido e 15 mm mais largo, porém ficou um pouco mais baixo. Como já acontece com as proporções do irmão mais velho Equinox.
O porta-malas é 30% maior que a versão anterior e tem quase 400 litros de capacidade.
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A cor de lançamento é a Azul Power, uma tonalidade metálica. O SUV tem uma terceira janela na coluna C. Pouco mais embaixo, há uma linha ascendente que conecta faróis, maçanetas e lanternas.
Agora, toda base dos para-choques, das portas e dos para-lamas contam com uma moldura escura que acentua a distância do veículo em relação ao solo. No centro, a peça é trabalhada com elementos tipo 3D. Outro ponto marcante fica por conta do formato mais quadrado das caixas de roda.
O Novo Tracker vem equipado com rodas de alumínio de série. Na versão Premier elas são de 17 polegadas com superfície usinada, fundo cinza metálico e aros “flutuantes” cromados.
Os faróis são Full LED, com projetores para luz baixa e alta mais potentes, e luzes de condução diurna e um sistema de luz auxiliar lateral que amplia a área iluminada em manobras e curvas.
A luz de sinalização dianteira também é de LED, fica no para-choque e se diferencia pelo formato verticalizado.
Vincos no capô
O capô do novo Tracker tem vincos e a grade superior é mais estreita e acomoda a gravata dourada, enquanto a inferior é mais larga. Na versão Premier existem LEDs também nas lanternas traseiras, agora bipartidas.
A tampa traseira foi redesenhada e o suporte da placa deslocado para o para-choque. Ele acomoda ainda refletores, a luz de neblina e um extensor, que, como na parte dianteira e o rack de teto, vem pintado em cor diferenciada.
Interior mais amplo
Com entre-eixos 15 mm alongado, o SUV teve seu interior ampliado. A tela central de LCD de oito polegadas tipo pedestal abriga o multimídia My Link.
No quadro de instrumentos há outra tela colorida, que exibe nível de combustível e quais ocupante traseiros estão ou não com o cinto de segurança afivelados.
Ali fica também o visor do computador de bordo de até 14 funções, entre elas o indicador de distância do veículo à frente, o monitoramento da pressão dos pneus e o percentual da vida útil do óleo.
O volante conta ainda com uma série de teclas. No conjunto do lado esquerdo ficam os comandos do limitador de velocidade e do controlador de velocidade de cruzeiro. Já do lado direito estão os botões de atalho para o sistema multimídia e para o comando de voz.
Na parte da frente do console há porta-objetos com suporte para smartphones, que deixa o aparelho melhor encaixado para evitar ruídos de trepidação.
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O carregador wireless também fica apoiado sobre o console central, que se estende até os comandos do ar-condicionado, da tecla que permite a desativação do sistema Stop/Start, e os botões das travas das portas e do assistente de estacionamento.
Com seis aibags, o SUV da Chevrolet possui ainda controle eletrônico de estabilidade e assistente em partida em rampa de série em toda as versões.
Alerta de colisão
Uma novidade em termos de segurança é a opção do sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência para mitigar ou mesmo evitar acidentes.
Primeiro, o Novo Tracker tanta alertar o condutor por meio de um alarme sonoro e de um faixo luminoso que é refletido na base do para-brisas. Caso não haja qualquer reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios.
O pacote de segurança ainda oferece alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo e câmera de ré com linhas guias que projetam a movimentação do veículo conforma o ângulo de esterçamento do volante.
Wifi nativo
O Tracker é o segundo modelo da GM com “quarto nível de conectividade”. O componente que ressalta este patamar tecnológico é o Wi-Fi embarcado ou nativo, onde o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.
A antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos.
Este sistema de roteamento da Chevrolet é fruto de uma parceria com a operadora Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.
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