Oshkosh 50 anos (parte 3)

Não tem como falar de Oshkosh sem citar os shows aéreos e apresentações acrobáticas, que nesse ano foram 2.758, que dá uma média de diária de 394 apresentações. Também não se pode esquecer dos clássicos e dos lugares que dá vontade de ficar.

Os acrobáticos

Novamente uma das atrações deste ano foi o acrobático YAK 110, construído a partir de dois YAK 55. Esse exótico avião é impulsionado por dois motores radiais Vedeneyev M14P russos de nove cilindros, quatro tempos, refrigerado a ar, produzindo 360 hp (268 kW) cada e um turbo jato General Eletric CJ 610, de 2.850 lbs de empuxo. Ele se apresentou fazendo um incrível número de acrobacias, culminando com a subida balística impulsionado pelo turbo jato.
Twin Tiger Aerobatic Team com os seus YAK 55 fizeram apresentações de tirar o fôlego.
A sempre presente esquadrilha AeroShell com os seus impecáveis Texan T6.
O Zivko Edge 540 T do Red Bull Team, impressionando pela sua performance.

Clássicos e lugares de sonho

Lugar de sonho, EAA Seaplane Base, uma visita imperdível, onde se pode fazer voos gratuitos em hidroaviões.
Sabe aquele lugar que não dá vontade de ir embora.
O Vintage Red Barn é pura nostalgia. Um lugar agradável e cheio de histórias onde se pode saborear uma pipoca e tomar uma gelada e deliciosa limonada servidas pelas simpáticas senhoras voluntárias.
Como tudo aqui é vintage, o pátio não poderia ser diferente.
O Stinson Reliant, um clássico de 5 lugares com asa de gaivota é impulsionado por um motor radial Wright R-760-E23, de 320 hp (239 kW).
No Stinson Reliant tudo é primoroso.
Howard DGA-15 P, um clássico produzido entre os anos de 1.939 a 1.944. Equipada com um motor radial de nove cilindros Pratt & Whitney R-985 (450 hp, 336 kW), a aeronave tem uma legião de fãs por todo o mundo.
O Beechcraft model 17 Staggerwing, um cobiçado clássico com motor radial Wright R-760-E2, de 350HP.
O Piper J3 Cub completou este ano 82 anos de vida. Equipado com um motor Continental A-65-8, de 65 hp (48,5 kW), ele se destaca pela sua simplicidade, acessibilidade e sua popularidade é comparada ao sucesso do Ford Modelo T.
O painel do Piper J3 Cu, tem somente o básico. E precisa de mais para voar pelo simples prazer de voar?
O xodó também na versão anfíbia.
Boeing Stearman PT-17. Foram construídas 8.584 unidades deste treinador, biplano, dois lugares, também utilizado para acrobacias e pulverização. Essa versão vinha equipada com o motor Continental R-670-5 de sete cilindros radiais, desenvolvendo 220 hp.
Curtiss Wrigth Travel Air, uma aeronave sport trainer equipada com um motor radial de sete cilindros Warner Scarab, desenvolvendo 125 hp.



Edição: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires

Texto e fotos: Rodolfo Luiz Aquino Hauck



Metalmoro 20

Parágrafo

(*) Rodolfo Luiz Aquino Hauck tem 40 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia.

Respostas de 34

  1. Belo evento, excelente matéria. Parabéns!!!
    Desejo, numa oportunidade, visitar esta festa maravilhosa.

  2. Lendo as matérias, me sinto participante da feira, tamanhã riqueza de detalhes e qualidade das imagens !

  3. Fala camarada nossa meu sonho voar nessas maquinas voadoras.Muito doido mesmo para pessoas que curte
    Uma adrenalina

  4. unas Joyas de la Aviación ,me hubiera gustado mucho poder asistir. ME gusto mucho el Stinson Reliant y el YAK 110

    Felicitaciones tocayo

  5. Excelente matéria!!
    A cada foto me teletransporto e curto o momento que você teve a oportunidade de vivenciar em Oskosh!
    Está de parabéns pelos clicks!! 😉

  6. Cada modelo de encantar os olhos. Festa sensacional. Ainda março presença num evento desse.

    Parabéns Rodolfo

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