Além do motor 1.3 flex, que desenvolve 107cv quando abastecida apenas com etanol, e e do câmbio automático do tipo CVT, que fazem uma dupla forte na redução do consumo, a versão topo de linha da picape compacta da Fiat tem atrativos como uma boa lista de equipamentos de série de conforto e segurança, que inclui airbags laterais, controles eletrônicos de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus, carregador do celular por indução e central multimídia com tela de sete polegadas, entre outros. Para fazer valer o apelo rural do visual, a versão Ranch tem altura elevada da suspensão, protetor de cárter e pneus de uso misto.
Na frente, destaque para a grade na cor preta, que tem uma barra comada na parte superior, abriga o símbolo da marca e “une” os faróis em LED; os faróis de neblina e a tomada de ar inferior com grade do tipo colmeia.
Santantonio estilizado
De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras, os “airbumps” nas portas, os estribos, o santantônio estilizado, as maçanetas na cor da carroceria e as rodas de 16 polegadas com desenho mais elegante.
Na traseira, vale citar as lanternas com moldura na cor escura e desenho claramente inspirado nas da picape Toro, tampa da caçamba com sistema de abertura fácil e o estribo antiderrapante que facilita o acesso à caçamba.
Leia mais: Jovens pedaladas
Por falar no compartimento de carga, a Ranch vem com protetor de caçamba, protetor do vidro traseiro, diversos ganchos para a amarração da carga, luz para iluminar o local, tampa com chave e capota marítima.
Capacidade de carga
Para quem tem interesse no transporte de carga, a Ranch pode transportar até 600 quilos, incluindo o peso dos ocupantes e do que está sendo levado na caçamba. Quanto à capacidade volumétrica, no compartimento de carga cabem 844 litros.
Em termos de espaço na cabine, quatro adultos, desde que não tenham estatura elevada, viajam com certo conforto, com relativo espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro, cujo encosto tem boa inclinação.
Leia mais: Renault Kwid Intense Biton
O acabamento interno não chega a ser destaque, mas deixa boa impressão com o revestimento em couro dos bancos nas cores preta e marrom (o mesmo acontece com o painel) e detalhes em preto brilhante na moldura dos controles do ar.
Conforto
Entre os equipamentos de conforto, vale citar o carregamento do celular por indução, central multimídia com tela de sete polegadas (Android Auto e Apple CarPlay) e duas entradas UBS. Por outro lado, o ar-condicionado poderia ser digital.
No pacote de segurança, destacam-se os airbags laterais, os controles de estabilidade e tração, o monitoramento da pressão dos pneus e o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis. Faltam itens que contemplem a assistência à direção.
Leia mais: Porsche Taycan 4 Cross Turismo
O motor 1.3 dá conta do recado quando se quer apenas uma performance familiar e econômica (o baixo nível de consumo é um dos destaques desse propulsor). Mas quando se coloca quatro ocupantes e bagagem, o fôlego cai bastante.
Automático CVT
O câmbio automático do tipo CVT simula sete marchas, sabe aproveitar bem a força do motor e tem papel fundamental para se obter os baixos níveis de consumo. No modo manual de trocas, a condução da picape se torna mais agradável.
A direção elétrica está bem calibrada para velocidades mais altas (com bom “peso”) e para as manobras (bem mais leve), nas quais o motorista conta com a ajuda dos sensores de estacionamento e da câmera de ré.
O conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, mas é menos confortável quando está vazia do que quando carregada. Com boa altura do solo, pneus de uso misto e protetor de cárter, a Ranch se saiu bem fora do asfalto.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, oito válvulas, flex, que gera potências de 98cv (gasolina) a 6.000rpm e de 107cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,2kgfm (gasolina) a 4.250rpm e de 13,7kgfm (etanol) a 4.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido
Dimensões – Comprimento, 4,48m; largura, 1,73m; altura, 1,57m; entre-eixos, 2,73m
Altura do solo – 19,6cm
Ângulo de ataque – 23,3°
Ângulo de saída – 28,5°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16
Caçamba – 844 litros
Carga útil (ocupantes mais carga) – 600 quilos
Tanque – 55 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.215 quilos
Principais equipamentos – Banco em couro e tecido, central multimídia com tela de sete polegadas e detalhes em marrom, soleira Ranch, ar-condicionado, protetor de cárter, indicador de troca de marcha, monitoramento da pressão dos pneus, detalhes em costura marrom exclusivos Ranch, welcome movement Ranch, moldura dos para-lamas, duas entradas USB, faróis de neblina, computador de bordo, comandos de áudio no volante, para-barro, protetor de caçamba, faróis em LED, Isofix para fixar cadeiras infantis, grade frontal na cor preta, coluna de direção com regulagem de altura, paddle-shifters, assistência de partida em rampa, ganchos para amarração de carga na caçamba, câmera de ré, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas em TFT, painel com detalhes em marrom metálico, tampa da caçamba com nova tecnologia, badge interno e tapete Ranch, predisposição para Rádio, volante em Couro, console central com porta-objetos e porta-copos, santantônio, carregador do celular por indução, luz de iluminação da caçamba, barras de teto longitudinais cinza, estribo lateral, direção elétrica, suspensão elevada, para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, capota marítima, airbag lateral, sensor de estacionamento, porta-luvas iluminado, barras longitudinais no teto, retrovisor na cor preto brilhante, rodas de liga de 15 polegadas, pneus de uso misto (ATR), saída de ar na cor preto brilhante, badge externo Ranch, controle eletrônico de estabilidade, bancos em couro e grade de proteção no vidro traseiro.
Preços – R$ 125.990,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 128.280,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh