Antes oferecida apenas com o motor 1.6, a série especial do hatch compacto da Renault que tem como diferencial um visual mais esportivo (faróis de neblina, aerofólio traseiro, grade dianteira mais esportiva, entre outros) agora tem opção também do motor 1.0, que rende 82cv quando alimentado por etanol, que faz dupla com o câmbio manual de cinco velocidades.
Desenvolvida pelo Centro de Design da marca francesa na América Latina e pela Renault Sport, a série especial é limitada a 3.500 unidades. O nome, GT Line, já era adotado pela versão oferecida apenas com o motor 1.6. Agora, existe também a opção com motor 1.0 e câmbio manual de cinco velocidades.
O pacote da GT Line inclui, faróis de neblina, retrovisores com acionamento elétrico, capa na cor dark metal e repetidores de seta incorporados; aerofólio traseiro, saias laterais, spoiler, difusor de ar traseiro e grade dianteira com um desenho mais esportivo.
Rodas de 16 e câmera de ré
A lista de opcionais tem apenas dois itens: rodas de liga leve de 16 polegadas na cor cinza escuro, que também dá um toque de esportividade; e a câmera de ré, que auxilia bastante o motorista em manobras em marcha à ré, trazendo mais segurança. Por falar em segurança, faltam apoio de cabeça e cinto de três pontoe para o passageiro do meio.
Por dentro, destacam-se itens como ar-condicionado, sistema multimídia Media Nav com tela sensível ao toque de sete polegadas com navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth e entrada USB; rodas de liga leve de 15 polegadas, manopla do câmbio com detalhe em cromado, volante revestido em couro com grafia GT Line e teto na cor preta.
Sandero folgado
O Sandero é um hacth compacto com um bom espaço interno, acomodando com certo conforto cinco adultos e com um porta-malas que tem capacidade para 320 litros, uma das melhores do segmento. A posição de dirigir é boa, os bancos dianteiros apoiam bem o corpo e, embora o volante não incorpore nenhum comando, o acesso aos principais controles é fácil.
Desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e lançado no fim de 2016, o 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) de três cilindros é um dos mais modernos motores 1.0 disponíveis no Brasil.
Pacote tecnológico
O seu pacote tecnológico inclui duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, construção toda em alumínio (reduz o peso em 20 quilos), bomba de óleo variável e sistema ESM (Energy Smart Management), que também ajudam na economia de combustível.
Na prática, o Sandero GT Line mostrou um bom desempenho, tanto no trânsito urbano como na estrada. O bom torque disponível já em baixas rotações garante agilidade na cidade e boas retomadas de velocidade em rodovias, proporcionando mais segurança nas ultrapassagens. O consumo foi bem razoável: com gasolina, ar ligado, apenas o motorista, no trânsito urbano ele registrou médias em torno de 11,5 km/l.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, flex, que gera potências de 79cv (gasolina) e de 82cv (etanol) a 6.300rpm e torques de 10,2kgfm (gasolina) e de 10,5kgfm a 3.500rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção – Assistência eletro-hidráulica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,06m; largura, 1,73m; altura, 1,53m; e entre-eixos, 2,59m
Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/65 R15
Tanque – 50 litros
Porta-malas – 320 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.011 quilos
Principais equipamentos – Ar-condicionado, sistema multimídia Media Nav com tela touchscreen de sete polegadas com navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth e entrada USB; rodas de liga leve de 15 polegadas, manopla do câmbio com detalhe em cromado, volante revestido em couro com grafia GT Line, teto na cor preta, faróis de neblina, retrovisores elétricos com repetidores na cor dark metal, aerofólio traseiro, saias laterais, spoiler, difusor traseiro e grade dianteira esportiva.
Opcionais – Câmera de ré e rodas de liga de 16 polegadas.
Preços – R$ 49.290. Com os opcionais, sobe para R$ 50.390.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews