Líder de vendas no mercado nacional, o Onix chega à sua linha 2021 um pouco diferente do que acontece com o mercado normalmente. Em vez de um leve tapa no visual – só para dizer que mudou algo – a General Motors optou por desenvolver duas novas versões. E diferenciadas.
São elas a RS e a Midnight. Seus preços ficam entre as versões LT e LTZ: Onix RS (R$ 75.590,00) e Onix Midnight (R$ 81.390,00). As vendas começam em outubro. Mas outras versões especiais, como estas vêm por aí, garante a GM.
Leia mais: Novo Peugeot 208 mostra as garras
O Onix RS e Midnight são, na verdade, exercícios de criatividade da turma de pós-vendas e marketing, com a ajuda da engenharia, que enche os modelos de conteúdo, mexe no preço – normalmente para cima – e entrega um produto diferente e exclusivo.
10% do mix
Tem gente que gosta disso. Tanto que a montadora planeja uma participação de 10% dos modelos no mix de vendas da linha Onix.
O Midnight tem como base o modelo Premier, portanto sedã, e possui acabamento totalmente em preto. Até a famosa gravata dourada da Chevrolet escureceu. Essa família de pretinho básico já tem a Equinox e a S10.
Leia mais: Avaliação do Tracker Premier 1.2
Na versão inédita RS, apesar do logotipo sugerir algo veloz e com desempenho extraordinário, a esportividade se limita ao design. Conta com acabamentos específicos que proporcionam uma aparência exclusiva. Entre eles estão detalhes em vermelho nos arremates internos e um aerofólio sutil.
Sem nativo
O consumidor vai sentir falta, em ambas as versões, da opção de wi-fi nativo, tão destacado pela montadora quando lançou a nova geração do novo Onix em 2019. É que simplesmente este conteúdo não estará disponível. A justificativa é que o cliente de carros com essas características não dão tanto valor para o detalhe. Sei não.
Só motor 1.0 turbo
Os dois modelos terão motor 1.0 turbo que desenvolve 116 cv de potência, quando abastecido com etanol. As duas vêm com câmbio automático.
O Onix RS acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. De acordo com os dados do Inmetro, o carro faz com gasolina, em média, até 14,4 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade. Com etanol, os números são 12 km/l e 8,3 km/l, respectivamente.
Já o Onix Midnight crava de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, enquanto a média de consumo fica entre 12 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada) com gasolina e entre 8,6 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada) com etanol no tanque. Os dados relativos à economia de combustível também são do Inmetro.
Leia mais: S10 conectada ao agro
Tela de oito
Os dois modelos trazem como novidade no MyLink – sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play – tela de oito polegadas – maior que nas demais versões.
As versões são únicas, portanto, sem opcionais. Confirma a lista de conteúdos de cada uma delas.
Onix RS:
- Gravata “Black Bow Tie” Chevrolet
- Kit aerodinâmico com spoiler frontal e traseiro, grade tipo colmeia, saia lateral e aerofólio
- Faróis tipo projetor com máscara negra
- Luz de condução diurna em LED com moldura em preto brilhante
- Rodas de 16 polegadas com design esportivo
- Retrovisor com capa e teto pintados em preto metálico
- Logo Onix em preto fosco
- Revestimento interno de teto e coluna escurecidos
- Volante com base reta e bancos inteiriços que remetem a carros de corrida
- Acabamento interno com detalhes em vermelho no painel e nas costuras pespontadas
- Padronagem de banco RS
- Sistema de áudio com seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Direção com assistência elétrica
- Travas e vidros elétricos com controle remoto na chave
- Sensor de estacionamento traseiro
- Computador de bordo
- Controlador de limite de velocidade
- Regulagem de altura do banco e cinto de segurança do motorista
- Regulagem de altura e profundidade para o volante
- Airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina
- Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Assistente de partida em aclive
Onix Midnight:
- Gravata “Black Bow Tie” Chevrolet
- Grade tipo colmeia em preto brilhante
- Conjunto óptico com faróis tipo projetor com máscara negra e luz de condução diurna em LED
- Carroceria com acabamento “todo preto” para carroceria, rodas, frisos e logo Onix
- Acabamento interno Premier para painel, console central e quadro de instrumentos
- Volante de base reta com moldura inferior em preto brilhante
- Bancos com revestimento premium na cor preto “Jet Black”
- Sistema de áudio com seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Direção com assistência elétrica
- Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular
- Sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré
- Chave inteligente para destravamento das portas e partida da ignição por botão
- Computador de bordo
- Controlador para limitar a velocidade
- Regulagem de altura e profundidade para o volante
- Regulagem de altura do banco e cinto de segurança do motorista
- Airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina
- Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Assistente de partida em aclive
- Controlador de limite de velocidade
Texto: Luís Otávio Pires
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh