A concessionária Mercedes-Benz Minasmáquinas realizou, no último dia 5 de fevereiro, o lançamento da Sprinter elétrica, que será vendida nas opções Chassi, Furgão e de transporte de passageiros. Batizada de eSprinter, a opção elétrica é equipada com motores com potências que variam de 200 a 269 cavalos, dependendo do modelo, e com autonomia de até 478 quilômetros. Com capacidade de carga de até 14 metros cúbicos, a eSprinter é voltada para empresas que atuam no transporte de passageiros, apoio logístico de e-commerce, mudanças e transporte de mercadorias maiores; e também para atacadistas e empresas que fazem entregas dentro de cidades, com fluxo diário de até 350 quilômetros.

O carregamento da bateria de lítio-ferro-fosfato de alta potência e duas capacidades (81kW e 113kW), que fica embaixo, é feito por um módulo frontal (tomada localizada no símbolo da marca na grade dianteira) tanto para corrente alternada (AC com potência de carga de 11kW) ou contínua (DC com potência de carga de 50kW), com padrão de soquete do tipo 02.
Carregamento
Na corrente alternada (11kW), a carga total (de 100%) leva em torno de 8h (81 kWh) e de 11h (113kWh); e para atingir 80% na corrente contínua (50kW) leva em torno de 67 minutos (81kW) e de 93 minutos (113kW).

A tração é traseira e o motor elétrico tem potência de 200cve torque (instantâneo) de 410Nm. O motorista pode optar por três modos de dirigir, que são acionados por um botão próximo ao botão de partida.
Modos da Sprinter elétrica
No modo Comfort, o veículo usa a potência máxima de 150cv e o torque total; no Economic, a potência máxima é de 100cv e o torque, reduzido; e no modo Maior Autonomia, a potência máxima é de 80cv e o torque, lento.

A escolha do modo também afeta o ar-condicionado, que funciona normalmente no Comfort, de forma levemente reduzida no Economic e de modo severamente reduzido no modo de Maior Autonomia.
Regeneração de energia
O motorista também tem à sua escolha quatro modos de regeneração de energia para a bateria, que é feita durante as frenagens e desacelerações: Forte, geralmente usado em descidas mais fortes; Normal; Suave, que não trava tanto o veículo; e Desativado, deixa a Sprinter mais solta.

Primeiro, serão vendidas as versões Truck e Furgão e, em três meses, começa também a comercialização da opção para passageiros. São duas opções de tonelagem (3,5 toneladas ou 4,25), duas de entre-eixos (3,66m ou 4,32m) e duas volumétricas (10,5m³ ou 14m³).
Sprinter elétrica na versão Truck
A e-Sprinter Truck tem 4,25 de toneladas de peso bruto total, bateria com capacidade de 81kWh, 329 quilômetros de autonomia aproximada, 1.900 quilos de carga líquida e 3,66m de distância de entre-eixos.
Na opção Furgão, o peso bruto total pode ser de 3,5 ou 4,25 toneladas; a capacidade da bateria, de 81kWh ou de 113kWh; a autonomia varia entre 212 quilômetros e 478 quilômetros, a carga líquida é de até 1.160 quilos e o entre-eixos pode ser de 3,66m ou de 4,32m.

Já a versão para passageiros tem 4,25 toneladas de peso bruto total, 113kWh de capacidade de bateria, 478 quilômetros de autonomia, 1.160 quilos de carga líquida e a distância entre-eixos de 4,32m.
Bruno Volpini, CEO do Grupo Minasmáquinas, destaca que “estamos preparados para introduzir os veículos elétricos em nosso portfólio, com a expectativa de atender melhor nossos clientes localizados em 205 cidades de Minas Gerais, onde temos presença consolidada”.
Texto e fotos: Eduardo Aquino