Embora sejam muitas vezes mal interpretados, os carros que ganham banho de loja e alguns chips para tornarem-se esportivos sempre têm seu público cativo. Por isso, a toda hora fabricantes lançam suas séries especiais com este apelo, como acaba de fazer a Renault com seu Sandero R.S. 2.0 Racing Spirit, que tem preço sugerido de R$ 66.400,00 e produção limitada a 1.500 unidades.
O modelo passou pela mão da turma da Renault Sport Cars, oriunda da divisão Renault Sport Technologies, e que comanda o desenvolvimento e comercialização da gama de veículos de produção em série da marca francesa com esta pegada “esportivada”.
A jogada comercial da Renault é associar seus veículos de rua ao automobilismo, onde tem atuação apenas razoável na Fórmula-1, por exemplo.
Neste Sandero, a empresa deu um banho de componentes que o deixaram bem interessante. O pretinho é básico, com detalhes em vermelho, por dentro e por fora. As duas cores estão no contorno inferior do para-choque específico com desenho das lâminas em estilo F1, nos espelhos retrovisores e no difusor e na nova faixa lateral com a inscrição “Racing Spirit”. As rodonas ano 17 polegadas completam este visual.
A mistura de preto com vermelho ainda decora o revestimento do teto, os aros dos difusores de ar laterais e o contorno do velocímetro, além das costuras e faixas dos bancos. Outro detalhe deste Renault espirituoso é a placa numerada que identifica o número de série da edição – tudo isso para mostrar que se trata de um carro exclusivo. E quem paga mais de R$ 60 mil busca isso mesmo. Há ainda o acabamento interno “black piano” e painel central e as maçanetas internas também rubro-negras.
Um carro que se diz esportivo deve ter um desempenho a contento. A Renault promete que sim, com a introdução do motor 2.0 litros aspirado – um turbinho lhe faria bem. Ele desenvolve 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, que são as medições mais expressivas, quando o carro está abastecido com etanol. A transmissão é manual de seis marchas.
A suspensão é um capítulo à parte e possui três modos de condução. No Standard, o ESP e o ASR, que são os controles de estabilidade e de tração, ficam ligados. Por isso este modo não exige intervenção do motorista.
No Sport – o acionamento deve ser feito no console central -, o pedal passa a oferecer respostas mais rápidas, o ronco do motor fica mais esportivo, a desaceleração é mais lenta, e a marcha lenta aumenta para 950 rpm.
E tem ainda o modo Sport+, quando todos os recursos do Sport funcionam, mas há o desligamento do ESP/ASR. Aí, meu amigo e amiga, é a hora de desfrutar ao máximo o carro e senti-lo nas mãos. Mas com juízo.
O Sandero R.S. Racing Spirit ainda não está verdadeiramente entre nós. A Renault aguarda o Salão do Automóvel de Buenos Aires, que acontece de 10 a 20 de junho, para exibi-lo aos candidatos a compradores.
Fotos: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault / Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires
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