Capacidade para sete pessoas, motor 2.0 turbo de 210cv, câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades, sistema de som premium com potência de 280 Watts e 10 alto-falantes e uma lista polpuda de itens de série. Esses são os principais atrativos do novo utilitário-esportivo T80 que a JAC lança no Brasil por R$ 140.000.
Praticamente abrindo mão dos outros segmentos (hatch e sedã, por exemplo), a chinesa JAC Motors quer continuar aproveitando a boa onda dos utilitários-esportivos que vem varrendo o mercado brasileiro na última década. Depois de surfar com os modelos T40 e T50, agora é a vez do T80, um SUV de maior porte (4,79m de comprimento, 1,90m de largura e 1,76m de altura) e mais requintado aproveitar a boa maré brasileira.
Modernas, mas não originais
O estilo mostra a evolução dos modelos da marca. As linhas são modernas e equilibradas, embora nem tão originais. A frente, por exemplo, com a grade destacada, parece inspirada nos Hyundais. De perfil, a linha de cintura alta e o bonito desenho das rodas realçam a esportividade. Já a traseira lembra um Audi Q5, com destaque para as luzes embutidas no para-choque e as espichadas lanternas com luzes de LED.
Banco com massageador
Por dentro, o nível de acabamento é bom. O sistema multimídia possibilita o espelhamento da tela do celular (Android Auto e Apple Car Play) e tem tela sensível ao toque de 10 polegadas em formato retangular, facilitando a visualização. A lista de itens de conforto é bem ampla, incluindo até banco do motorista com resfriamento, aquecimento e massageador, além de ar de duas zonas. Opcionalmente, há um sistema de som Infinity Premium, com potência de 280 Watts RMS e 10 alto-falantes.
A distância entre-eixos de 2,75m proporciona um amplo espaço interno. Como a segunda fila de bancos é deslizante, o acesso aos dois últimos bancos é razoável. Por outro lado, eles só oferecem conforto para crianças pequenas. Com a terceira fila de bancos embutida no assoalho, o porta-malas tem excelente capacidade (620 litros), que fica ainda melhor com os bancos traseiros rebatidos (1.550 litros). Por outro lado, ao transportar sete pessoas, o porta-malas praticamente desaparece.
Primeiro contato
Num curto test drive que fizemos entre São Paulo e Piracicaba, no interior paulista, o motor 2.0 turbo e intercooler de 210cv mostrou bom fôlego e bom entrosamento com o câmbio automatizado de dupla embreagem, que tem respostas rápidas. No modo “S” do câmbio, o T80 fica ainda mais esperto. Segundo dados da JAC, o SUV leva 9,2 segundos para ir de 0 a 100km/h e atinge a velocidade máxima de 217km/h. O que é bem razoável para um carro que pesa 1.775 quilos. No asfalto liso, a suspensão demonstrou boa estabilidade. Como não rodamos em pisos ruins, não dá para avaliar o conforto nessas condições.
Bem recheado
Como todo chinês, o T80 tem uma ampla lista de itens de série. Por R$ 140 mil, ela inclui equipamentos como câmera 360 graus, controle automático de velocidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos em couro, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento das pressão dos pneus, sistema multimídia com tela de 10 polegadas, seis air bags (frontais, laterais e tipo “cortina”), direção elétrica com três modos de ajuste e bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador.
Com os dois opcionais (teto solar elétrico panorâmico e sistema Infinity Premium Sound Sistem HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes), o preço sobe para R$ 145.990.
Texto e fotos: Eduardo Aquino (*)
(*) Jornalista viajou à convite da JAC Motors do Brasil.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews