“Os carros vão se transformar mais nos próximos dez anos do que se transformaram nos últimos 50 anos”. A frase do presidente da Renault na América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, mostra bem o clima que toma conta da 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expo, e o cenário que se desenha para o mercado brasileiro com a provável aprovação do novo regime automotivo brasileiro Rota 2030, que, dentre outros, estimula modelos híbridos e elétricos. Saiba quais são as principais atrações da mostra paulista.
Audi
Atrações principais: a perua RS4 Avant, com motor 2.9 biturbo, de 450cv, que acelera de 0 a 100km/h em 4,1s; o Audi e-tron, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca (em 2019 no Brasil); os novos sedãs A6, A7 e A8 (com mais de 40 funções de auxílio ao motorista e mais de 12 sensores de ultrassom), que atingiram novos níveis de condução autônoma; e o SUV grandalhão Q8 (foto), com pré-venda após o Salão. A Audi prometeu lançar mais quatro híbridos no Brasil no ano que vem.
BMW
A marca alemã anuncia para 2019 o Mini elétrico, o novo esportivo Z4, o Série 9 com estacionamento remoto e faróis a laser, o cupê M8, que foi construído para as pistas e depois trazido para as ruas; o novo SUV de grande porte X7, a quarta geração do X5 e a sétima geração do sedã Série 3 (foto) (reestilizada, melhor aerodinâmica, 55 quilos mais leve, sistema que aprende a rotina do motorista, novo interior etc.), que será inicialmente importado no final do primeiro semestre, sendo depois produzido na unidade da Araquari (SC).
CAOA Chery
Destaques para o sedã Arrizo 5, que chega ainda este mês nas versões RX (R$ 65.990) e RXT (R$ 72.990); o SUV Tiggo 5X (chega em dezembro deste ano), com teto panorâmico, multimídia e rodas de 18 polegadas; o SUV Tiggo 7 (foto) (em janeiro de 2019), com motor turbo, airbags laterais e luzes diurnas; e o Tiggo 8, de sete lugares, que desembarca em 2019. Também exibiu os compactos elétricos Tiggo 2e, EQ-i, EQ e Arrizo 5e, ainda sem previsão para o Brasil.
Ferrari
No espaço da marca italiana do cavalinho rampante o destaque é para a Ferrari 488 Pista (foto), equipada com motor de 720cv de potência – maior potência específica de 185cv/litro. O modelo, que ficou 90 quilos mais leve com as mesmas soluções adotadas no 488 Challenge, alcança a máxima de 340km/h, acelera de 0 a 100km/h em apenas 2,85 segundos e de 0 a 200km/h em 7,6 segundos.
Fiat
A apresentação do novo 500 X, que foi reestilizado e ganhou opões dos motores brasileiros Firefly, dá pistas de que a Fiat está interessada em trazer o modelo para o Brasil, testando a reação do público na mostra paulista. Mas quem fez a galera babar foi o conceito Fastback (foto), criado pelo designer Peter Fassbinder, que mistura linhas de SUV, cupê e sedã, incorporando um design que vai inspirar os próximos modelos da marca italiana. Destaque também para a versão esportiva do sedã Cronos.
Ford
São destaques: o primeiro Edge com a grife ST (prepara modelos mais esportivos) no Brasil; EcoSport Titanium sem estepe na traseira e com pneus do tipo run flat (podem rodar furados por até 80 quilômetros a 80km/h); Ka Sedan Warrior, com perfil esportivo; dois conceitos da picape Ranger (Storm, para fora de estrada; e Black, mais urbano); dois show-cars (o Fusion Energy, híbrido com bateria que pode ser carregada na tomada; e a picape F-150 Raptor) e o SUV Territory (foto), lançado na China e exposto para ver a reação do público.
General Motors
A grande novidade da Chevrolet foi o anúncio da chegada do compacto elétrico Bolt EV (foto) ao Brasil em 2019. O carro alcança uma autonomia de 380 quilômetros com uma carga e vai ter preço de lançamento de R$ 175.000. Destaque também para um conceito do Cruze com motor 1.4 de 300cv e muita preparação (suspensão, freios, bancos esportivos etc.) e cujas linhas vão inspirar a renovação do hatch, que está próxima; e para o Camaro 2019, reestilizado, com motor de 461cv e a incrível relação peso/potência de 3,7 kg/cv, acelerando de 0 a 100km/h em apenas 4,2s.
Hyundai
No estande da marca coreana estão o sedã (de médio porte) elétrico Ioniq, o Sonata híbrido, que deve vir em breve para o Brasil; o HB20 Motorsport (foto), que abre uma nova categoria no automobilismo brasileiro, com oito etapas em 2019; a versão Diamond do Creta, com revestimento interno em microfibra e som JBL de 750 watts; o novo Santa Fé, de sete lugares, com motor V6 3.5 de 280cv e tração integral; e o novo Azera, com faróis e lanternas em LED, detector de ponto cego e câmera de 360 graus.
Honda
Novo HR-V, com nova grade, mais completo e tecnológico; HR-V Touring, com motor turbo 1.5 (chega em meados de 2019); o conceito New UV (foto), que usa inteligência artificial para aprender os hábitos do motorista; o conceito elétrico Urban EV, que será lançado em 2019 na Europa e, em 2010, no Japão; conceito CR-V híbrido (motor 2.0 iVTEC e elétrico), primeiro SUV híbrido da marca na Europa; o novo sedã Accord (venda começa após o Salão), reestilizado, com motor 2.0 turbo de 252cv e câmbio automático de dez marchas. A Honda promete três modelos híbridos para o Brasil nos próximos cinco anos.
Jeep
O novo Renegade (foto) exposto trazia como novidades novos faróis full LED, multimídia com tela de 8,4 polegadas e novas rodas (diferentes nas quatro versões). Tambem chamavam a atenção o car-show Renegade B-UTE, para fora-de-estrada pesado; a série especial e limitada Renegade Willys (inspirada no jipinho), três versões do novo Wrangler, que ficou mais leve (menos 90 quilos); o Compass Série S, mais itens de auxílio de condução; e o Cherokee reestilizado (novos faróis, capô e para-choques).
Kia
A marca coreana fez o lançamento do novo SUV Sportage, que passou por uma reestilização, principalmente na frente. Mas a atração principal foi o sedã esportivo Kia Stinger GT (foto), equipado com motor V6 3.3 biturbo, de 370cv; tração integral, câmbio automático de oito marchas e freios de competição (Brembo). A apresentação foi feita pelo piloto Emerson Fittipaldi. No estande, também estavam o SUV Stonic 1.6 Flex, que virá do México em 2019; o Rio 1.6 (também mexicano), o picanto GT e o sedã de luxo K900, com seus 5,12m de comprimento, motor V8 5.0 de 425cv e tração integral.
Lamborghini
O SUV Urus (foto) é o destaque da marca italiana de esportivos. Ao preço de R$ 3,7 milhões, ele tem motor V8 4.0 biturbo, de 650cv e uma das mais altas potências específicas (162,7cv/litro) e relações peso/potência (3,38kg/cv) de sua classe. Acelera de 0 a 100km/h em 3,6 segundos e crava 305km/h de máxima.
Lexus
A marca de luxo da Toyota será a primeira a ter uma linha só de híbridos no Brasil. Por isso, mostra com destaque o novíssimo SUV UX 250h (foto), com motores a gasolina (145cv) e elétrico (107cv), que chega no primeiro trimestre de 2019 (mas com pedidos a partir de agora) em três versões, com preços que variam de R$ 170 mil a R$ 210 mil; e o sedã de luxo ES 300 h, mais longo, largo e baixo em relação à geração anterior e com potência combinada de 218cv, que chega em dezembro deste ano com preço de R$ 240 mil em versão única.
Maserati
A marca italiana de esportivos de luxo também se rendeu aos SUV’s, trazendo o modelo Levante Trofeo (foto), com motor Ferrari V8 3.8 Twin Turbo, que gera 590cv; e tração integral (sistema Q4). Gasta apenas 3,9 segundos para chegar aos 100km/h e atinge 300km/h de máxima. Preço: R$ 1,7 milhão.
McLaren
O superesportivo McLaren Senna (foto) é uma grande atração. Ele tem motor V8 4.0 bi-turbo, que gera 800cv de potência e 81,6kgfm de torque; aerodinâmica de carro de corrida, faz de 0 a 100km/h em apenas 2,8 segundos e chega aos 340km/h de máxima. Sua produção está limitada em 500 unidades, sendo que três vêm para o Brasil, ao preço de R$ 8 milhões cada.
Mercedes-Benz
A estrela que brilhou mais foi a do raro (apenas 275 unidades em todo o mundo) superesportivo híbrido (motor V6 1.6 biturbo e quatro motores elétricos, que somam mais de 1.000cv) AMG One (foto), com tecnologia de F-1. As outras novidades principais ficaram por conta do Concept EQ (“EQ” é o selo dos carros elétricos da marca alemã), cujo design revela a identidade estilística dos próximos Mercedes elétricos; C200 EQ Boost; Smart EQ ForFour (3,50m de comprimento), para quatro pessoas; o Classe G AMG 63, três modelos AMG (GTR, GTC e o novo cupê GT 63 S); e o novo Classe A, nos modelos hatch e sedã e na versão A250 Launch Edition.
Mitsubishi
Destaque: o novo Pajero Sport HPE (foto), com motor diesel 2.4 (com turbo de geometria variável), que gera 190cv, câmbio automático de oito marchas, sistema 4×4 Select II (quatro modos de tração), 11 airbgas (incluindo o de cortina para a terceira fila de bancos), faróis full LED com regulagem automática e lavador, sete lugares, 32 possibilidade de aproveitamento interno e multimídia com tela de sete polegadas. O modelo chega no primeiro semestre de 2019.
Nissan
A principal novidade da marca japonesa foi o anuncio do elétrico Leaf (foto) no Brasil (importado inicialmente), com pré-venda no Salão ao preço de R$ 178.400. Os outros destaques são: o conceito X Motion, um crossover que traz as linhas dos futuros modelos da Nissan; o X-Trail híbrido (motor a gasolina, de 140cv; e outro elétrico, de 40cv), com câmeras de 360 graus; e o show-car Frontier Sentinel, um conceito desenvolvido para resgates em trilhas radicais.
Porsche
O superesportivo 911 GT3 RS (foto), com motor boxer 4.0 de 520cv, câmbio PDK (dupla embreagem) de sete marchas e peso de apenas 1.430 quilos (capô, aerofólio e teto em fibra de carbono) é o grande destaque da Porsche. Serão apenas 19 unidades para o Brasil ao preço de R$ 1.242.000 cada. Também se destacaram o novo Macan (nova frente, novos faróis em LED, novas lanternas, novo painel, motor 2.0 de 252cv e câmbio PDK de sete marchas), recém-exibido no Salão de Paris e cujas vendas começaram no Salão (por R$ 329.000); e o 911 GT2 RS.
Renault
As principais novidades são: o conceito elétrico futurista Simbioz, que pode interagir com uma casa em termos de energia; as séries limitadas Captur Bose e Kwid Outside; e o elétrico Zoe (foto), que a partir de agora está disponível no Brasil por R$ 149.000, com autonomia de 300 quilômetros.
Rolls-Royce
Mostra no seu estande o SUV mais luxuoso do mundo: o Cullinan (foto), com motor V12 6.75 biturbo, de 570cv; chassi em alumínio (baseado no do Phantom VIII) e avançado sistema de tração integral, pela bagatela de R$ 4,4 milhões.
Subaru
O destaque é o novo WRX STI (foto), com motor boxer 2.0 com turbo e injeção direta, que gera 310cv; faróis full LED direcionais, bancos Recaro, freios Brembo de competição e nova central multimídia. A marca japonesa também mostra os novos Forester, em três versões; e Outback, com faróis full LED e monitor de visão frontal, lateral e traseira.
Suzuki
Levantando poeira no estande da marca aventureira japonesa está o novo jipinho Jimny Sierra (foto), com motor 1.5, de 108cv; câmbio manual ou automático, carroceria de linhas mais retas, apliques plásticos nos largos para-lamas, retrovisor na cor preta, interior com materiais de fácil limpeza e que pode virar uma cama, som JBL e sistema multimídia. O Sierra chega no início do segundo semestre deste ano, na faixa de R$ 80 mil, e vai conviver com o Jimny fabricado no Brasil. No estande, também estão os renovados S-Cross e Grand Vitara.
Toyota
A marca japonesa mostrou o híbrido Prius com motor flex e elétrico; a série limitada (a 420 unidades) e numerada GRS (foto) da picape Hilux (chega em janeiro de 2019), desenvolvida pela Toyota Gazoo Racing, com suspensão off-road e visual aventureiro; o conceito Yaris GR-S; dois conceitos futuristas voltados para a mobilidade; e a versão esportiva X-Way do Yaris, grade estilizada, rodas pretas, quadro de instrumentos de alta resolução, sistema multimídia Toyota Play etc.
Volkswagen
Os destaques foram o lançamento do SUV pequeno T-Cross, que será produzido no Brasil a partir do início do ano que vem; a picape conceito Tarok (foto), que dará origem (no segundo semestre de 2019) a uma concorrente da Fiat Toro; as versões esportivas (GTS) do Polo e do Virtus; do híbrido Golf GTE, que chega no segundo semestre de 2019; e o conceito futurista ID. Crozz, com índice zero de emissões e que chega em 2020 ao mercado europeu.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews