Peugeot 208 GT tem visual e fôlego de esportivo

Ao contrário de muitos modelos no mercado brasileiro que apenas se enfeitam de esportivo, com adereços e rodas, o Peugeot 208 GT é um legítimo esportivo, juntando visual e fôlego. A aparência está na estilizada grade dianteira, nas três garras do leão (símbolo da marca) em LED, no desenho das rodas de 17 polegadas, na cobertura plástica dos para-lamas na cor preta, na barra em preto brilhante unindo as lanternas traseiras em LED com as três “garras” horizontais, nos detalhes internos em preto brilhante e imitando fibra de carbono, na forração dos bancos e na pedaleira esportiva. O fôlego está no motor 1.0 turbo, de 130cv de potência e 20,4kgfm de torque, que possibilita acelerar de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos e ultrapassar os 200km/h de máxima. Como versão topo de linha, o Peugeot 208 GT traz alguns equipamentos interessantes, como ar-condicionado automático digital, carregamento de celular por indução, quadro de instrumentos em 3D, sistema Visiopark de 180° e seis airbags.

O Peugeot 208 GT mostra as três garras em LED do leão na dianteira – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a nova grade pontilhada com o novo símbolo da marca Peugeot, as “três garras do leão” em LED, que deram um charme esportivo ao modelo e os faróis e luzes totalmente em LED.

Acabamento diamantado

De perfil, chamam a atenção as rodas de liga de 17 polegadas com desenho esportivo e misturando a cor preta com acabamento diamantado; as capas dos retrovisores em preto brilhante e a coluna “C” larga, onde está estampado o nome da versão.

Cobertura dos para-lamas do Peugeot 208 GT são na cor preto brilhante – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, o toque esportivo fica por conta da barra na cor preto brilhante que “liga” as lanternas com lentes escurecidas e luzes totalmente em LED e que agora trazem as “garras do leão” na horizontal e o aerofólio no teto na cor preta.

Por dentro do Peugeot 208 GT

O acabamento interno do Peugeot 208 GT também tem um apelo esportivo, com bancos com costuras verdes aparentes, acabamento imitando fibra de carbono no painel e detalhes em preto brilhante no painel, console, painéis de porta e volante.

As lanternas do Peugeot 208 GT têm as três garras do leão na horizontal – Foto: Eduardo Aquino

Já o espaço interno proporciona mais conforto para quem viaja na frente, pois, no banco traseiro, é um pouco limitado para pessoas de maior estatura. Forrados em tecido de toque agradável e exclusivo da versão, os bancos são confortáveis.

Espaço para bagagens

Embora com bom acesso e totalmente forrado, o porta-malas (de 265 litros) também é acanhado e, como o encosto do banco traseiro rebate apenas inteiramente, e não em 1/3 e 2/3, a capacidade e a flexibilidade ficam limitados.

Peugeot 208 GT mantêm o conceito i-Cockpit, com volante menor e painel alto – Foto: Eduardo Aquino

Encontrar uma boa posição de dirigir é fácil no Peugeot 208 GT, pois o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e com ajustes de altura (embora um pouco limitada) e distância da coluna de direção.]

Conceito i-Cockpit

Com tamanho menor (em virtude do conceito que a Peugeot chama de i-Cockpit, que inclui também o quadro de instrumentos em posição elevada) e base achatada, o volante tem boa pega e abriga comandos do áudio, do computador e do telefone.

Barra na cor preto brilhante dá um toque de esportividade ao Peugeot 208 GT – Foto: Eduardo Aquino

Outro detalhe interessante no Peugeot 208 GT é o quadro de instrumentos colorido, totalmente digital e com efeito 3D, possibilitando ao motorista um boa visualização e rápida assimilação das informações. E também permite algumas configurações.

Multimídia do Peugeot 208 GT

Com tela de 10,3 polegadas sensível ao toque e integrada ao painel, o sistema multimídia Peugeot Connect (Apple CarPlay e Android Auto) possibilita o emparelhamento se fio de celular, fácil de operar e tem comando de voz.

Os bancos do Peugeot 208 GT são forrados em couro com costura aparente – Foto: Eduardo Aquino

Para manobrar em espaços curtos e sair de vagas apertadas e em subida, o Peugeot 208 GT conta com diâmetro de giro pequeno, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, sistema Visiopark (visão de 180°); e assistente de partida em rampa.

Pacote de segurança

No pacote de segurança, destaque para os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alerta de colisão e frenagem automática de emergência, alerta de fadiga do motorista, assistente de manutenção de faixa com correção e farol alto automático.

Entre os itens de conforto, destaque para o o ar-condicionado digital, o carregamento do celular por indução, que evita o “trança-trança” de cabos; e as duas entradas USB (tipo C: carregamento – tipo A: carregamento e dados).

A coluna traseira do Peugeot 208 GT traz o nome da versão em relevo – Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta do Peugeot 208 GT proporciona uma tocada bastante prazerosa, com boas acelerações (0 a 100km/h em apenas 9,1s) e retomadas de velocidade, possibilitando ultrapassagens bem seguras.

Fôlego do Peugeot 208 GT

Para uma melhor performance, basta o motorista escolher o modo Sport, no qual as mudanças acontecem em rotações maiores. Caso ele prefira uma tocada mais “econômica”, o modo ECO é ideal.

Espaço no banco traseiro do Peugeot 208 GT é um pouco limitado – Foto: Eduardo Aquino

No modo “ECO”, com etanol no tanque, ar ligado e quatro adultos, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,8km/l na estrada. Na cidade, rodamos nas mesmas condições, mas com apenas o motorista, e a média foi de 8,4km/l.]

Câmbio do tipo CVT

Como acontece com a maioria dos câmbios automáticos do tipo CVT (continuamente variável), a resposta aos comandos do acelerador tem um pequeno “gap”, quase imperceptível. As trocas manuais podem ser realizadas na alavanca de marcha.

Falta rebatimento em 1/3 e 2/3 do banco traseiro do Peugeot 208 GT – Foto: Eduardo Aquino

A assistência elétrica da direção, que tem uma relação bem direta (voltada para a tocada mais esportiva), está bem calibrada tanto para as velocidades mais altas, com “peso” bem dosado, quanto para as manobras, quando fica bem macia.

O conjunto de suspensão do Peugeot 208 GT também tem uma pegada mais esportiva, transmitindo segurança nas curvas mais fechadas. Por outro lado, o conforto é um pouco afetado pelas rodas de 17 polegadas calçadas com pneus de perfil baixo.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O bom fôlego do Peugeot 208 GT vem do motor 1.0 turbo de 130cv – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo e injeção direta de combustível, 12 válvulas, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque (gasolina e etanol) de 20,4kgfm a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo travessa deformável

Dimensões – Comprimento, 4,05m; largura, 1,73m; altura, 1,45m; e entre-eixos, 2,53m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/45 R17

Porta-malas – 265 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.157 quilos

As rodas de 17 polegadas do Peugeot 208 GT têm pneus de perfil baixo – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Ar-condicionado automático digital, atalho para reconhecimento de voz no volante, câmera de ré, carregamento de celular por indução, chave tipo keyless com comandos de abertura das portas e porta malas, multimídia Peugeot Connect com tela de 10 polegadas sensível ao toque e integrada ao painel e com espelhamento sem fio Apple CarPlay e Google Android Auto, faróis dianteiros com tecnologia full led, função ”follow me home” (faróis acesos por tempo determinado), função ”lead me to the car” (faróis acesos por tempo determinado), modo de condução sport, Peugeot i-Cockpit 3D, soleira Peugeot em alumínio, teto panorâmico, volante com regulagem de altura e profundidade, duas entradas USB (tipo C: carregamento – tipo A: carregamento e dados), seis alto-falantes (4 alto falantes + 2 tweeters), computador de bordo, vidros elétricos com anti-esmagamento, vidros elétricos nas portas dianteiras, com comandos nas portas, Visiopark 180º (sensores traseiros + câmera 180º), aerofólio esportivo preto brilhante, grade dianteira bodycolor, volante GT revestido em couro com costuras hilo verde, bancos GT – bancos em tecido e revestimento sintético premium com costura verde e seis airbags (2 cortina, 2 dianteiros, 2 laterais).

Preços – R$ 117.990,00. Com pintura metálica ou perolizada (R$ 2.000,00), sobe para R$ 119.990,00.

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