O Grupo FCA reuniu ontem, dia 4 de dezembro, a imprensa especializada para falar dos números e planos da marca Jeep para o Brasil e sobre as ações da Mopar, que é responsável pelo pós-venda de todas as marcas do Grupo FCA. Entre os números que a Jeep apresentou, destaque para a performance da marca nos últimos cinco anos, quando saiu de 3.143 veículos vendidos em 2014 para fechar este ano com 117.881 unidades; e, entre as novidades, destaque para um SUV de porte maior que o Compass, que será produzido no Brasil e comercializado a partir de 2021.
De acordo com a diretora comercial da Jeep, Tânia Silvestri, com esses números a marca do Grupo FCA saiu de uma participação de 1% no mercado de SUV’s no Brasil em 2014 para alcançar um market share (fatia de mercado, em inglês) de 22% em 2019. Com os 22%, o Brasil é o segundo maior mercado Jeep no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ela ressaltou alguns motivos principais desse sucesso no mercado brasileiro, como a construção da fábrica em Goiana (PE), onde são produzidos o Renegade (que fechará 2019 com 63.242 unidades vendidas) e o Compass (que alcançará 54.707 veículos comercializados este ano).
Planta pernambucana
A planta pernambucana já produziu 700 mil unidades nos últimos cinco anos e emprega atualmente 12.000 funcionários, sendo considerada a fábrica mais moderna da FCA no mundo. Além dos modelos produzidos no Brasil (Renegade, lançado em 2015; e Compass, em 2016), a Jeep trouxe para o mercado brasileiro os novos Grand Cherokee (2017) e Wrangler (2019), que complementam de certa forma o portfólio da marca.
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Tânia Silvestri também destacou entre os motivos de sucesso da Jeep no Brasil as séries especiais, como Renegade WSL, Renegade Willys, Renegade Night Eagle e Compass Série S; os eventos de marketing realizados pela montadora em todo o país, como o Jeep Experience (38 eventos em 2019); e a rede de concessionárias Jeep, que saltou de 14 pontos em 2014 para 203 pontos em 2019.
Novo SUV grande
Quanto aos planos futuros, a diretora comercial disse que a Jeep pretende um crescimento de 5 a 7% para 2020, chegando a uma participação de mercado de 27%; e que a marca vai realizar 10 lançamentos nos próximos anos, entre reestilizações, séries especiais e novos modelos. As reestilizações e séries especiais começam a chegar a partir do ano que vem e os novos modelos, como um utilitário-esportivo de maior porte (acima do Compass), chegam em 2021. O novo SUV grande será produzido em Goiana (PE), aproveitando também os novos motores que serão produzidos em Betim (MG) e terá várias versões, entre elas uma com capacidade para sete lugares.
A executiva da Jeep disse também que a Jeep vai investir em novas tecnologias, sem precisar quais; e no fortalecimento do processo de localização e nacionalização de fornecedores, também em função da produção de novos modelos em Goiana (PE). Ela ressaltou que a marca quer crescer ainda mais no Brasil, mantendo a liderança no mercado de SUV’s aqui e na América Latina, onde detém 15% de Market share.
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Pós-vendas
A Jeep também aproveitou o evento para falar da Mopar, divisão que é responsável pelo pós-vendas de todas as marcas do Grupo FCA, incluindo o atendimento aos clientes, a customização de modelos, a produção e manuais e planos de manutenção e o fornecimento de peças e serviços. Segundo o diretor Luís Santamaria, entre os planos da Mopar para 2020, estão incrementar a venda on-line de garantira estendida, a loja virtual da Jeep, os serviços rápidos e a oficina móvel.
Texto e fotos: Eduardo Aquino (*)
(*) Jornalista viajou a São Paulo a convite do Grupo FCA.
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