O figurino é francês

Andamos na versão mais sofisticada do Captur, que usa a mesma base do Duster, mas com um design no melhor estilo francês. Além das bonitas linhas modernas, o modelo tem como pontos positivos o espaço interno, tanto para passageiros como para bagagens; e a boa altura do solo. Por outro lado, a dupla motor 2.0 e câmbio automático de quatro marchas proporciona um desempenho apenas razoável.

 

Na frente, destacam-se a grade em forma de "U", as luzes diurnas em "C" e o capô bem inclinado
Na frente, destacam-se a grade em forma de “U”, as luzes diurnas em “C” e o capô bem inclinado

 

O design do Captur segue a nova identidade visual da marca francesa. Inspiradas no conceito que foi exibido no Salão de Genebra de 2011 e depois mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, as linhas foram desenvolvidas pelo Technocentre da Renault, na franca, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL), em São Paulo. Para tornar possível a produção do modelo na fábrica de São José dos Pinhais (PR), a marca optou pela plataforma mecânica do Duster, ou seja, motor 1.6 ou 2.0, aliados aos câmbios manual, automático ou CVT.

 

O charme do Captur é completado pela pintura em dois tons, a linha de cintura alta e os vincos acentuados nas laterais
O charme do Captur é completado pela pintura em dois tons, a linha de cintura alta e os vincos acentuados

 

Realmente, um dos principais atrativos do Captur é o seu visual moderno e elegante. A começar pela pintura em dois tons, que possibilita uma boa dose de personalização: o teto pode ser preto ou marfim e a carroceria, preta, branca, marrom, laranja, marfim, vermelha, prata ou cinza. Destaque para as luzes diurnas de LED, no formato de “C” ao redor dos faróis de neblina; o capô em curva, os acentuados vincos laterais, as lanternas traseiras em LED e o friso cromado abaixo da tampa do porta-malas.

 

As lanternas traseiras têm luzes de LED e lentes escurecidas
Os para-lamas são bem “musculosos” e as lanternas traseiras têm luzes de LED e lentes escurecidas

 

Por dentro, ele também é bem mais refinado que o Duster. O painel tem desenho equilibrado, colocando em destaque no centro a tela de sete polegadas (do tipo touchscreen) do sistema multimídia Media Nav, com GPS integrado, Bluetooth® e câmera de ré. Um comando satélite junto ao volante possibilita ao motorista o acesso à várias funções. Os instrumentos (analógicos e digitais) têm boa visualização. A chave do tipo cartão é prática, pois permite apenas com a sua presença a ignição e o destravamento das portas e porta-malas.

 

O Captur traz de série rodas de liga de 17 polegadas, que são diamantadas na versão Intense
O Captur traz de série rodas de liga de 17 polegadas, que são diamantadas na versão Intense

 

O espaço interno acomoda com conforto cinco adultos, com destaque para o banco traseiro. O porta-malas tem bom acesso e boa capacidade (437 litros). Outros itens positivos da cabine que chamaram a atenção foram o baixo nível de ruídos, o bom número de porta-trecos (nos painéis de porta, console central, painel de bordo e porta-luvas) e a boa posição de dirigir, com ampla visibilidade e acesso fácil aos principais comandos. Por outro lado, falta ar-condicionado de duas zonas, indicação no painel da marcha engatada no modo de troca manual e ajuste de distância da coluna de direção.

 

O motor 2.0 16V é o mesmo que equipa o Duster e rende 148cv com etanol no tanque
O motor 2.0 16V é o mesmo que equipa o Duster e rende 148cv com etanol no tanque

 

A versão que avaliamos, a Intense, que é a topo de linha, tem o mesmo conjunto mecânico do Duster: motor 2.0 16V e câmbio automático de quatro marchas. Na prática, o desempenho atende bem no trânsito urbano e para manter um bom ritmo de viagem, mas é um pouco limitado, principalmente nas acelerações e retomadas e no consumo. As trocas de marchas são suaves e as retomadas melhoram quando se usa as trocas manuais, por meio da alavanca.

 

O painel tem desenho equilibrado, colocando em destaque no centro a tela de sete polegadas (do tipo touchscreen) do sistema multimídia Media Nav
Em destaque no centro do painel está a tela de sete polegadas do tipo touchscreen do sistema Media Nav

 

Com gasolina no tanque, ar desligado, na função Eco (que contribui para a economia de combustível) e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias que não ultrapassaram 8,5km/l na cidade e 11km/ na estrada. Um câmbio mais moderno e sistema Start-Stop poderiam ajudar bastante a melhorar esses números. A suspensão surpreendeu pela boa estabilidade, principalmente para um carro com o centro de gravidade um pouco elevado como o Captur. Por outro lado, o conforto ficou um pouco prejudicado. A direção poderia ser mais leve em manobras.

Texto e fotos – Eduardo Aquino

 

O porta-malas tem amplo acesso e capacidade para 437 litros
O porta-malas tem amplo acesso e capacidade para 437 litros

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.998cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que gera potências de 143cv (etanol) e 148cv (etanol)a 5.750rpm e torque de 20,9kgfm com ambos os combustíveis a 4.000rpm

Câmbio – Automático de quatro marchas, tração dianteira

Suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira

Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,32m; largura, 1,81m; altura, 1,61m; e entre-eixos, 2,67m

Tanque – 50 litros

Peso – 1.352 quilos

Porta-malas – 437 litros

Preço – R$ 91.900. Com os opcionais, R$ 96.300.

 

O banco traseiro proporciona conforto e segurança para três adultos
O banco traseiro proporciona conforto e segurança para três adultos

 

Equipamentos de série – Airbags laterais, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, Sistema Isofix, rodas de liga diamantadas de 17 polegadas, alarme perimétrico, controle automático de velocidade, sistema Media Nav com tela de sete polegadas, câmera de ré, ar-condicionado automático, sensores de chuva e crepuscular e faróis de neblina direcionais.

Opcionais – Bancos em couro e pintura em dois tons.

 

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