Estilo, performance e boa relação custo benefício são os principais atributos da versão intermediária do SUV da marca do leão. Com rodas de liga de 16 polegadas, grade dianteira, teto, moldura dos para-lamas e soleiras, capa dos retrovisores e barras no teto na cor preta, o visual externo mistura elegância e esportividade. O já conhecido motor 1.6 turbo proporciona uma performance digna do visual, acelerando até 100km/h em pouco mais de oito segundos, e sem sacrifício do consumo, que é bem razoável, principalmente usando o modo “ECO”. O Peugeot 2008 Style tem preço competitivo, mas com uma lista de equipamentos não muito recheada. Destaque para itens como ar-condicionado de duas zonas, quatro airbags, bancos com revestimento em couro e tecido e controles de tração e estabilidade.
Na frente, destaque para a grade e tomada de ar inferior na cor preto brilhante, os faróis de desenho bem recortado que ficam separados da grade e têm máscara negra e luzes diurnas totalmente em LED e luzes de neblina na parte de baixo do para-choque.
Cor preta
De perfil, chamam a atenção os detalhes na cor preta que contrastam dom a pintura da carroceria nas rodas de liga de 16 polegadas, nas barras do teto, nas capas dos retrovisores e nas molduras dos para-lamas e nas soleiras.
Leia mais: Chevrolet Equinox RS
Na traseira, as lanternas com lentes escurecidas e desenho característico da marca (os três riscos da parta do leão), unidas por uma barra em preto brilhante; e o defletor de ar no teto e o para-choque na cor preta foram um conjunto esportivo e elegante.
Acabamento
O acabamento interno tem bom nível para uma versão intermediária, com destaque para o revestimento em couro sintético e tecido dos bancos, os detalhes em preto brilhante e cromado no volante, console e painéis de porta.
Leia mais: Kavak no Oriente Médio
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens em altura e distância da coluna de direção e com ajuste em altura do banco. O volante tem boa pega e abriga comandos do multimídia e do telefone.
Analógicos
O quadro de instrumentos é analógico e traz mostradores (incluindo o de temperatura) de bom tamanho e de fácil visualização pelos ponteiros vermelhos, assim como as informações que são projetadas na tela digital central do computador de bordo.
Leia mais: Frontier Platinum 2.3 4×4
Com tela sensível de sete polegadas (a marca poderia ter usado a tela de 10 polegadas do 208), posicionada no alto do painel, o sistema multimídia Peugeot Connect é bem intuitivo e fácil de operação e possibilita espelhamento de celular (Android Auto e Apple CarPlay).
Conforto
Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas (falta saída para o banco traseiro), controle automático de velocidade e porta-luvas refrigerado, que faz diferença em dias de calor para gelar, por exemplo, uma garrafa de água.
Leia mais: Chinesa BYD chega à Belo Horizonte
O espaço interno é um pouco acanhado, mas acomoda com certo conforto quatro adultos de média estatura. O porta-malas tem boa capacidade (402 litros), mas o banco traseiro inteiriço impede uma melhor flexibilidade de carga e passageiros.
Segurança
Na lista de equipamentos de segurança, estão quatro airbags (frontais e laterais), controles eletrônicos de tração e estabilidade, que ajudam bem quando se abusa naquelas curvas mais fechadas e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.
Leia mais: Pulse Impetus Turbo
O motor 1.6 THP (turbo) tem boa performance, com acelerações até 100km/h em pouco mais de oito segundos, e retomadas de velocidade vigorosas, possibilitando ultrapassagens com muita segurança. A máxima ultrapassa os 200km/h.
Performance
A melhor performance acontece com o modo Sport acionado. Na opção ECO, com etanol no tanque, apenas o motorista e ar desligado, o consumo foi razoável: o computador de bordo registrou médias em torno de 8,6km/l na cidade e de 10,4km/l na estrada.
Leia mais: Chevrolet Onix Plus LT 1.0
O câmbio automático de seis marchas trabalha de forma suave e aproveita bem a força do muito, principalmente o bom torque em baixas rotações. As trocas manuais, que são feitas por meio da alavanca, tornam as mudanças mais rápidas.
Direção
A calibragem da assistência elétrica da direção favorece bem as manobras em lugares mais apertados. Por outro lado, nessas situações, o motorista não conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Leia mais: OshKosh 2022: números de um ano recorde
Para uma versão com uma pegada mais esportiva, o conjunto de suspensão está mais adequado, segurando bem a carroceria nas curvas mais fechadas. O nível de conforto agrada, mas poderia filtrar mais as imperfeições.
Fora do asfalto, as “armas” que o Peugeot 2008 Style oferece são a boa altura do solo, os bons ângulos de entrada (23°) e de saída (27°) e o sistema que a Peugeot chama de Grip Control, que se adequa para rodar em barro, areia, terra ou neve.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, turbo, 16 válvulas, Flex, que gera potências de 165cv (gasolina) e de 173cv (etanol) a 6.000rpm e torque de 24,5kgfm a 1.400rpm (gasolina ou etanol)
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo travessa deformável
Dimensões – Comprimento, 4,16m; largura, 1,73m; altura, 1,55m; e distância entre-eixos, 2,53m
Altura do solo – 20cm
Ângulo de entrada – 23°
Ângulo de saída – 27°
Freios – A discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Porta-malas – 402 litros
Tanque – 55 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.239 quilos
Principais equipamentos – Quatro airbags (frontais e laterais), banco traseiro inteiriço rebatível, comandos no volante para rádio e Bluetooth, limpador de para-brisas traseiro indexado à ré, ar-condicionado automático digital de duas zonas, alarme perimétrico, retrovisores externos com comandos elétricos, acabamento em preto fosco nas molduras dos vidros, badges Style, apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, antena no teto, quadro com instrumentos com matriz LCD e ponteiros vermelhos, vidro elétrico do motorista sequencial e função anti-esmagamento, controle eletrônico de estabilidade, controle automático de velocidade, limitador de velocidade, modo ECO, faróis de neblina dianteiros, volante revestido em couro, vidros elétricos nas portas traseiras e sistema multimídia Peugeot Connect com tela sensível de sete polegadas.
Preço – R$ 119.990,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh
Uma resposta
Situada apenas à 200 metros da Praia do Rio Vermelho, em
Salvador, a Pousada Charme Fonte do Boi, está localizada
no Bairro do Rio Vermelho o mais Boêmio da cidade tendo
uma localização perfeita para seu repouso. O Café da
manhã é servido na cobertura. O Wi-Fi é gratuito em todas
as áreas.
Apartamentos com ou sem varanda. Todos dispõem de ar-
condicionado, frigobar, banheiro e Tv Smart de tela plana.
A Pousada Charme Fonte do Boi, fica à 13 km do Centro
Histórico/Pelourinho e a 25 km do Aeroporto Internacional
Deputado Luís Eduardo Magalhães e fácil acesso às praias e
pontos turístico. A propriedade oferece serviços de
translado, aluguel de carros e um pequeno estacionamento
privativo gratuito.
Nossa Pousada, atende tanto ao de turismo de lazer ou a
negócios. Nossa Localização é privilegiada.
Viste nosso site http://www.pousadafontedoboi.com.br – Ligue
faça sua reserva também através de nosso WhatsApp (71)
99166-9185 ou nossos telefones (71) 3014-6868 –(71)
3015-6868 – Aceitamos grupos.