Nada como uma exposição exclusivamente voltada para o passado da indústria automobilística para celebrar 90 anos de vida. Foi o que fez a Volvo ao marcar presença no Techno Classica, considerado um dos maiores eventos do gênero do mundo que acontece até amanhã (9/4), na cidade alemã de Essen. Na exposição, a marca sueca escolheu a dedo modelos representativos de toda a sua história. E como ninguém é de ferro, aproveita para exibir o utilitário esportivo XC60, seu mais recente lançamento apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, e que está de malas prontas para o Brasil ainda neste ano.
Para a Tecno Clássica, a Volvo pinçou seis modelos: o PV654, de 1934; o PV444, de 1957; o P1800 S; o 145 Estate, de 1968; o 262 C; e o 850 R.
O mais antigo da coleção é o PV654 (foto principal da capa), representado por um modelo de 1934. Mas o carro foi fabricado primeiro em 1929, dois anos depois da então pequena empresa de carros sueca começar suas atividades. Com um design tradicional, capacidade para sete pessoas, era equipado com um “motorzão” 3.0 litros de seis cilindros em linha.
Outra espécime é “O pequeno Volvo”, como era conhecido o PV444, um carro popular da marca. Lançado em Estocolmo, em 1944, sua produção foi iniciada apenas três anos depois, justamente por causa da falta de matéria-prima gerada pela Guerra Mundial. O carro chegou a ser exportado para os Estados Unidos.
O P1800 S é considerado o modelo mais marcante da Volvo, pois ficou conhecido como “O Carro dos Santos”, por causa de programa de TV estrelado por Roger Moore – mais tarde um dos James Bond do cinema – na década de 1960.
Pertencente à série 140 lançada em 1967, o 145 Estate é uma perua (ou station wagon, como queiram) de cinco portas, cujos principais atributos são espaço interno, conforto, grande capacidade de carga, enfim, um carro para a família.
Dez anos depois, chegou o 262 C, resultado de um trabalho de cooperação entre a Volvo e o estúdio de design italiano Bertone. Montado na Itália, o cupê de quatro lugares de destacava pelas estampas personalizadas, interior em couro, carpetes espessos. O motor de V6 já tinha injeção de combustível e 140 cv de potência.
Completa a lista o 850 R, uma versão de alto desempenho do 850. Ele foi lançado em 1996 e vinha com motor 2.3 litros de cinco cilindros de 250 cv de potência e carroceria com cores chamativas, como o vermelho.
Além da Volvo, outros 1.250 expositores de 30 países participam da Techno Classica, que deve atrair, segundo os organizadores, mais de 200 mil visitantes.
Fotos: Volvo Cars/Divulgação
SERVIÇO:
O que: Techno Classica
Quando: 5 a 9 de Abril 2017
Onde: Messe Essen, em Essen, na Alemanha
Outras informações: www.siha.de
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)