Quando um fabricante de veículos convoca proprietários para o reparo de algum problema, sem custos adicionais (óbvio), presume-se que as peças de reposição para este defeito estão à disposição nas concessionárias, certo? Nem sempre. Pelo menos é que tem acontecido com o recall promovido pela Ford para a direção elétrica o Ford Fusion, ano/modelo 2011/2012, que está deixando os clientes furiosos.
Para piorar, o equipamento já havia sido substituído durante o período do recall e o problema voltou a acontecer. É o caso do carro administrador de empresas Hélio Fonseca, de Belo Horizonte. Ele conta que há um ano e meio estava viajando a bordo de seu Fusion, quando a direção ficou dura, depois travou, voltou ao normal e depois ficou dura novamente. “Levei-o para fazer o recall e foi constatado um problema na direção elétrica. Depois de várias trocas de e-mails e ligações para a concessionária e a fábrica, fizeram a troca, mas meu carro ficou 40 dias parado”, lembra.
No entanto, para a sua surpresa e indignação, no final de 2016, o Fusion voltou a apresentar a mesma falha, mais uma vez na estrada, quando retornava de Juiz de Fora para a capital mineira. “A direção travou e quase me envolvo em um acidente. Tive que continuar a viagem com muita cautela”, conta. Ele, então, levou o carro para a concessionária Jorlan Ford em BH e ficou constatado que o setor da direção elétrica teria de ser trocado novamente.
Hélio Fonseca informa que questionou o consultor técnico da oficina, que não soube informar o motivo da repetição do problema. Mas o carro ficou novamente 40 dias parado, por falta da peça no estoque da concessionária e na própria fábrica. “Tenho uma empresa do setor de locação de veículo e transporte executivo e dependo 100% dele. Foi um transtorno absurdo, uma falta de respeito com o consumidor”, indigna-se Hélio, que retirou o carro apenas nesta semana.
A Ford confirma que o veículo do cliente foi avaliado pela concessionária e o equipamento solicitado. “Assim que a peça estiver disponível, a troca será agendada pelo distribuidor Ford”, explicou a montadora, através de sua assessoria de imprensa. O serviço foi agendado e realizado, mas a demora foi longa.
O caso do cliente mineiro não foi o único no Brasil. Houve outros registros de atrasos na peça em outros estados. Quando iniciou o recall há um ano e meio, a Ford envolveu 14.730 unidades que tiveram o módulo eletrônico atualizado e a caixa de direção trocada, em casos mais extremos.
No site “Reclame Aqui”, especializado em reclamações de clientes de várias empresas, a Ford é a campeã de reclamações sobre recall entre as montadoras e a segunda no geral – perde apenas para a Samsung.
Para entidades que trabalham com defesa do consumidor, casos como este da Ford são uma questão de falta de planejamento dos causadores do problema. “A empresa tem que se preparar antecipadamente para atender à demanda do recall e informar adequadamente ao consumidor sobre procedimentos e prazos”, observa a coordenadora da Proteste, Inês Dolci. “A Ford erra ao liberar a utilização dos carros antes do conserto. Se acontecer algum acidente por causa do problema, a companhia terá de ser responsabilizada”, alerta. Ela acrescenta que a empresa deveria dar um carro reserva para todos até que o reparo seja feito e que os consumidores precisam formalizar a reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao Ministério Público.
Fotos: Hélio Fonseca, Mercado Livre/Arquivo
Texto: Luís Otávio Pires
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