A Mercedes-Benz apresentou esta semana o primeiro ônibus urbano de condução autônoma (que roda sem a necessidade de intervenção de um motorista). Equipado com o sistema autonônomo City Pilot, um ônibus da marca alemã fez a sua viagem inaugural na maior linha de BRT da Europa, na Holanda.
O ônibus urbano autônomo é ideal para faixas exclusivas: um percurso de 20 quilômetros sem usar os pedais do acelerador e do freio. Veículo atraente com revolucionário design interior e exterior. A Mercedes-Benz mostrou hpa quase dois anos o Highway Pilot, sistema de condução autônoma para o transporte de longa distância por caminhões. Agora, com o CityPilot, a marca mostra a mesma tecnologia voltada os ônibus urbanos. O objetivo é mais velocidade, pontualidade e conforto.
A Daimler Buses, maior fabricante de ônibus do mundo, investirá cerca de 200 milhões de euros no desenvolvimento futuro de seu portfólio de ônibus urbanos até 2020. Com o CityPilot, um ônibus urbano da marca rodou pela primeira vez de forma autônoma numa rota de aproximadamente 20 quilômetros nas proximidades de Amsterdam, na Holanda.
Num trecho da maior linha de BRT (Bus Rapid Transit) da Europa, o inovador veículo anda em velocidades de até 70 km/h, com precisão de centímetros nos pontos de embarque e semáforos. O veículo sai automaticamente, atravessa túneis, freia ante aos obstáculos e pedestres e se comunica com os semáforos. O motorista continua presente e monitora o sistema, mas tem uma tarefa muito mais fácil do que antes. A Daimler Buses é, portanto, a primeira fabricante do mundo a colocar em operação automatizada um ônibus urbano numa situação de tráfego real.
O CityPilot compreende sistemas de assistência à condução já conhecidos, como os usados em ônibus Mercedes-Benz, por exemplo, assim como sistemas adicionais que foram trazidos da Daimler Trucks e adequados para uso no trânsito urbano. O equipamento inclui radar de longo e curto alcance, um grande número de câmeras e o sistema de navegação GPS controlado por satélites. A conectividade inteligente das câmeras com sensores possibilita criar um panorama preciso do entorno do veículo e determinar a posição exata do ônibus.
Com cerca de 12 metros de comprimento, o novo ônibus chama a atenção, por exemplo, pelo design exterior assimétrico, mais moderno e impactante. O interior é amplo e iluminado. Com piso baixo, o ônibus é dividido em três áreas. A chamada área de “serviço” fica na frente, junto ao motorista. A área “expressa” fica no meio do veículo, destinada às pessoas que farão pequenos percursos – elas ficam em pé, o que favorece o rápido fluxo de passageiros. Na parte traseira, localiza-se o “lounge”, onde os passageiros passam mais tempo – ali, os smartphones podem ser carregados sem fio.
O cockpit foi totalmente reprojetado. O motorista recebe as informações necessárias num grande mostrador com estilo de apresentação inovador e pode se concentrar totalmente em suas tarefas principais. Um sistema de passagens eletrônico elimina a venda e conferência convencional dos tíquetes pelo motorista. O sistema de passagens é um importante elemento da conectividade do ônibus.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/ )