Andamos na versão superequipada do SUV da marca francesa, que ganhou sistemas avançados de segurança e auxílio ao motorista. Esse 3008 freia sozinho se precisar, alerta para uma possível colisão, lê placas de velocidade, controla automaticamente o farol alto, mantêm o carro na faixa, avisa ao motorista que ele está cansado, tem câmera 360º, entre outros.
O lançamento do novo Peugeot 3008 no ano passado causou um impacto bastante positivo para a marca francesa no mercado brasileiro. Com um design bastante ousado equilibrado, que mostrava uma nova “cara” para os modelos da Peugeot, o 3008 abandonava completamente o conceito de monovolume para se transformar num SUV legítimo.
Versão sofisticada
Este ano, a Peugeot lançou uma versão ainda mais sofisticada, a Griffe Pack, que segue a tendência mundial (rumo à condução autônoma) de dotar os modelos com equipamentos de segurança e auxiliam o trabalho de condução do motorista, tornando essa tarefa mais segura.
Por fora, a Griffe Pack se diferencia apenas pelo teto e capa dos retrovisores externos pintados em preto brilhante. No mais, ele é igual aos outros 3008, com destaque para a grade com detalhes cromados, moldura das janelas laterais em preto brilhante, acabamento em inox nas proteções laterais e teto e rodas com acabamento diamantado.
Internamente, a versão é igual à Griffe. Chamam a atenção o quadro de instrumentos configurável, o painel em soft touch, a iluminação ambiente em LEDs azuis nas portas, teto e console central do painel, o console central com compartimento refrigerado e o carregador de celular por indução.
Funções anjo da guarda
Mas o grande barato da Pack são as funções “anjo da guarda do motorista”. A primeira que nos chamou a atenção foi o sistema que “lê” as placas de limite de velocidade e coloca a “leitura da última placa” bem embaixo do velocímetro digital para que o motorista fique sabendo de está excedendo o limite permitido.
Se houver um risco de colisão, o sistema Active Safety Brake (que usa câmera e radar e pode ser configurado em três níveis: Perto, Normal e Distante) alerta o motorista e até freia automaticamente se precisar. Se o motorista se distrair, existe um sistema que também emite um alerta e “traz” o carro de volta para a faixa.
Xícara de café
Caso o motorista insista em dirigir por várias horas, um sistema vai emitir um alerta de fadiga, mostrando (com o símbolo de uma xícara de café) que é necessário fazer uma pausa. O 3008 Griffe Pack também tem sistema que segue automaticamente e com segurança o ritmo do tráfego, reduzindo, acelerando e parando quanto necessário.
Outro sistema bacana da opção Pack é o regulador automático de farol alto, que pode evitar a perigosa “guerra dos faróis”. Para completar o pacote de segurança avançado, um detector de ponto cego alerta para aquela moto ou aquele veículo que está ultrapassando e que você não viu.
Em termos de conforto e comodidade, o 3008 oferece uma lista bem legal, que inclui até bancos com massageadores e sistema que mostra uma visão de 360º graus do carro, tornando mais seguras e fáceis as manobras de estacionamento.
Dupla afinada
Também merecem elogios a já conhecida dupla motor 1.6 com turbo e injeção direta de gasolina e câmbio automático de seis marchas, que trabalham bem afinados; e a boa calibragem da direção. A suspensão garante boa estabilidade, mas transfere um pouco das imperfeições do piso.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1598cm³ de cilindra, 16V, turbo e injeção direta de gasolina, que gera 165cv de potência (a 6.000rpm) e 25,5kgfm de torque (a 1.400rpm)
Câmbio – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Suspensão – Dianteira, independente do ripo McPherson; e traseira, eixo de torção
Direção – Assistência elétrica
Dimensões – Comprimento, 4,44m; largura, 1,91cm; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,68m
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas de pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R19
Porta-malas – 520 litros
Tanque – 53 litros
Peso – 1.567 quilos
Principais equipamentos – Alerta de ponto cego ativo, detector de fadiga do condutor, correção e alerta de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego lateral com correção de direção, alerta de tráfego traseiro em manobras, detector de pedestres, assistente de farol alto, rodas de liga de 19 polegadas com acabamento diamantado, console central com compartimento refrigerado, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, fixação Isofix para cadeiras infantis nos bancos traseiros laterais, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, sistema VisioPark com câmera de ré traseira com visão 180º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle automático de velocidade, regulagem automática de altura de facho dos faróis, alarme perimétrico e volumétrico, ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída de ar para o banco traseiro, banco do motorista com ajustes elétricos em oito variações, massageador e memória com duas posições, banco do passageiro com ajustes elétricos em quatro variações e massageador, bancos revestidos em couro, porta-luvas refrigerado e central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas (Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink, rádio com MP3 player e quatro alto-falantes e dois tweeters).
Preços – R$ 166.990. Com pintura perolizada, R$ 169.780.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews