Cuidar da manutenção correta dos filtros de ar, combustível, óleo e do ar-condicionado é fundamental para a saúde do motor do seu carro e das pessoas que são transportadas por ele. Saiba como funcionam esses filtros, os prazos de troca, que variam de acordo com alguns fatores (tipo de uso, se roda em estradas de terra ou asfalto etc.), e as recomendações do fabricante do veículo, que dão a palavra final.
Filtro de combustível
O que faz?
Atua com o objetivo de proteger o sistema de injeção e o motor, evitando que partículas, água e outros resíduos que se encontram no tanque e/ou no combustível, acumulados durante o transporte e armazenamento, cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.
Quando trocar?
Em média, os fabricantes de veículos recomendam a substituição entre 10 mil e 15 mil quilômetros.
Quais são os danos?
Rodar com filtro vencido ou danificado pode causar problemas nos bicos injetores, queima da bomba de combustível e perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível, que também aumenta o consumo, pois, quando isso ocorre, o motor passa a puxar mais ar que combustível e, com isso, o motorista é obrigado a acelerar mais, aumentando o consumo de combustível. Vale lembrar que a troca do filtro do combustível pode custar menos que a revisão completa do sistema.
Filtro de ar
O que faz?
Componente fundamental para auxiliar no bom funcionamento do motor, o filtro de ar é responsável por reter partículas poluentes antes de chegarem ao motor do veículo, evitando desgaste prematuro de peças móveis, como pistões e bielas.
Quando trocar?
Geralmente, as montadoras recomendam a troca a cada 10 mil quilômetros. Mas é importante consultar o manual do veículo, pois todos os fabricantes recomendam prazos de troca mais curtos quando, por exemplo, o carro roda muito por estradas de terra, lugares de concentração de pó de minério, dentre outros.
Quais são os danos?
Um filtro de ar saturado pode prejudicar até itens como válvulas, pistões e cilindros, sem contar o sistema de injeção, além de aumentar o consumo de combustível, pois o excesso de sujeira faz com que o motor tenha que fazer mais força para puxar o ar, elevando o consumo de combustível. Um filtro saturado também faz o carro perder potência em retomadas de velocidade, o que pode deixar uma ultrapassagem (típica situação de retomada) muito perigosa.
Filtro de óleo
O que faz?
Ele foi desenvolvido para reter impurezas, como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão. O contato dessas partículas com peças internas do motor, como pistões, pode danificá-las.
Quando trocar?
O correto e recomendado pela maioria das montadoras é trocar o filtro sempre que trocar o óleo, já que o filtro vencido vai estar acumulado de todas a impurezas que ele reteve durante uma troca e outra. E a troca de óleo deve seguir rigorosamente a que está prevista no manual do veículo, observando as condições que ele prevê, como uso severo, que inclui aquele uso que você acha que é leve, como rodar em um percurso curto até o trabalho, ir ao supermercado que fica perto de casa etc.
Quais são os danos?
Um filtro vencido vai deixar partículas para o motor que vão danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, podem fundir o motor.
Filtro do ar-condicionado (ou de cabine)
O que faz?
Ele é responsável pela eliminação das impurezas do ar que você respira. Ou seja, o filtro de cabine filtra o ar que vem da rua para dentro dos carros com ar condicionado e retira odores.
Quando trocar?
Ao contrário dos outros filtros, o de cabine não tem troca por prazo ou quilometragem preestabelecida e a durabilidade vai depender de onde o motorista circula. Se rodar sempre em vias urbanas com alto tráfego de caminhões, estradas de terra, região de pó de minério, ou pó industrial, o filtro vai saturar em pouco tempo. Por isso, é importante fazer a checagem periódica a cada 20 mil quilômetros.
Quais são os danos?
O filtro entupido vai prejudicar o funcionamento do ar-condicionado, reduzir o fluxo de ar para a cabine e permitir a proliferação de bactérias e fungos causadores de maus odores e até doenças respiratórias.
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