Onix Premier Turbo

Na lista de atrativos da opção topo de linha do hatch compacto da GM estão o motor, que equilibra bem performance e consumo; o câmbio automático de seis marchas, que trabalha de forma suave e afinada com o motor; a lista de itens de segurança, que inclui seis airbags e controles de tração e estabilidade; o espaço interno, que acomoda com certo conforto quatro adultos; e o pacote de conectividade, que traz a principal novidade do Onix: o MyLink com tela de oito polegadas e projeção do Android Auto e Apple CarPlay sem cabo, além do carregamento do smartphone feito por indução magnética. Por outro lado, faltam detalhes como um acabamento interno mais esmerado e borboletas para trocas de marchas manuais junto ao volante.

Foto: Eduardo Aquino

O estilo do Onix é de um hatch moderno e sofisticado. Na frente, destaque para os faróis com dois projetores se harmonizam com a enorme grade “cortada” por uma barra cromada, onde fica a gravatinha dourada, e as lanternas e luzes diurnas em LED.

Rodas esportivas

De perfil, o design é mais simples, com linha de cintura um pouco alta, maçanetas das portas na mesma cor da carroceria, rodas de liga de 16 polegadas com desenho mais esportivo e colunas central e traseira pintadas na cor preta.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as lanternas escurecidas com desenho bem estilizado, a parte de baixo do para-choque recortado na cor preta e o defletor de ar no teto também na cor preta dão um toque de esportividade.

Faixa marrom

No interior, o acabamento é um pouco simples para um carro nessa faixa de preço. Destaque para a faixa marrom que transpassa o painel e o revestimento em couro dos bancos e a forração das portas dão um toque mais sofisticado ao ambiente.

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Foto: Eduardo Aquino

O volante de base achatada tem boa pega e abriga os controles do rádio e telefone no volante e possibilita uma boa visão dos instrumentos. A coluna de direção regula em altura e distância, o que ajuda a encontrar uma boa posição de dirigir.

MyLink

O novo sistema Multimídia MyLink é a maior das novidades da linha 2021 do Onix. A tela sensível ao toque, em estilo flutuante, agora tem oito polegadas, e, vez de seis como era na linha anterior, e proporciona uma melhor visualização do conteúdo.

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Foto: Eduardo Aquino

A outra grande novidade do sistema é a transmissão é feita por meio do Wi-Fi do veículo, buscando garantir maior fluxo de dados. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e projeta aplicativos como o Waze, Spotify e WhatsApp na tela.

Aplicativo myChevrolet

Completam a conectividade do Onix o Wi-Fi nativo, a última geração do sistema de telemática OnStar, o aplicativo myChevrolet app (que pode comandar diversas funções do carro) e o carregamento do celular por indução.

Em termos de espaço interno, o Onix hatch proporciona conforto para quatro adultos de boa estatura, que acomodam bem as pernas no banco traseiro. A capacidade do porta-malas de 275 litros é compatível com a de um hatch compacto.

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Foto: Eduardo Aquino

Na lista dos itens de conforto, desta que para o ar-condicionado digital, a entrada USB para carregamento de celular para os passageiros do banco traseiro e o controle automático de velocidade, muito útil naquelas retas longas de estradas de pista dupla.

Segurança

O pacote de segurança inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus e assistência de frenagem de urgência.

Embora não tenha injeção direta de combustível, que melhoria a sua eficiência, o motor 1.0 turbo de três cilindros consegue entregar uma performance que agrada, tanto nas acelerações como nas retomadas de velocidade.

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Foto: Eduardo Aquino

O nível de consumo também é bem razoável. Com apenas o motorista, sem ar ligado e apenas etanol no tanque, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,2km/l na cidade e de 11km/ na estrada.

Faltam borboletas

O câmbio automático trabalha de forma suave e bem afinada com o motor, mas as respostas mais rápidas vêm com as trocas manuais, que, infelizmente, são feitas apenas na alavanca de marchas. Faltam borboletas junto ao volante.

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Foto: Eduardo Aquino

A assistência elétrica está bem calibrada tanto na maciez para sair daquelas vagas mais apertadas quanto com um bom peso para altas velocidades, transmitindo segurança nas manobras de mudanças bruscas de pista, por exemplo.

Semiautônomo

Aliás, nas manobras apertadas, o motorista do Onix é bem servido, pois conta com câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro e assistente de estacionamento semiautônomo, que “mede” as vagas e movimenta o volante.

O conjunto de suspensão transmite segurança quando o motorista abusa naquelas curvas mais fechadas e consegue proporcionar um bom nível de conforto quando o carro trafega por pisos irregulares.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo, flex, que gera potência de 115,6cv (gasolina/etanol) a 5.500rpm e torques de 16,3kgfm (gasolina) e de 16,8kgfm (etanol) ambos a 2.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,16m; largura, 1,73m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,55m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16

Porta-malas – 275 litros

Carga útil (ocupantes+bagagens) – 375 quilos

Tanque – 44 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.117 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sensor crepuscular, alarme, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos revestidos em couro e tecido, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, coluna de direção com regulagem em altura e distância, computador de bordo, controle automático de velocidade, controles eletrônicos de estabilidade e tração, alerta de ponto cego, controles do rádio e telefone no volante, direção elétrica, entrada USB para carregamento para o banco traseiro, luzes diurnas em LED, multimídia Chevrolet MyLink, com tela sensível de oito polegadas (integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, função áudio streaming, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente e entrada USB), OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi, painel de instrumentos de 3,5 polegadas digital em TFT, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo, roda de liga de 16 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro; assistente de estacionamento semiautônomo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistência de frenagem de urgência e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Preços – R$ 89.590. Com pintura metálica, sobe para R$ 91.190.

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