O Peugeot 208 Style tem no visual esportivo um dos seus principais apelos, incluindo a grade dianteira na cor preto brilhante com pontos cromados, as rodas de liga de 16 polegadas com desenho bem esportivo e na cor preto brilhante, que também está presente nas capas dos retrovisores, no aerofólio traseiro e na barra que liga as lanternas traseiras; e nos faróis, luzes e no famoso “dente de sabre” em LED que caracteriza a marca do leão. O interior também tem pegada esportiva com o volante pequeno (do conceito i-Cockpit da Peugeot), o revestimento imitando fibra de carbono no painel e o quadro de instrumentos em LCD com ponteiros vermelhos. Embora não proporcione uma performance esportiva como “manda o figurino”, o motor 1.0 dá conta do recado e tem baixo consumo, ajudado pelas boas relações de marcha do câmbio manual de cinco velocidades. A lista de equipamentos gera boa relação custo/benefício.
Na frente, destaque para o conjunto óptico com luzes totalmente em LED, incluindo o já famoso e bonito “dente de sabre” característico da marca de leão; e a grande grade em preto brilhante e “pespontada” com pontos imitando metal.
Lateral do Peugeot 208 Style
De perfil, chamam a atenção as rodas de liga de 16 polegadas com desenho bem esportivo e na cor preta; as capas dos retrovisores em preto brilhante, as maçanetas das portas na cor da carroceira e a coluna “C” larga, onde está estampado o nome da versão.
O toque esportivo na traseira fica por conta da barra na cor preto brilhante que “liga” as lanternas com lentes escurecidas e luzes totalmente em LED; o aerofólio no teto também na cor preto brilhante e o para-choque estilizado.
Apelo esportivo
Internamente, o acabamento também tem um apelo esportivo e transmite um aspecto de qualidade, com acabamento imitando fibra de carbono no painel e detalhes em preto brilhante no painel, console, painéis de porta e volante.
Por dentro, espaço proporciona mais conforto para quem viaja na frente, pois, no banco traseiro, é um pouco limitado para pessoas de maior estatura. Forrados em tecido de toque agradável e exclusivo da versão, os bancos são confortáveis.
Todo forrado
Embora com bom acesso e totalmente forrado, o porta-malas também é acanhado e, como o encosto do banco traseiro rebate apenas inteiramente, e não em 1/3 e 2/3, a capacidade e a flexibilidade ficam limitados.
Encontrar uma boa posição de dirigir é fácil no Peugeot 208 Style, pois o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e com ajustes de altura (embora um pouco limitada) e distância da coluna de direção.
Conceito i-Cockpit
De tamanho menor (em virtude do conceito que a Peugeot chama de i-Cockpit, que inclui também o quadro de instrumentos em posição elevada) e base achatada, o volante tem boa pega e abriga comandos do áudio, do computador e do telefone.
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Com tela de 10,3 polegadas sensível ao toque e integrada ao painel, proporcionando uma boa visualização das informações, o sistema multimídia Peugeot Connect (Apple CarPlay e Android Auto) é fácil de operar e tem comando de voz.
Em manobras
Para manobrar em espaços curtos e sair de vagas apertadas e em subida, o hatch oferece sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, o sistema Visiopark, que proporciona visão de 180°; e assistente de partida em rampa.
No pacote de segurança, destaque para os quatro airbags, os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.
Conforto no 208
Entre os itens de conforto, destaque para o teto solar panorâmico, o ar-condicionado digital, o carregamento do celular por indução, que evita o “trança-trança” de cabos; e as duas entradas USB no console central.
Não condiz com a aparência esportiva do 208 Style o motor 1.0 de três cilindros, seis válvulas e aspiração natural, mas também não decepciona devido, principalmente, ao torque disponível em baixas rotações.
Baixo consumo
Um ponto positivo é o baixo nível de consumo. Com etanol no tanque e apenas o motorista a bordo, o computador de bordo registrou médias em torno de 10km/l na cidade e de 12km/l na estrada sem forçar o ritmo.
Também merece destaque as boas relações de marcha do câmbio manual de cinco velocidades, bem escalonadas para aproveitar bem toda a força do motor. Os engates também são macios e precisos e o pomo da alavanca tem boa pega.
Suspensão tem um acerto mais esportivo, segurando bem o carro naquelas curvas mais apertadas e de piso irregular. A calibragem não chega a prejudicar o conforto, mas transfere um pouco as imperfeições do piso.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
- Ficha Técnica
- Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 6 válvulas, Flex, que gera potências de 71cv (gasolina) e de 75cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 10,0kgfm (gasolina) e de 10,7kgfm (etanol) a 3.250rpm
- Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
- Direção – Assistência elétrica variável
- Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo travessa deformável
- Dimensões – Comprimento, 4,05m; largura, 1,73m; altura, 1,45m; e entre-eixos, 2,53m
- Altura do solo – 16,5cm
- Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
- Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16
- Porta-malas – 265 litros
- Tanque – 47 litros
- Peso (em ordem de marcha) – 1.139 quilos
- Principais equipamentos – Faróis dianteiros com tecnologia Full LED, luzes DRL “Dentes de Sabre” a LED, faixa Black Piano interligada pelas lanternas traseiras, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, rodas de liga-leve Dark Style de 16 polegadas Kanobi, grade dianteira Dark Chrome, grade dianteira com detalhes cromados, bancos em Tecido Exclusivo Style, capa do retrovisor em preto brilhante (Black Diamond), maçanetas externas na cor do veículo, aerofólio esportivo preto brilhante, antena de teto, painel de instrumentos com matriz LCD, ponteiros vermelhos e orientação invertida, painel de instrumentos em posição elevada, painel com revestimento “Carbon” LCDV, acabamento no painel de porta em preto brilhante, volante Sport Drive com comandos de som, bancos em tecido Exclusivo Style, maçanetas internas com acabamento cromado, friso cromado nos difusores de ar e painel, quatro airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, sistema Visiopark 180°, computador de bordo, chave tipo canivete, carregamento do Smartphone por indução, ar-condicionado Digital, teto solar panorâmico, direção elétrica com assistência variável, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, assistente de partida em rampa, sistema multimídia Peugeot Connect com tela de 10,3 polegadas integrada ao painel (Apple CarPlay e Google Android Auto e comando de voz) e duas entradas USB no console central (carregamento).
- Preços – R$ 94.990,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 96.940,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)