Sempre destacada por superesportivos refinados e carros de passeio de luxo, a Maserati desta vez chama a atenção do público do Salão Internacional de São Paulo pelo Levante, o primeiro SUV da marca do tridente em seus 100 anos de história. Construído na Itália, o modelo começa a ser vendido no início de 2017 no Brasil.
Assim como fizeram outras marcas premium, como a Jaguar, a Porsche, a Aston Martin e até a Ferrari, a Maserati também enveredou pela praia dos SUVs de luxo. Produzido na fábrica de Mirafiori, em Turin, o modelo começou a ser vendido este ano na Europa. O modelo chega ao Brasil no início do ano que vem, ampliando o leque de modelos da marca do tridente, que já vende aqui o Quattroporte, o Ghibli, o Gran Turismo e o Gran Cabrio.
O Maserati Levante fez sua estreia mundial no Salão de Genebra de 2016, em março deste ano. Segundo o marketing da marca italiana, “o nome foi inspirado por um vento quente, Mediterrâneo, que pode mudar de leve para força de vendaval em um instante, espelhando o personagem do primeiro SUV da Maserati”. A marca garante que o chassi do Levante foi concebido para garantir uma boa performance tanto no asfalto como no fora-de-estrada, sem perder o conforto e a praticidade no dia-a-dia.
Como nos outros modelos da marca do tridente, o Levante também se destaca por linhas que misturam esportividade, elegância e aerodinâmica (seu coeficiente de penetração aerodinâmica, o Cx, é de apenas 0,31), combinando elementos estético de SUV e cupê. O novo SUV foi desenvolvido com o uso abundante de materiais leves, para reduzir o peso; com a distribuição deste peso ideal, em 50%/50% (frente e traseira); e com o mais baixo dentro de gravidade, para garantir um bom equilíbrio.
Destaque para itens como a suspensão de alumínio a ar, controlada eletronicamente; avançado sistema de tração nas quatro rodas, que inclui as funções neve e gelo; controle de velocidade adaptável com função Stop & Go, advertência de colisão avançada, sistema de assistência de freio, aviso de mudança de faixa, câmera de visão 360° e sistema multimídia com tela de 8,4 polegadas do tipo touchscreen (com novo controle giratório).
Por dentro, o Levante traz o sofisticado acabamento dos Maseratis. Chamam a atenção as várias possibilidades de personalização, misturando cores de couro etc. (são 28 combinações de cores interiores); o clássico relógio analógico da marca do trindente (no centro do painel), o acabamento em alumínio, os bancos dianteiros ventilados e aquecidos, o sistema isofix de fixação de cadeiras infantis nos bancos traseiros, a tampa traseira elétrica e a boa capacidade do porta-malas (580 litros).
Debaixo do capô, o Levante pode vir com três opções do Maserati V6 3.0, sendo duas a gasolina (com biturbo) e uma turbodiesel (com common-rail e injeção direta). O motor a gasolina tem duas versões de potência: 354cv ou 430cv (na topo de linha). A mais potente faz acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e chega à velocidade máxima de 264 km/h. Já a versão mais “mansa”, gasta 6,0 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 100km/h e crava 251 km/h de máxima. A opção a diesel rende 268cv, acelera de 0 a 100km/h em 6,9 segundos e chega aos 230km/h de máxima.
Todas as três opções de motor estão acopladas a um câmbio automático de oito velocidades. O motorista pode escolher entre quatro modos de condução: “Normal”, ICE, “Sport” e “Off-road”. Cada um constitui características distintas que alteram características do motor, da transmissão, da suspensão e da eletrônica.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)