Andamos na versão esportiva do hatch da marca do leão e que também é a opção topo de linha. Dentro dessas duas propostas, destaques para o visual externo, incluindo rodas, grade dianteira, faróis, entre outros; o interior, com bancos em couro e Alcântara e com abas para prender bem o corpo do motorista nas curvas mais fechadas, volante esportivo e detalhes imitando fibra de carbono; a aceleração de 0 a 100km/h, que é feita em apenas 8,3 segundos; a calibragem da suspensão, que possibilita aos motorista manter sempre o e-208 GT na mão, mesmo naquelas curvas mais fechadas; e o pacote de equipamentos, que é bem recheado de importantes itens de segurança e de condução semiautônoma. Por outro lado, a autonomia é um pouco limitada, o espaço traseiro um pouco acanhado e os pneus de perfil mais baixo exigem um certo cuidado com os buracos, mesmo sendo do tipo de pneus que podem rodar furados (Run Flat), já que o carro não tem estepe.
No visual esportivo da frente, destaque para a enorme grade na cor preto brilhante e com detalhes na cor da carroceria; e para os faróis totalmente em LED, que incorporam as três luzes das “garras do leão” e estão ligados ao já característico “dente de sabre”.
Assista ao vídeo com a avaliação do Peugeot e-208 GT no canal do Acelera Aí:
Perfil baixo
De perfil, o que mais chama a atenção são as rodas de liga de 17 polegadas, com desenho bem esportivo e calçadas com pneus de perfil baixo; os acabamentos na cor preta nos para-lamas e as maçanetas das portas na cor da carroceria.
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Na traseira, a versão esportiva conserva a barra na cor preta (presente nas outras opções), as lanternas com lentes escurecidas e as três luzes das “garras do leão”; o defletor no teto na cor preta; e o para-choque na mesma cor e que abriga a luz de neblina.
Altura do solo
Como a maioria dos esportivos, o e-208 GT é um carro baixo (distância do solo de apenas 14,1cm) e, por isso, exige um certo cuidado, principalmente ao transpor quebra-molas, por exemplo. A pouco altura também não ajuda na hora de entrar no veículo.
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O acabamento interno é um dos pontos positivos, com bancos forrados em couro e Alcântara; material imitando fibra de carbono no painel, detalhes em preto brilhante no volante, console e painéis de porta; e filetes de LED no painel e portas.
Bancos esportivos
Já a esportividade se destacada pelo formato quase em concha dos bancos, com abas que seguram bem o corpo do motorista nas curvas mais fechadas; o teto na cor preta; as pedaleiras; a pequena alavanca de marchas e o volante menor.
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Em termos de espaço interno, o esportivo é um 208, ou seja, proporciona um bom nível de conforto para quem viaja na frente, mas com espaço um pouco reduzido para quem senta no banco traseiro. O porta-malas não é dos maiores, mas leva 265 litros.
i-Cockpit
Seguindo o conceito i-Cockpit (volante pequeno e painel elevado para facilitar a visualização e evitar que o motorista tire os olhos da estrada) da Peugeot, o e-208 GT tem quadro de instrumentos totalmente digital e configurável e com efeitos 3D.
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Destaque também para a central multimídia Peugeot Connect com tela sensível de 10 polegadas que fica posicionada no alto e voltada para o motorista. Abaixo, no console, estão as já famosas “teclas” enfileiradas que comandam algumas funções.
Volante pequeno
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e ajuste de altura do banco. O volante tem desenho esportivo, boa pega e abriga diversos comandos (som, computador se bordo etc.).
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Câmera de ré com imagens de boa resolução, sistema Visiopark 180°, sensor de estacionamento dianteiro, boa calibragem da direção elétrica e auxílio de partida em rampa ajudam o motorista nas manobras em vagas apertadas e em subidas.
Segurança
O pacote de segurança inclui seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina, controles eletrônicos de tração e estabilidade, alerta de colisão e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis no banco traseiro e dianteiro.
A lista de segurança também traz diversos itens de direção semiautônoma, como controle automático de velocidade inteligente, sistema de monitoramento ativo de ponto cego e faróis full-led com regulagem automática de altura e luz alta automática.
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No pacote de conforto, destaque para o carregamento de celular por indução (evita os cabos que acabam atrapalhando motorista e passageiro), sensores de chuva e crepuscular e sistema individual de aquecimento dos bancos dianteiros.
Fôlego elétrico
O fôlego elétrico do e-208 é instantâneo e basta que o motorista crave o pé no acelerador para que mostre toda a sua força, saindo da inércia e chegando aos 100km/h em pouco mais de 8 segundos. As retomadas também são vigorosas.
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Dependendo das condições, o motorista pode escolher entre três modos de condução: Normal; Sport, que pode ser usado, por exemplo, numa ultrapassagem; e Eco, quando é preciso economizar bateria, já que a autonomia é um pouco limitada.
Consumo
Em termos de consumo, vale ressaltar que o hatch é mais econômico na cidade do que na estrada. Em nosso teste, o computador de bordo registrou consumo de 7 km/kWh na cidade e de 5,2 km/kWh na estrada, ambos sem o uso de ar-condicionado.
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O carregamento da bateria vai depender do equipamento disponível. Usando o cabo do próprio carro e uma tomada doméstica de 220V, o e-208 levou cerca de 10 horas para atingir 84% de carga, partindo de 28%.
A calibragem do conjunto de suspensão acompanha a proposta do carro, ou seja, garante firmeza e equilíbrio quando o motorista resolve abusar nas curvas mais fechadas. Por outro lado, não filtra muito bem as imperfeições do piso.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Movido a eletricidade, síncrono com eletrônica integrada no eixo dianteiro, desenvolvendo 136cv de potência e 26,5kgfm de torque
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de uma marcha
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,05m; largura, 1,73m; altura, 1,45m; e entre-eixos, 2,53m
Altura livre do solo – 14,1cm
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/45 R17 (do tipo Run Flat)
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Bateria – 50kWh (kWh úteis)
Porta-malas – 265 litros
Autonomia (ciclo WLTP) – 340 quilômetros
Peso – 1.539 quilos
Principais equipamentos – Seis airbags, sensor de estacionamento dianteiro, luz de neblina traseira, banco traseiro bipartido, rebatimento elétrico dos retrovisores, freio de estacionamento elétrico, teto solar panorâmico, faróis full-led com regulagem automática de altura e luz alta automática, indicador de fadiga, controles eletrônicos de tração e estabilidade, rodas de liga de 17 polegadas, alerta de colisão, frenagem de emergência, alerta e correção de mudança de faixa, auxílio de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade, controle automático de velocidade inteligente, sistema de monitoramento ativo de ponto cego, carregamento de celular por indução, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, cabo domiciliar para carregamento, kit de reparação para os pneus Run Flat, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, Visiopark 180°, modos de condução Eco, Normal e Sport; três entradas USB, sendo uma do tipo “C”; coluna de direção com regulagem de altura e distância, banco do motorista com regulagem de altura, auxílio de partida em rampa, bancos dianteiros com aquecimento individual e sistema multimídia Peugeot Connect com tela sensível de 10 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay).
Preço – R$ 221.990,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)