Pulse Impetus Turbo

A versão topo de linha do SUV da Fiat tem como principais pontos positivos o moderno e eficiente motor 1.0 turbo de três cilindros, que proporciona boas acelerações e retomadas e baixo nível de consumo; e um pacote tecnológico que inclui itens de conforto, segurança e direção semiautônoma, como ar-condicionado automático e digital, controle automático de velocidade, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. Como opcionais, o cliente pode acrescentar o pacote Connect Me, que acrescenta alerta preventivo de furto, chamada automática de emergência e assistência de recuperação a roubo e furto.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, o SUV compacto se destaca pela grade na cor preta com barra cromada na parte superior, integrada com os faróis em LED; pelos faróis de neblina direcionais; e pela tomada de ar inferior com elemento plástico na cor cinza na parte de baixo.

Teto preto

De perfil, o que mais chama a atenção é o teto na cor preta, que também está presente nas coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras e nas capas dos retrovisores; e as rodas de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, o Pulse na versão Impetus apresenta defletor de ar no teto na cor preta, lanternas escurecidas com desenho praticamente igual às do Argo e para-choque na cor preta, com desenho que imita uma saída dupla de escape.

Foto: Eduardo Aquino

Por dentro, o acabamento causa boa impressão, com bancos e volante revestidos em couro com costuras aparentes, detalhes em plástico cinza no painel, painéis de porta e volante e tapetes em carpete.

Espaço interno

O espaço interno do Pulse é bem razoável para um SUV compacto, acomodando quatro adultos e uma criança com certo conforto e levando 370 litros no porta-malas, capacidade que pode ser ampliada com o rebatimento (60/40) do encosto do banco traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajustes de distância e altura da coluna de direção e regulagem de altura do banco. O volante tem boa pega e é multifuncional, incluindo acionamento do modo Sport.

Foto: Eduardo Aquino

De boa visualização, o quadro de instrumentos de sete polegadas é totalmente digital e pode ser configurado ao gosto do motorista, que pode colocar em evidência aquelas informações que mais lhe interessam.

Entradas USB

A central multimídia tem tela sensível de 10 polegadas, posicionada no alto do centro do painel; conexões sem fio com Apple Car Play e Android Auto, comandos de voz e duas entradas USB, sendo uma do tipo A e outra do tipo C.

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Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado digital e automático (falta apenas saída para o banco de trás), carregador de celular por indução, controle automático de velocidade e assistente de partida em rampa.

Segurança

O pacote de segurança inclui quatro airbags (frontais e laterais), controles de tração estabilidade, frenagem autônoma de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, farol alto automático e alerta de mudança involuntária de faixa.

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Foto: Eduardo Aquino

Nas manobras em vagas e locais mais apertados, o motorista conta com o diâmetro de giro pequeno, a boa calibragem da direção (em altas velocidades o sistema também está bem calibrado), os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e a câmera de ré.

Motor

Um dos principais atrativos do Pulse Impetus é o motor 1.0 turbo de três cilindros, que proporciona boas performances, incluindo as acelerações (de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos) e retomadas de velocidade (ultrapassagens mais seguras).

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Foto: Eduardo Aquino

Quem curte uma tocada mais esportiva, pode escolher o modo Sport (que pode ser acionado por meio de uma tecla vermelha no volante) e trocas manuais do câmbio CVT, por meio de “borboletas” junto ao volante.

Consumo

O motor 1.0 turbo também é eficiente no consumo. Em nosso teste, com apenas o motorista, ar-desligado e apenas etanol no tanque, o computador de bordo registrou médias de 9,6km/l na cidade e de 12,8km/l na estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

Mesmo trabalhando com pneus de perfil mais baixo, a suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, filtrando de forma razoável as imperfeições do piso e possibilitando abusar um pouco naquelas curvas mais fechadas.

Para rodar em estradas de terra, o Pulse Impetus conta com boa altura em relação ao solo, bons ângulos de entrada e saída, o sistema TC+ (que bloqueia a roda que patina e transfere a força para a que tem aderência) e o ABS Off-road.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, turbo, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina ou etanol) entre 1.750rpm e 3.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,09m; largura, 1,77m; altura, 1,57m; e entre-eixos, 2,53m

Altura livre do solo – 19,6cm

Ângulo de ataque – 20,4°

Ângulo de saída – 31,6°

Freios – Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/50 R17

Porta-malas – 370 litros

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.237 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, indicador de troca de marcha, ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com regulagem de altura, console com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos; faróis em LED, controle automático de velocidade, maçanetas e retrovisores externas na cor da carroceria, alavancas para troca manual junto do volante, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto, controles eletrônicos de tração e estabilidade, lanterna traseira em LED, computador de bordo, banco traseiro bipartido 60/40 e assentos rebatíveis, quatro airbags, Tc+ (electronic locker), abertura elétrica do bocal de abastecimento, sistema de navegação GPS, tapetes de carpete, cluster de sete polegadas digital, carregador de celular por indução, partida remota via chave canivete, coluna de direção com regulagem de altura e distância, assistente de partida em rampa, direção elétrica, central multimídia com tela sensível de 10,1 polegadas (Apple Car Play, Android Auto, comandos de voz e duas entradas, sendo uma tipo A e outra tipo C), grade preta normal com logo Fiat e Fiat Flag, volante com revestimento em couro, roda de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado, sistema de partida a frio sem tanquinho, entrada USB (tipo A) traseira, monitoramento da pressão dos pneus, barras longitudinais no teto, bancos revestidos em couro, luzes diurnas em LED, teto bicolor, sinalização de frenagem de emergência, comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, modo Sport com acionamento no volante, repetidores de seta laterais em LED, faróis de neblina em LED, sensores de chuva e crepuscular e faróis de neblina dianteiros com função Cornering Lamps.

Opcionais – Pacote Connect Me (alerta preventivo de furto, chamada automática de emergência e assistência de recuperação a roubo e furto), R$ 2.831,00.

Preços – R$ 127.390,00. Com pintura metálica e pacote Connect Me, sobe para R$ 132.198,00.

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