Não só de carros e musas vive o Salão do Automóvel, que se encerra no próximo domingo no São Paulo Expo. Expositores investiram em atrações interessantes para o público, como um carro elétrico que se move sozinho e simuladores (veja na foto); um deles faz o visitante se sentir como um dummie, aqueles bonecos usados em testes de impacto.
O Salão do Automóvel de São Paulo, que se encerra no próximo domingo (20/11), é cheios de atrações além de carrões, carrinhos, musas e musos. Afinal, o evento é um momento de entretenimento que excede à exposição pura e simples. Os expositores investem nos estandes e trazem diversões extras para o público.
A Toyota e Lexus têm novidades que vão desde o uso da realidade virtual até um sistema de carregamento de celulares a partir de um game. Uma das ações desenvolvidas pela agência AktuellMix – responsável pela ativação do estande das duas marcas japonesas – é o crash test com base em realidade virtual, onde os visitantes utilizam um equipamento que dá acesso a um conteúdo sobre segurança. Eles vivenciam uma experiência em que ocupam o lugar de dummies (bonecos antropométricos usados em testes de impacto) para perceber a importância de itens de segurança como airbag.
Quem visitar o estande pode ainda dirigir um carro com o desafio de acelerar e frear, e entender como funciona a energia nesse tipo de automóvel. Com esses movimentos, a máquina gera energia para carregar celulares em um totem próximo, onde há também um painel multi-touch com informações sobre todos os modelos híbridos da marca.
A Peugeot, por sua vez, oferece para clientes, amantes da marca e do mundo automotivo, a experiência de conhecer todos os modelos expostos no salão. Trata-se de um tour virtual, disponível no site da empresa, voltado para aqueles que não puderam comparecem à mostra. Com imagens de alta definição, formando visões 360° das partes exteriores e, inclusive, interiores de todos os carros expostos, o tour destaca a nova geração do 3008.
Outro simulador presente no Salão do Automóvel foi desenvolvido pela ProSimulador, empresa homologada pelo Denatran:o ProS.moto, equipamento que permite aos condutores interagir com todas as funcionalidades de uma moto, preparando-os para agir adequadamente em qualquer situação e aprimorando o processo de formação. É composto por uma estrutura frontal que simula, em suas dimensões e comandos, uma moto Cruiser de 250cc. Possui três telas de 32 polegadas, que oferecem visão panorâmica de 135 graus, e a uma plataforma de movimento de três eixos: aceleração, frenagem, inclinações e vibração.
Também têm atraído muito a atenção dos visitantes os veículos da Tesla Motors norte-americana, uma das líderes mundiais em tecnologia e inovação entre os automóveis elétricos. A iniciativa é da Elektra Motors que está proporcionando a demonstração do Model S, um carro sem motor, que pode ser equipado com diversas potências de bateria, que alimentam o carro com a energia necessária para se mover.
A demonstração do Model S é feita sem piloto, pois o veículo possui a tecnologia com piloto automático para mudança de faixa e capacidade de se adaptar ao tráfego, reduzindo ou aumentando a velocidade de maneira autônoma. As demonstrações ocorrem todos os dias do evento, de uma em uma hora e terão a duração de 20 a 30 minutos.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)