Onix Plus Premier

Andamos na opção topo de linha do sedã “compacto” da Chevrolet, que na nova geração mudou de nome: de Prisma para Onix Plus. Além do visual, que ficou mais moderno e sofisticado, os principais atrativos do modelo são: a conectividade, incluindo internet 4G; a ampla lista de equipamentos de conforto e segurança; e a afinada dupla motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, que equilibra bem performance e consumo. Quanto aos casos de incêndio, que começaram a queimar o filme do Onix, a GM garante que tudo foi resolvido com um recall para a reprogramação do mapa de injeção.

Rebatizado de Onix Plus, o sedã compacto ganhou um visual mais atualizado e refinado e em sintonia com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet. Além de mais imponente, pois as linhas do Prisma não se destacavam na multidão.

A nova boca do Onix

Na frente, chamam a atenção a nova “boca” (ao estilo que a Chevrolet chama de “Dual-Port”), que ficou maior na parte de baixo para atender às necessidades de refrigeração do motor turbo; os faróis com projetores, que estão unidos por uma barra cromada que abriga a gravatinha dourada; as luzes diurnas de LED em formato de “L”; e os vincos acentuados no capô, cuja inclinação foi alterada para maior proteção a pedestres.

Leia também: Resgate dos ausentes

De perfil, as mudanças no estilo quase não são percebidas, exceto pelas desenho elegante das novas rodas de liga e pelos frisos cromados da versão Premier. Na traseira de linhas mais limpas, o que mais atrai os olhares são as lanternas bipartidas com detalhes 3D, que criam um efeito muito interessante à noite.

Faixa bege

Por dentro, a versão Premier traz um acabamento de boa qualidade e diferenciado por uma faixa bege (a mesma cor está presente nos painéis de porta) que percorre todo o painel e por revestimento em couro dos bancos.

Leia também: Operação Relâmpago

A conectividade a bordo é um dos principais atrativos do novo Onix, com Wi-Fi 4G, que foi desenvolvido em parceria com a Claro. A GM oferece como cortesia um pacote de dados 3GB ou três meses e o cliente pode adquirir futuramente um outro pacote de dados, sendo que o mais barato, de 2GB, custa cerca de R$ 30,00.

Carregamento por indução

A central multimídia do MyLink (nova geração) tem tela sensível de sete polegadas do tipo flutuante e possibilita alguns ajustes, como o do ar-condicionado. No novo Onix Plus, o celular pode ser carregado por indução.

Outra novidade é o aplicativo myChevrolet App, que possibilita consultar informações do computador de bordo e obter relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto à forma de condução; informações de recall. Já o sistema OnStar oferece serviços como resgate em caso de acidente, reboque, veículo emergencial, recuperação do veículo etc.

Espaço interno

Em termos de espaço interno, o Onix Plus oferece um bom nível de conforto para quatro adultos, incluindo os passageiros do banco traseiro, que dispõem de um bom espaço para as pernas; e um amplo porta-malas de 500 litros. Isso se deve em parte à boa distância entre-eixos (2,60m). Aliás, o novo Onix Plus é mais largo (41mm) e mais comprido (194mm).

Leia também: Novo Chevrolet Onix

Ao rodar com o Onix Premier, a dupla motor 1.0 turbo de 116cv e câmbio automático de seis velocidades se mostrou afinada e com um fôlego capaz de dar agilidade ao sedã nas arrancadas e retomadas de velocidade e com um nível de consumo bem razoável.

Faltam borboletas

Por outro lado, faltam “borboletas” junto ao volante para as trocas manuais de marcha, que podem ser feitas apenas em botão na alavanca.

A assistência elétrica da direção está bem dosada e a suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade. Destaque também para o pacote de itens de segurança, que inclui controles de tração e estabilidade e seis airbags. Mas o aleta de ponto cego é opcional.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12V, turbo, flex, que gera potência de 116cv (gasolina ou etanol) a 5.500rpm e torques de 16,3kgfm (gasolina) e de 16,8kgfm (etanol) a 2.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica progressiva

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,60m

Freios – A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16

Porta-malas – 469 litros

Tanque – 44 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.117 quilos

Equipamentos de série – Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, assistente de partida em subida, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, controle automático de velocidades, controles de tração e estabilidade, entrada USB dupla para o banco traseiro, lanterna de neblina, multimídia MyLink com tela sensível de sete polegadas (Android Auto e Apple CarPlay), painel de instrumentos digital TFT, sensor de estacionamento traseiro, sistemas Isofilx e Top Tether, monitoramento da pressão dos pneus, OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi, coluna de direção com regulagem em altura e distância, sensor crepuscular, câmera de ré, carregador de celular sem fio, abertura das portas por aproximação, bancos com tecido e acabamento premium, luzes diurnas de LED

Opcionais – Alerta de ponto cego, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação, bancos com acabamento premium, sistema de estacionamento automático, sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro; e acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e caramelo “Maple Sugar”.

Preços – R$ 75.090. Com todos opcionais (incluindo pintura metálica), R$ 79.740.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews

Uma resposta

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.