Sete vezes Ford

Troféu do Carsughi L’Auto Preferita: uma das premiações mais importantes da indústria automotiva presta homenagem ao jornalista Claudio Carsughi



Representantes das montadoras durante o evento de premiação em São Paulo (Foto: PCAP/divulgação)
Representantes das montadoras durante o evento de premiação em São Paulo (Foto: PCAP/divulgação)

Com sete veículos escolhidos em suas respectivas categorias, a Ford liderou a nona edição do Carsughi L’Auto Preferita. Trata-se de uma das principais premiações do setor automotivo, que presta uma justa homenagem ao jornalista Claudio Carsughi, ainda uma referência do segmento e para os profissionais que cobrem a indústria das quatro rodas.

Nissan e GMW, com dois votos, e Peugeot, Honda, Jeep, Fiat, Ram, BYD e Renault, com um voto cada uma delas completam as marcas destacadas do ano.

Leia também:


Um júri especializado composto por 22 jornalistas automotivos de vários estados do País foi responsável pelas escolhas, baseadas em análises técnicas desses profissionais que avaliam, ao longo dos anos – e há muitos anos – os veículos cedidos pelas montadoras.

 jornalistas jurados do prêmio
Alguns jornalistas jurados do prêmio (Foto: PCAP/divulgação)


O Acelera Aí, através do editor Luís Otávio Pires, participa, com honra, da escolha dos melhores desde a primeira edição.

Quem venceu o Carsughi L’Auto Preferita 2023:

  • Automóvel de Passeio Compacto: Peugeot 208 Turbo (72,7%)
  • Automóvel de Passeio Médio: Nissan Novo Sentra (68,2%)
  • Automóvel de Passeio Premium/Luxo: Ford Mustang Mach 1 (40,9%)
  • SUV Pequeno/Compacto: Honda New HR-V (45,5%)
  • SUV Médio: Ford Novo Territory (45,5%)
  • SUV Grande: Jeep Commander Longitude (54,5%)
  • SUV Premium/Luxo: Ford Bronco Sport (31,8%)
  • Picape Pequena: Fiat Strada Turbo (90,9%)
  • Picape Intermediária: Ram Rampage (68,2%)
  • Picape Média: Ford Nova Ranger (72,7%)
  • Picape Grande: Ford F-150 (50%)
  • Carro Elétrico de entrada (até R$ 200 mil): BYD Dolphin (68,2%)
  • Carro Elétrico intermediário (entre R$ 201-450 mil): Renault Megane E-Tech (45,5%)
  • Carro Elétrico Premium/Luxo (+R$ 451 mil): Ford Mustang Mach-E (36,4%)
  • Carro Híbrido (MHEV e HEV): GWM Haval H6 HEV (36,4%)
  • Carro Híbrido Premium/Luxo (PHEV): GWM Haval H6 GT (59,1%)
  • Executivo do ano: Antonio Filosa – Stellantis (54,5%)
  • Prática ESG: Ford e Nissan Mulheres (27,3%)
  • Justa homenagem ao mestre Carsughi

O prêmio Carsughi L’Auto Preferita foi criado por iniciativa da filha do mestre Cláudio Carsughi, a também jornalista Claudia Carsughi.

“Sempre digo que a ideia foi prestigiar meu pai enquanto ele está entre nós, pelo sua dedicação e trabalho no jornalismo automotivo há mais de 70 anos”, afirma Claudia.

Além dos melhores carros dentre as 16 categorias, a Carsughi L’Auto Preferita também premiou o Executivo do Ano – Antonio Filosa – e a Melhor Prática ESG (Governança ambiental, social e corporativa, em português), que teve um empate entre a Nissan e a Ford.
A Nissan concorreu como Nissan Mulheres 2023. O projeto discute a diversidade de gênero no setor automotivo e, ao mesmo tempo, é uma prestação de contas da empresa e sua demonstração de transparência e respeito ao abordar o tema. A empresa também tem aumentado a presença de mulheres tanto no quadro geral de funcionários quanto nos cargos de liderança no Brasil.
Já a Ford teve o seu programa Ford como vencedor. Desenvolvido pela Ford Brasil e pelo Ford Motor Company Fund em parceria com o Senai-SP, capacita pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia da informação e foi criado para servir de ponte entre o setor de tecnologia, que está em plena expansão, e pessoas que não têm acesso a empregos de qualidade por falta de capacitação.

Os jurados do prêmio Carsughi L’Auto Preferita

A lista dos jornalistas responsáveis pelas escolhas é a seguinte:

  • Claudia Carsughi e Claudio Carsughi (Portal Carsughi);
  • Luís Otávio Pires (Acelera Aí /MG)
  • Cesar Urnhani (Autoesporte – Globo/SP);
  • Daniel Neves (Uol Carros/SP);
  • Emílio Camanzi (Carros com Camanzi/MG);
  • Fabiano Mazzeo (Blogauto/SP);
  • Fábio Trindade (Motor1/SP);
  • Gerson Borini (Canal Autoentusiastas/SP);
  • Giu Brandão (Mundo Sobre Rodas/AL);
  • João Brigato (Auto+/SP);
  • Joka Finardi (Supertop Motor/SP);
  • Lucia Camargo Nunes (Portal Via Digital/SP);
  • Michelle Jesus (Canal Michelle J./SP);
  • Norton Luiz (Diário da Manhã/GO);
  • Paulo Cruz (Auto News TV/MS);
  • Paulo Rogério (Revista Auto Aventura/SP);
  • Renato Maia (Falando de Carro/SP);
  • Sergio Quintanilha (Guia do Carro – Terra/SP);
  • Sílvio Menezes (Carro Arretado – SBT/PE);
  • Vagner Aquino (Jornal do Carro – Estadão/SP);
  • Vitor Matsubara (Automotive Business/SP).

(*) Fiat, Volkswagen, Renault, Honda e Ford são apoiadoras do evento de premiação, além do Instituto Renault.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)



Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.