Falar de Oshkosh e se esquecer dos warbirds é um pecado imperdoável, essas incríveis máquinas de guerra que ajudaram a libertar o mundo do julgo do nazismo tem sempre um lugar muito especial, e este ano 400 marcaram presença, vamos citar alguns deles.
WW II, os Warbirds
Pela primeira vez em Oshkosh, o Fairey Firefly é impulsionado pelo Rolls Royce Griffon 74, V12 superalimentado, gerando 2.250hp e acionando uma hélice Rotol de quatro pás.
O Douglas A-1 Skyraider é equipado com um motor Wright R-3350 Duplex-Cyclone de 18 cilindros que, em algumas versões, alcançava 3.700hp. Com um robusto pacote de blindagem e fortemente armado, ele foi amplamente empregado com muito sucesso nas Guerras da Coreia e Vietnã onde era chamado de Sandy e participava em missões de ataque, apoio cerrado, escolta de helicópteros e resgate e salvamentos.
Bombardeiro clássico
O North American B-25 Mitchell, bombardeiro médio, é considerado um clássico da Segunda Guerra Mundial. Robusto, rápido, bem armado, extremamente confiável, foi empregado com sucesso na África e Europa.
O Boeing B-29 Superfortress era quase inatingível no teatro de operações do Pacífico.
Aqui voando em formação, o venerado North American P 51D Mustang, o Cadillac dos Céus, e o Vought F4U Corsai com suas asas de gaivota. Esse caça embarcado é muito manobrável, bem blindado, armado com seis metralhadoras 0.50 e impulsionado por um potente motor radial Pratt & Whitney XR 2800 Double Wasp de 18 cilindros, gerando 2.400hp. Essa mortífera dupla de respeito foi uma tormenta para os japoneses no teatro de operações do Pacífico.
Leia também: Oskosh 50 anos – Parte 3
Motor radial
O torpedeiro Grumman TBF Avenger é equipado com um motor radial Wright R-2600 Cyclone de 14 cilindros, produzindo 1.900hp. O avião teve papel de destaque na Batalha de Midway.
O elegante, majestoso e manobrável Spitfire MK IX, um dos grandes responsáveis pela vitória britânica na “Batalha de Inglaterra”.
O XP-82, o Mustang Duplo que não obteve o sucesso esperado, demonstrando que nem sempre o dobro do bom será ótimo.
Tigres voadores
Curtiss P-40 Warhawk. Esse avião teve um papel crucial com as forças aéreas aliadas em cinco grandes teatros da guerra: China, Mediterrâneo, Sudeste da Ásia, Sudoeste do Pacífico e na Europa Oriental. Aqui nas cores dos Tigres Voadores, que, usando as táticas corretas, foram os primeiros caças ocidentais a combater com sucesso os temíveis Zeros japoneses.
De Havilland DH 98 ,”Mosquito”, a maravilha de madeira. Esse fantástico e versátil avião, que foi construído em madeira compensada, tinha a destreza de um caça monomotor e desempenhava funções de Bombardeiro Leve, Caça Bombardeiro e Caça Noturno.
Leia ambém: Oshkosh 50 anos – Parte 2
Levando de tudo
O famoso e versátil C 47 (versão militar do DC3), impecavelmente restaurado. Este avião foi o “pau para toda obra” na Segunda Guerra, transportando suprimentos, tropas, lançando paraquedistas e até mulas.
Observem onde ficava o artilheiro de barriga no Boeing B-17 Flying Fortress
E, para ocupar o “escritório” dele, tinha que ter físico de jóquei e ficar nessa cômoda posição ginecológica.
Os North American T-6, o versátil e amado “T meia” em constante revoada.
Edição: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires
Texto e fotos: Rodolfo Luiz Aquino Hauck
Parágrafo
(*) Rodolfo Luiz Aquino Hauck tem 40 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia.
Respostas de 35
Muito legal!
Grato Suelem.
Sou um apaixonado pelos grandes conflitos mundiais. E gostei de ver outras máquinas voadoras. Diferentes das poucas que aparecem citadas nos documentários.
Obrigado pela riquíssima conformação
Erlon eu é que tenho o que agradecer e para o ano próximo teremos muito mais informações sobre estas incríveis maquinas voadoras.
Great footage as always. You’ve become the brazilian master class teacher about Oshkosh…
Thank you my generous friend.
Como sempre uma aula de grande conhecimento mostrando a magia destas maquinas voadoras, num tempo onde não havia as tecnologias atuais
Mauricelio, seu comentário ao mesmo tempo que aumenta minha responsabilidade também me estimula buscar fazer um trabalho de excelência. Agradeço.
Show de matéria & Fotos!!!
Muito obrigado Carla.
Muito bacana
Grato Cássio.
Prezado Rodolfo Hauck!
OSHKOSH durante a Convenção Anual da EAA é algo inesquecível. E seus documentários nos ajudam a recordar e ter vontade de retornar ao evento! Parabéns pelo trabalho.
Grato Bob, comentários como os seus me motivam tentar cada vez mais trazer a realidade de Oshkosh aos nossos leitores. Muito Obrigado
Fantástico Rodolfo!!!
Excelente Material e Conteúdo …
Adorei e compartilhei…
Muito obrigado Rachel, proximamente estaremos publicando a parte 5, vale conferir, grato.
Matéria e fotos de altíssima qualidade!!
Showwww!!!!
Cassia agradeço sua sempre audiência e comentários. E não deixe de ver a parte 5 que publicaremos proximamente, grato.
Parabéns Aceleraaí!
O autor desta matéria conseguiu trazer o espírito deste lugar mágico que é Oshkosh ! Belíssimas fotos e um texto que deixa a gente esperando a publicação da próxima “parte”! Que tal, Oshkosh “parte” 5,6,7……
Gerson, de coração agradecemos seus comentários. E sim, teremos as partes 5 e 6 sobre Oshkosh 2019 e para o ano próximo muitas outras novidades . Continue nos prestigiando com sua audiência e comentários que nos estimulam a buscar constante melhoria, grato.
Parabéns pelas matérias e lindas fotos!
Alberto muito obrigado pelo seu comentário e audiência.
Muito legal, matéria que nos remete à história.
Foros fantásticas
Parabéns!
Adalto, agradeço muito seus comentários e audiência.
DEMAIS ! Mais um excelente matéria! Ansiosa pela próxima!
Muito obrigado Michelle e não deixe de ver as partes 5 e 6, tem muita coisa interessante.
Muito bom!Adorei
Dayana, grato pelo comentário e audiência.
Parabéns Rodolfo, tudo muito bacana.
Muito obrigado Kátia, tenho certeza que vai gostar dos próximos artigos, grato.
Parabéns Rodolfo pela matéria sobre aviação militar foi bom á reportagem gostei muito saber sobre esses aviões de guerra cada um com sua especialidade .E também por eu passar pelo o exército gostei muito de saber sobre á história desses aviões.
Walter, agradeço seus comentários, nas partes 5 e 6 teremos muitas novidades, aguarde.
Excelente matéria!!!
Karen, agradeço o comentário e audiência.
Muito legal. Vi recentemente o documentário da Netflix sobre a 2a guerra onde são mostrados vários modelos de aviões que voce apresenta aqui.