Renault Zoe

Rodar silencioso, acabamento interno de boa qualidade, espaço interno para acomodar com conforto quatro adultos, porta-malas com capacidade para uma bagagem de férias longas, motor com potência e torque suficiente para garantir boas acelerações e retomadas de velocidade e uma lista interessante de equipamentos de conforto e segurança, incluindo assistente de frenagem de emergência, airbags laterais, monitoramento de ponto cego, controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, sistema multimídia com tela sensível de sete polegadas e espelhamento sem fio de celular e sensores de chuva e crepuscular. Por outro lado, o preço de carro elétrico no Brasil ainda é muito alto e a autonomia ainda dificulta algumas viagens, muito em função da insuficiente infraestrutura de recarga do pais.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, como acontece com quase todos os carros elétricos, não há uma grade paara entrada de ar. No Zoe, destaque para o símbolo da marca, que serve de tampa para a tomada elétrica, e para a barra em preto brilhante que “une” os faróis em LED.

Lateral

De perfil, chamam a atenção a linha de cintura bem alta, os vincos acentuados, as maçanetas dianteiras na cor do veículo e as traseiras embutidas na moldura do vidro e as elegantes rodas de liga de 16 polegadas.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, sobressaem-se o formato losangular das lanternas com luzes de LED, as linhas bem arredondadas e o para-choque bem integrado à carroceria, onde estão alojadas na parte de baixo as luzes de ré e de neblina.

Acabamento

Com bancos forrados em couro sintético e tecido, forrações em tecido no painel, painel de portas e console; e interior com predominância da cor cinza, o acabamento interno é de boa qualidade e transmite uma boa impressão.

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Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, com bom espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro. O porta-malas tem boa capacidade (338 litros) para um hatch compacto e o banco traseiro rebate em 1/3 e 2/3.

Multimídia

Merece destaque também o sistema multimídia com tela (bem posicionada, proporcionando boa visualização) sensível ao toque de sete polegadas e compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

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Foto: Eduardo Aquino

Revestido em couro e com boa pega, o volante abriga diversos comandos. Para encontrar uma boa posição de direção, o motorista conta com regulagem da coluna de direção em altura e distância. Por outro lado, o banco não ajusta em altura.

Conforto

No pacote de itens de conforto, destaque para o controle automático de velocidade, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado automático e quatro tomadas USB, sendo duas para quem senta na frente e duas para quem senta no banco traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

A lista de equipamentos de segurança inclui quatro airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Manobras

Para sair de vagas apertadas e manobrar em pequenos espaços, o motorista conta com uma boa calibragem da assistência elétrica da direção, câmera de ré com imagens de boa resolução e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

Ao volante, a primeira qualidade do Renault Zoe que aparece é o silêncio na rodagem. Ouve-se apenas o rodar dos pneus e um leve ruído nas acelerações. Isso exige que o motorista aumente a atenção e o cuidado com pedestres.

Aceleração

Depois, o motorista logo percebe uma das qualidades dos carros elétricos: as respostas muito rápidas aos comandos do acelerador, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens muito seguras.

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Foto: Eduardo Aquino

Mas, por outro lado, a motorista logo sente as consequências dessa tocada mais esportiva é que a reserva de carga da bateria e a autonomia (exibidas no quadro de instrumentos totalmente digital) começa a cair mais rapidamente.

Autonomia

A autonomia indicada pela Renault, pelo método WLTP, é de 385 quilômetros. Mas, para rodar de forma mais tranquila, usamos o modo “B” do câmbio, que melhora a regeneração de carga da bateria.

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Foto: Eduardo Aquino

Aliás, um recurso interessante do Zoe é o “e-pedal”, que ajuda o motorista a dirigir usando apenas o pedal de acelerador, ou seja, quando ele tira o pé, o carro reduz como se o condutor estivesse usando o pedal de freio.

Na estrada

Vale ressaltar que esse recurso não tem muita utilidade na estrada e, embora o Zoe possibilite pequenas viagens, é bom o motorista ficar atento para a possibilidade de recarga no destino ou no caminho.

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Foto: Eduardo Aquino

O tempo de recarga vai depender do aparelho disponível. Em Wallbox de 7,4kW monofásico, cerca de 8h33; em um de 11kW trifásico, cerca de 5h48; em um de 22kW trifásico, em cerca de2h54; e em estações de 50kW, 80% da carga em cerca de 1h05.

A suspensão tem sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira e consegue equilibra de modo eficiente conforto, filtrando bem as irregularidades do piso; e estabilidade, segurando de forma segura as empolgações do motorista.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Elétrico, síncrono, alimentado por bateria de Íon Lítio (de 52 KWh), que gera potência de 135cv e torque de 240Nm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático com caixa redutora de relação fixa

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,08m; largura, 1,73m; altura, 1,56m; e entre-eixos, 2,58m

Freios – Discos ventilados nas quatro rodas

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16

Porta-malas – 338 litros

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 486 quilos

Autonomia (ciclo WLTP) – 385 quilômetros

Recarga – Em Wallbox de 7,4kW monofásico, cerca de 8h33; em um de 11kW trifásico, cerca de 5h48; em um de 22kW trifásico, em cerca de2h54; e em estações de 50kW, 80% da carga em cerca de 1h05

Peso – 1.502 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Multimídia com tela sensível de sete polegadas e espelhamento sem fio de celular; retrovisor, controle automático de velocidade, banco traseiro rebatível 1/3 e 2/3, câmera de ré, quatro airbags (frontais e laterais), assistente de frenagem de emergência, repetidores laterais de seta, sensores de chuva e crepuscular, monitoramento de ponto cego, controles eletrônicos de tração e estabilidade, luzes de circulação diurna em LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de neblina, sensor de pressão dos pneus, retrovisor externo pintado em preto brilhante, revestimento interno em tecido reciclado, volante revestido em couro e rodas de liga de 16 polegadas com acabamento diamantado.

Preço – R$ 239.990,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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