Renault Megane E-Tech

Esqueça qualquer lembrança que você tiver do nome Megane no Brasil, pois agora o Renault Megane E-Tech é um carro completamente diferente. Com carroceria hatch, um visual bem moderno e equilibrado e movido somente a eletricidade, o modelo é importado da França e chega ao mercado brasileiro em uma única versão, equipada com motor de 220cv de potência e 30,6 quilos de torque, que proporciona acelerações bastante empolgantes (de 0 a 100km/h em apenas 7,4s) e é alimentado por uma bateria de 60kWh, que garante uma autonomia de 337 quilômetros de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE) do Inmetro. O Renault Megane E-Tech tem bom nível de acabamento interno, com bancos forrados em couto e tecido; espaço interno para acomodar com conforto quatro adultos e uma criança e uma lista bem completa de equipamentos de conforto e segurança.

Renault Megane E-Tech de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade em preto brilhante, que abriga os faróis em LED, com uma assinatura bem estilizada e que iluminam com muita eficiência; para os indicadores de direção em forma de risco; e para a tomada de ar inferior em colmeia.

Cintura alta

De perfil, o que mais chama a atenção a linha de cintura mais alta, as rodas de liga de 18 polegadas com um desenho bem personalizado, as maçanetas embutidas da porta dianteira e as traseiras na coluna “C” e a cor preta das colunas e da capa dos retrovisores.

Renault Megane E-Tech de perfil – Foto: Eduardo Aquino

A traseira do Renault Megane E-Tech é marcada pelas lanternas com luzes totalmente em LED, de desenho horizontalizado e “unidas” por uma barra luminosa; pelos vincos bem marcantes presentes no para-choque, que abriga as luzes de neblina.

Acabamento interno

O acabamento interno é de boa qualidade, com forração dos bancos em couro e tecido, que também está presente no painel e nos painéis de porta, o teto e as colunas na cor preta e detalhes na cor preto brilhante no volante e painel.

Renault Megane E-Tech de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Com boa distância entre-eixos (de 2,68m), o espaço no habitáculo acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, já que quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo recuo do console, que invade um pouco o espaço atrás.

Espaço do Renault Megane E-Tech

Também é de bom tamanho o espaço no porta-malas, onde cabem 440 litros com bom acesso ao compartimento. Capacidade que pode ser aumentada e flexibilizada devido ao rebatimento do encosto do banco traseiro em 1/3 e 2/3.

Painel do Renault Megane E-Tech – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco, com a base achatada do volante, que proporciona maior espaço para as pernas; e com os ajustes em altura e distância da coluna de direção.

Instrumentos

No habitáculo, destaque também para o quadro de instrumentos totalmente digital, configurável, colorido, com tela de 12,3 polegadas, onde as informações (incluindo as da carga da bateria e do computador de bordo) são facilmente visualizadas pelo motorista.

Renault Megane E-Tech de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A central OpenR multimídia do Renault Megane E-Tech tem tela de nove polegadas, que forma praticamente uma peça única com o quadro de instrumentos e possibilita espelhamento sem fio para smartphones Android Auto e Apple CarPlay.

Lista de conforto

Na lista de itens de conforto, destaque para o carregador de smartphone por indução, ar-condicionado automático e digital e de duas zonas, 2 portas USB frontais + 2 portas para passageiros traseiros e aquecimento do volante.

Leia mais: GWM Ora 3 GT

Leia mais: Novo Chevrolet Spin

Leia mais: Fiat Toro Ultra

Leia mais: Peugeot 208 Style Turbo

Leia mais: Chevrolet Tracker RS

Bancos dianteiros do Renault Megane E-Tech – Foto: Eduardo Aquino

Outro ponto de destaque no habitáculo é a o sistema de luz ambiente em LED, denominado Ambient Lighting, com 48 cores, sendo que a cor muda a cada 30 minutos e de acordo com o modo de direção selecionado pelo motorista.

Semi-autônoma

O Renault Megane E-Tech é equipado com diversos itens de condução semi-autônoma, como controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência para pedestres e ciclistas e alerta de trafego cruzado traseiro com frenagem automática.

Banco traseiro do Renault Megane E-Tech – Foto: Eduardo Aquino

Sete airbags, alerta e intervenção de ponto cego, sensor de fadiga, alerta de distância segura, monitoramento da pressão dos pneus, manutenção de faixa de emergência (frontal e lateral) e controle de estabilidade estão no pacote de segurança.

Manobras do Megane E-Tech

Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar com segurança em espaços reduzidos, o motorista conta com câmera de ré, sensores de estacionamento frontais, laterais e traseiros e assistente de partida em subida.

Quadro de instrumentos do Renault Megane E-Tech – Foto: Eduardo Aquino

Estão disponíveis quatro modos de condução (Eco, Sport, Comfort e Personalizável), que podem ser escolhidos por meio de um botão no volante. Os modos alteram os sistemas de direção, suspensão e as reações do motor.

Performance

Com 220cv de potência e 30,6 quilos de torque, o motor do Renault Megane E-Tech proporciona acelerações empolgantes, indo de 0 a 100km/h em apenas 7,4 segundos; e retomadas de velocidade que garantem ultrapassagens bem seguras.

Banco traseiro do Renault Megane E-Tech – Foto: Eduardo Aquino

O motor é alimentado por uma bateria de 60kWh, que proporciona uma autonomia de 337 quilômetros de acordo com o PBVE do Inmetro com uma carga completa. Mas, é claro que essa autonomia vai variar de acordo com o modo de condução do motorista.

Bateria do Renault Megane E-Tech

A bateria pode ser recarregada em corrente alternada ou contínua, tomada doméstica ou ponto de carga rápida. Em um carregamento rápido DC 130kW, a bateria pode recuperar até 80% de autonomia em cerca de 30 minutos.

Porta-malas do Renault Megane E-Tech – Foto: Eduardo Aquino

Um ponto negativo do Renault Megane E-Tech é o posicionamento da alavanca de marchas junto ao volante, que é facilmente confundida com a alavanca de acionamento dos limpadores. Ainda bem que ele impede essa mudança, fazendo o indicador de marcha engatada ficar piscando e alerta o motorista para a manobra errada.

Sistema McPherson na dianteira e multilink na traseira formam o conjunto de suspensão, que consegue equilibrar estabilidade quando se abusa do acelerador nas curvas mais fechadas e conforto quando se roda por pisos irregulares.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do Renault Megane E-Tech – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Dianteiro, elétrico síncrono, que desenvolve 220cv de potência e 30,6kgfm de torque, alimentado por bateria de 60kWh
  • Tração dianteira – Tração dianteira e câmbio automático de uma marcha à frente e uma à ré
  • Direção – Assistência elétrica variável
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink
  • Dimensões – Comprimento, 4,20m; largura, 1,76m; altura, 1,51m; e entre-eixos, 2,68m
  • Freios – A disco ventilados nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
  • Altura livre do solo – 15,3cm
  • Ângulo de entrada – 17,8°
  • Ângulo de saída – 27,6°
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 195/60 R18
  • Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 450 quilos
  • Porta-malas – 440 litros
  • Peso – 1.680 quilos (394 quilos da bateria)
Roda do Renault Megane E-Tech – Foto: Eduardo Aquino
  • Equipamentos – Rebatimento dos bancos traseiros 1/3 e 2/3, sensores de chuva e de luminosidade, sensor de temperatura externa, aviso Sonoro para Pedestres, carregador de smartphone por indução, ar-condicionado automático e digital dual-zone, volante com regulagem de altura e profundidade, ambient Lighting com 48 cores, 2 portas USB frontais + 2 portas para passageiros traseiros, tipos de Carregamento: DC130kW + AC22kW+ AC7,4kW, volante com aquecimento elétrico, carregador modo 3 (tipo 2), retrovisores com ajuste elétrico, com memória de posição e rebatíveis automaticamente; OpenR de 9 polegadas, espelhamento de smartphone sem fio Android Auto e Apple CarPlay, Kit de reparo dos pneus, farol Alto Inteligente com função neblina, retrovisor interno com câmera, sistema de Monitoramento da pressão dos pneus, controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, frenagem automática de emergência (AEBS) pedestres e ciclistas, assistente de frenagem de urgência, proteção para partida em dias frios, alerta e intervenção de ponto cego, sensor de fadiga, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, alerta de distância segura, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento frontais, laterais e traseiros, manutenção de faixa de emergência (frontal e lateral), alerta de trafego cruzado traseiro com frenagem automática, airbags laterais, de cortina e “Far Side”, aviso de saída dos ocupantes, reconhecimento de placas de velocidade, frenagem regenerativa – com quatro modos de regeneração via paddle shift; multi-sense com modos de condução Eco, Sport, Comfort e Perso (personalizável); modo de condução ECO, retrovisor interno com câmera, luzes de cortesia LED que projeta o “logo” da Renault, antena tipo Barbatana (Shark), banco com revestimento misto em tecido ecológico, luzes de condução diurna em LED – DRL, farol alto inteligente com função neblina, faróis LED dinâmicos e adaptativos, volante com acabamento premium, cluster 100% digital de 12,3 polegadas e interior revestido com tecido 100% reciclável.
  • Preço – R$ 279.900,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.