A BMW revelou esta semana nos Estados Unidos a nova geração do X3, que desembarca no Brasil no primeiro trimestre de 2018. Ele será inicialmente importado dos EUA, mas a marca alemã estuda a possibilidade de produzi-lo na sua fábrica de Araquari (SC). O modelo recebeu um tapa no visual, melhorias técnicas, novos equipamentos e pacote M Performance, que possibilita a aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
O novo modelo foi revelado na fábrica do BMW Group na Carolina do Sul (Estados Unidos). A terceira geração do novo BMW X3 mantém a linguagem visual do modelo. As dimensões exteriores permanecem praticamente inalteradas, porém o modelo ganhou apenas 2,2 polegadas na distância entre eixos. Destaque para o capô longo e a saliência frontal extremamente curta. Segundo a BMW, o X3 tem distribuição de peso de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. Pela primeira vez em um modelo BMW X, a grade dianteira é “tridimensional” com o sistema “active air flap control” e faróis de neblina em formato horizontal. Na traseira, ganham destaque as lanternas traseiras “tridimensionais” e o novo sistema de escapamento esportivo.
Internamente, a cabine ganhou novos revestimentos no painel e nas portas. Um dos destaques é o novo head-up display, que projeta imagens coloridas em alta definição no para-brisa e ficou 75% maior em relação ao sistema anterior. No painel central está a nova central multimídia, com tela de 10,25 polegadas, sensível ao toque, e tecnologia de controle por gestos. Há ainda ar condicionado automático de três zonas e bancos esportivos. Em termos de segurança, a novidade é o sistema de detecção de acidentes “Active Protection”.
A suspensão M Sport, que é padrão no modelo X3 M40i, oferece uma performance mais firme (molas, amortecedores e barras anti-rolagem). O Dynamic Damper Control está disponível no modelo X3 xDrive30i e inclui amortecedores controlados eletronicamente que se adaptam à superfície da estrada e à situação de condução. Ao mesmo tempo, o motorista pode usar o interruptor de controle dinâmico de direção para variar as características básicas da suspensão.
Os freios esportivos do no novo BMW X3 M40i têm pinças dianteiras fixas de quatro pistões de alumínio pintadas em azul. Segundo a marca alemã, os discos de freio possuem altos níveis de resistência térmica para proporcionar um poder de frenagem maior e com peso extremamente baixo. A direção esportiva variável, que é de série no M40i, é opcional na versão xDrive30i. A nova geração do X3 anuncia a chegada do primeiro M Performance neste modelo. O pacote inclui o novo motor TwinPower Turbo 3.0, de seis cilindros, que gera potência de 360cv (de 5.500 a 6.500rpm) e torque máximo 51kgfm (entre 1.520 e 4.800rpm). Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 250km/h.
O motor a gasolina de quatro cilindros TwinPower Turbo 2.0 do novo BMW X3 xDrive30i tem potência de 252cv (a 5.200rpm) e torque máximo de 35,7kgfm (entre 1.450 a 4.800rpm). A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 240km/h. A transmissão é a Steptronic de 8 velocidades.
No novo sistema multimídia, o destaque é o BMW Gesture Control, que permite que numerosas funções de infotainment, comunicação e navegação sejam operadas intuitivamente usando gestos. O veículo também pode ser controlado usando o Intelligent Voice Control, baseado na nuvem, que permite que os drivers formulem seu pedido falando normalmente em vez de ter que usar um conjunto de comandos falados e pré-programados.
Os serviços digitais do aplicativo BMW Connected estão disponíveis tanto no iOS quanto no Android. Com a ajuda da plataforma Open Mobility Cloud, os serviços digitais se conectam ao BMW X3 através de dispositivos como smartphones ou smartwatches. A seleção de dispositivos que podem se conectar ao novo BMW X3 por meio do BMW Connected inclui o Apple Watch e o Samsung Gear (S2 e S3) para o Amazon Echo. Os clientes podem usar o serviço de voz Alexa da Amazon Echo para verificar o nível de combustível do seu novo X3, por exemplo, bloquear o veículo ou ativar a função de ventilação, tudo pelo controle de voz a distância.
O sistema de detecção de acidentes Active Protection detecta possíveis situações de perigo à medida que surgem. Se um risco de colisão for detectado, o sistema desencadeia automaticamente uma variedade de medidas de proteção aos ocupantes. Os tensores do cinto do motorista e do passageiro dianteiro são ativados e os vidros e o teto panorâmico, fechados. Após uma colisão, o Active Protection automaticamente leva o veículo a uma paralisação. A função Frontal Collision Warning detecta um risco iminente de colisão com os veículos a frente e prepara os sistemas do veículo para um possível impacto.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)