A Renault finalmente deu um jeito de melhorar o desempenho de um de seus SUVs, aliás, o mais charmoso da linha. A marca francesa já produz no Brasil o Captur equipado com motor turbo, mais eficiente e mais econômico do que o aspirado que antes estava sob seu capô.
Embora tenha uma cilindrada menor, o novo motor é mais poderoso. O TCE 1.3 é flex e gera 170 cv de potência. E substitui o 1.6 litro de 120 cv que, sinceramente, prejudicava o desempenho comercial do modelo no Brasil
Ano passado a Renault vendeu pouco mais de 10 mil unidades do Captur, contra 135 mil do primeiro colocado no ranking de emplacamentos, o Onix, da Chevrolet.
Leia mais: Ele é o Taos
Este ano os números também estão fracos. Foram licenciadas de janeiro a junho 3.490 unidades o que lhe valeu a trigésima quinta colocação na lista nacional de vendas. Enquanto o líder foi o HB20 com 45 mil veículos no mesmo período.
O novo motor do Captur vem acoplado a um câmbio CVT. Isso faz o condutor aproveitar melhor ainda o desempenho do veículo.
Tapa no visual
Esta nova geração do Captur teve algumas mudanças estéticas também. O novo para-choque é mais envolvente e traz nova luz de circulação diurna em LED. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado.
O interior recebeu materiais suaves ao toque. A versão topo de linha possui a opção em duas tonalidades de cores. E o acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados.
O SUV da Renault também é oferecido com direção elétrica, sensor de ponto cego e partida de motor à distância através da chave.
Este dispositivo serve para facilitar a vida a bordo. Em dias quentes, por exemplo, quando o carro está estacionado no sol, o motorista pode ligar o carro remotamente para que o ar-condicionado já funcione e deixe o interior do veículo fresquinho.
Leia mais: Nióbio na veia
Outro item de série é o alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa. Há ainda alertas luminosos para o sensor de ponto cego, que indica quando um veículo ao lado se aproxima, mas está fora do campo de visão do motorista, avisando o condutor por meio de uma luz nos retrovisores externos.
Mais conteúdos
A lista de equipamentos do SUV inclui também controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. O Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
O modelo ainda acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).
Quatro câmeras
O sistema Multiview também está no SUV da marca francesa. Ele consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo.
A montadora chama a nova central multimídia de EasyLink. Tem tela capacitiva de 8 polegadas com interface simples e intuitiva, a central possui layout personalizável e oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Os ocupantes também podem realizar conexão via Bluetooth e visualizar informações como temperatura externa e horário direto na tela.
Leia mais: Ford Bronco – lançamento
O EasyLink permite o cadastro de até cinco perfis, que podem personalizar funções sem interferir nos outros perfis cadastrados.
O sistema permite escolher um nome e uma foto de capa; definir um layout personalizado da tela; salvar suas preferências de configuração de som e rádio; salvar até nove estações de rádio na memória do sistema; habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave; personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo; e personalizar o som das teclas.
Outra novidade é a possibilidade de parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado, sem entrar como uma das cinco contas já configuradas.
Preços e versões
Zen (124.490,00)
- Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
- Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
- 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
- Câmera e sensores de estacionamento traseiros
- Controle de estabilidade (ESP)
- Controle de tração (ASR)
- Assistente de partida em rampa (HSA)
- Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
- Sensor de pressão dos pneus
- Chave-cartão
- Sistema Start&Stop
- Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
Intense (R$ 129.490,00)
Tem os equipamentos da Zen mais:
- Ar-condicionado automático
- Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
- Sensor crepuscular
- Sensor de chuva
- Duas saídas USB para o banco traseiro
- Função “Follow me home” nos faróis
Iconic (R$ 138.490,00)
Tem os equipamentos da Intense mais:
- Faróis com tecnologia full LED
- Sistema de áudio premium BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo
- Sensor de ponto cego
- Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras
- Sistema de partida remota do motor
Texto: Luís Otávio Pires
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraaibh/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh