Tracker mais conectada

Com mudanças estéticas externas, mais itens tecnológicos e nova opção de motor, o novo Chevrolet Tracker chegou ao Brasil neste mês de março a todas as concessionárias. Tomara que seja lembrado, daqui a alguns meses, pela sua qualidade e não pelo veículo que foi lançado justamente durante a propagação do Covid-19 pelo mundo.

Novo Tracker ganhou em comprimento, mas ficou mais baixo (Foto: Fábio Gonzales)

O novo SUV compacto custa de R$ 82 mil a R$ 112 mil. Há uma versão mais barata, voltada para clientes PcD (pessoas com deficiência), que tem preço sugerido de R$ 56.977,00.

Veja todos os preços:

  • Tracker 1.0 turbo PCD: R$ 56.877
  • Tracker 1.0 turbo MT: R$ 82 mil
  • Tracker LT 1.0 turbo: R$ 89.900
  • Tracker 1.2 turbo AT: R$ 90.500
  • Tracker LTZ 1.2 turbo AT: 99.900
  • Tracker Premier 1.2 turbo AT: R$ 112 mil

Como todas as montadoras, a General Motors também está de olho no apetitoso segmento de utilitários esportivos compactos. Ele só perde para os hatchs no ranking dos mais vendidos do País.

Nova cor Azul Power é a tonalidade de lançamento (Foto: Fábio Gonzales)

Motor 1.2 turbo inédito

No novo Tracker, são duas opções de motorização turbo (1.0 e 1.2), duas opções de transmissão de seis marchas (manual e automática) e quatro opções de acabamento (versão de entrada, LT, LTZ e Premier).

Leia também: Duster renovado

O motor 1.2 turbo é a principal novidade mecânica, já que a outra configuração (1.0 turbo com 16,8 kgfm de torque e 116 cv de potência) já equipa outros modelos da linha Chevrolet, como o Onix.

Este novo propulsor desenvolve 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, e está apenas as versões com transmissão automática.

Na configuração de entrada, com transmissão manual, o Novo Tracker mostrou rodar médias até 14,8 km/l (G) e 10,4 km/l (E) em perímetro rodoviário e até 13 km/l (G) e 9 km/l (E) em trechos urbanos.

Já o modelo automático possue médias de consumo de 13,7 km/l (G) 9,6 km/l (E) e 11,9 km/l (G) e 8,2 km/l (E), respectivamente. O Tracker 1.2, por sua vez, percorre, na estrada, médias de 13,5 km/l (G) e 9,4 km/l (E). Na cidade, os números passam para 11,2 km/l (G) e 7,7 km/l (E).

A GM informa a aceleração de 0 a 100 km/h de 10,9 segundos para o modelo 1.0, mas não revela os dados técnicos do Tracker 1.2 turbo.

GM destaca economia, mas não divulga dados de desempenho do novo Tracker
(Foto: Fábio Gonzales)

Comprido e baixo

Por fora, o novo Tracker mudou bastante. Ele é 12 mm mais comprido e 15 mm mais largo, porém ficou um pouco mais baixo. Como já acontece com as proporções do irmão mais velho Equinox.

O porta-malas é 30% maior que a versão anterior e tem quase 400 litros de capacidade.

Leia também: A avaliação do novo Onix Plus Premier

A cor de lançamento é a Azul Power, uma tonalidade metálica. O SUV tem uma terceira janela na coluna C. Pouco mais embaixo, há uma linha ascendente que conecta faróis, maçanetas e lanternas.

Agora, toda base dos para-choques, das portas e dos para-lamas contam com uma moldura escura que acentua a distância do veículo em relação ao solo. No centro, a peça é trabalhada com elementos tipo 3D. Outro ponto marcante fica por conta do formato mais quadrado das caixas de roda.

O Novo Tracker vem equipado com rodas de alumínio de série. Na versão Premier elas são de 17 polegadas com superfície usinada, fundo cinza metálico e aros “flutuantes” cromados.

Os faróis são Full LED, com projetores para luz baixa e alta mais potentes, e luzes de condução diurna e um sistema de luz auxiliar lateral que amplia a área iluminada em manobras e curvas.

A luz de sinalização dianteira também é de LED, fica no para-choque e se diferencia pelo formato verticalizado.

Vincos no capô

O capô do novo Tracker tem vincos e a grade superior é mais estreita e acomoda a gravata dourada, enquanto a inferior é mais larga. Na versão Premier existem LEDs também nas lanternas traseiras, agora bipartidas.

A tampa traseira foi redesenhada e o suporte da placa deslocado para o para-choque. Ele acomoda ainda refletores, a luz de neblina e um extensor, que, como na parte dianteira e o rack de teto, vem pintado em cor diferenciada.

Interior mais amplo

Com entre-eixos 15 mm alongado, o SUV teve seu interior ampliado. A tela central de LCD de oito polegadas tipo pedestal abriga o multimídia My Link.

No quadro de instrumentos há outra tela colorida, que exibe nível de combustível e quais ocupante traseiros estão ou não com o cinto de segurança afivelados.

Ali fica também o visor do computador de bordo de até 14 funções, entre elas o indicador de distância do veículo à frente, o monitoramento da pressão dos pneus e o percentual da vida útil do óleo.

O volante conta ainda com uma série de teclas. No conjunto do lado esquerdo ficam os comandos do limitador de velocidade e do controlador de velocidade de cruzeiro. Já do lado direito estão os botões de atalho para o sistema multimídia e para o comando de voz.

Na parte da frente do console há porta-objetos com suporte para smartphones, que deixa o aparelho melhor encaixado para evitar ruídos de trepidação.

Leia também: Invasão elétrica ?

O carregador wireless também fica apoiado sobre o console central, que se estende até os comandos do ar-condicionado, da tecla que permite a desativação do sistema Stop/Start, e os botões das travas das portas e do assistente de estacionamento.

Com seis aibags, o SUV da Chevrolet possui ainda controle eletrônico de estabilidade e assistente em partida em rampa de série em toda as versões.

Porta-malas é 30% maior que o Tracker anterior (Foto: Fábio Gonzales)

Alerta de colisão

Uma novidade em termos de segurança é a opção do sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência para mitigar ou mesmo evitar acidentes.

Primeiro, o Novo Tracker tanta alertar o condutor por meio de um alarme sonoro e de um faixo luminoso que é refletido na base do para-brisas. Caso não haja qualquer reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios.

O pacote de segurança ainda oferece alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo e câmera de ré com linhas guias que projetam a movimentação do veículo conforma o ângulo de esterçamento do volante.

Wifi nativo

O Tracker é o segundo modelo da GM com “quarto nível de conectividade”. O componente que ressalta este patamar tecnológico é o Wi-Fi embarcado ou nativo, onde o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.

A antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos.

Este sistema de roteamento da Chevrolet é fruto de uma parceria com a operadora Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.