RAM Rampage Rebel

A RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo é a versão de entrada da picape que vem fazendo bastante sucesso no mercado brasileiro. Entre os destaques dessa opção está o motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina, que gera 272cv de potência e 40,8kgfm de torque e proporciona uma performance bem esportiva, com boas acelerações e retomadas de velocidade. Contribui bastante para esse resultado o trabalho do câmbio automático de nove velocidades, que trabalha de forma bem afinada com o motor. O nível de consumo pode ser considerado razoável se levarmos em conta que se trata de uma picape que pesa quase duas toneladas. Outros pontos positivos são o visual mais esportivo, o bom equilíbrio do conjunto de suspensão, a desenvoltura fora do asfalto e a lista ampla de equipamentos de conforto e segurança.

RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destacam-se a cor preta que domina o conjunto e está presente na grade em colmeia, no nome da marca e no para-choque; e os faróis de duplo refletor com lentes escurecidas e os faróis de neblina também com luzes de LED.

Rodas diamantadas

De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas nos para-lamas, as maçanetas das portas, as capas dos retrovisores e as colunas centrais na cor preta; e as rodas de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado e desenho bem esportivo.

RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo de perfil – Foto: Eduardo Aquino

O desenho da traseira tem linhas mais simples e os destaques ficam por conta das lanternas com luzes totalmente em LED, da tampa da caçamba com abertura remota e o nome RAM estampado e do para-choque na cor preta.

Generosas dimensões

Se levarmos em conta as generosas dimensões externas (5,02m de comprimento, 1,88m de largura e 2,99m de entre-eixos), o espaço interno poderia ser melhor, principalmente para os ocupantes do banco traseiro.

RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo tem capacidade de carga de 750 quilos. A caçamba acomoda 980 litros, tem cobertura, ganchos superiores e inferiores para amarração de carga e iluminação interna em LED. Falta proteção para o vidro traseiro.

Acabamento da RAM Rampage Rebel

Por dentro, o acabamento é mais sóbrio, mas de boa qualidade, com revestimento em couro com costuras aparente nos bancos, (parcialmente) nos painéis de porta, no painel de instrumentos e no volante.

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Painel de instrumentos da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo – Foto: Eduardo Aquino

Os bancos acomodam com conforto os ocupantes da frente e os das laterais do banco traseiro. O do motorista tem ajuste elétrico de 12 vias e o do passageiro da frente pode ter o mesmo ajuste opcionalmente no Pack Elite (ver opcional nos equipamentos).

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, além das diversas regulagens elétricas do banco, o motorista conta com regulagens em altura e distância da coluna de direção e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo de traseira – Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega e abriga comandos do multimídia, áudio, telefone e computador de bordo e possibilita uma boa visualização do quadro de instrumentos, que é totalmente digital e tem tela (que pode ser personalizada pelo motorista) de 10,3 polegadas.

Conectividade da Rampage Rebel

Com estilo “flutuante” e posicionada bem no alto do painel, o sistema multimídia Uconnect tem tela sensível ao toque de bom tamanho (de 12,3 polegadas) e possibilita conexão sem fio com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Bancos dianteiros da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo – Foto: Eduardo Aquino

No pacote de itens de conforto da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo, destaque para o ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas de ar traseira, sensores de chuva e crepuscular e controle automático de velocidade adaptativo com Stop & GO.

Condução semiautônoma

Destaque para a lista de itens de condução semiautônoma, com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa, detecção de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de ponto cego e sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira.

Quadro de instrumentos da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo – Foto: Eduardo Aquino

A lista de equipamentos de segurança inclui anda sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista), controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e comutação automática do farol alto.

Manobras

Para ajudar a sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços reduzidos uma picape de mais de 5 metros, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e assistente de partida em rampa.

Banco traseiro da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo – Foto: Eduardo Aquino

O motor 2.0 com turbo e injeção direta de gasolina proporciona uma boa performance, garantindo boas acelerações (0 a 100km/h em apenas 7,1s) e retomadas de velocidade, que pode ser traduzido em ultrapassagens mais seguras.

Consumo da Rampage Rebel 2.0

Por outro lado, o consumo não é um dos pontos positivos da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo. Com apenas o motorista e ar ligado e numa tocada mais suave, o computador de bordo registrou médias em torno de 6,8km/l na cidade e de 10,6km/l na estrada.

Caçamba da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo – Foto: Eduardo Aquino

Trabalhando em boa sintonia com o motor 2.0, o câmbio automático de nove velocidades tem funcionamento suave. A tração 4×4, a boa altura do solo, os bons ângulos de entrada e saída e os pneus de uso misto proporcionam boa desenvoltura fora do asfalto.

Com suspensão traseira multilink, a RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo consegue um rodar parecido com o de um automóvel de passeio, sem o “pula-pula” das picapes, ao mesmo tempo que transmite segurança nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo de frente – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.995cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta de gasolina, que gera potência de 272cv a 5.200rpm e torque de 40,8kgfm a 3.000rpm
  • Transmissão – Tração integral e câmbio automático de nove marchas
  • Direção – Assistência elétrica
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo multilink
  • Dimensões – Comprimento, 5,02m; largura, 1,88m; altura, 1,78m; e entre-eixos, 2,99m
  • Altura do solo – 26,4cm
  • Ângulo de entrada – 25,7°
  • Ângulo de saída – 25,3°
  • Freios – Discos ventilados nas quatro rodas
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 235/65 R17
  • Capacidade de carga – 750 quilos
  • Caçamba – 980 litros
  • Tanque – 55 litros
  • Peso (em ordem de marcha) – 1.906 quilos
Roda da RAM Rampage Rebel 2.0 Turbo – Foto: Eduardo Aquino
  • Equipamentos – Sete airbags, abertura remota da tampa traseira, acendimento automático dos faróis, ajuste elétrico de altura do farol, alças auxiliares de acesso ao veículo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, antena Tubarão, apoia braço traseiro, ar-condicionado digital dual zone, badges escurecidos, banco elétrico do motorista de 12 vias, câmera de ré, capa do espelho retrovisor preta, central Multimídia Uconnect com tela de 12,3 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, chave telecomando, comutação automática do farol alto, controle automático de velocidade adaptativo com Stop & GO, controle eletrônico de estabilidade, desembaçador da janela traseira, farol de neblina em LED com função Cornering, farol Full LED com projetor bi-função, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, ganchos superiores e inferiores para amarração de carga, grade dianteira preta, controle de descida, iluminação interna de caçamba em LED, Keyless Enter ‘N Go, lanternas em LED, limitador de velocidade, luz de direção dinâmica, maçanetas na cor da carroceria, moldura das janelas preta, partida remota, pneu Pirelli Scorpion HT 235/65 R17, porta-objetos abaixo do console central, porta-óculos, protetor de cárter, quadro de instrumentos Full Digital de 10,3 polegadas, Ramcharger (carregador por indução), retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com luz de cortesia, retrovisores externos com luz de direção, retrovisores externos com rebatimento elétrico, retrovisores externos elétricos, revestimento das portas parcialmente em couro, revestimento do painel de instrumentos em couro, revestimento do volante em couro, revestimento dos bancos em couro, revestimento interno da caçamba, saídas de ar traseiras, seletor rotativo de marchas, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de alerta de saída de faixa, sistema de detecção de tráfego traseiro cruzado, sistema de monitoramento de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus, sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira, assistente de partida em rampa, tampa traseira amortecida, trava elétrica do bocal de abastecimento, volante com regulagem de altura e profundidade e seis portas USB, sendo 03 tipo C (carregamento rápido).
  • Preços – R$ 244.790,00. Com pintura metálica (R$ 2.000,00) e Pack Elite (banco elétrico do passageiro de 12 vias, sistema de som Premium Harman Kardon de 10 alto-falantes com subwoofer e luzes ambiente em LED), R$ 6.000,00, sobe para R$ 252.790,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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