Chega ao mercado brasileiro ainda este mês o novo SUV compacto Renault Kardin. São três versões de acabamento (a de entrada Evolution, que custa R$ 112.790,00; a intermediária Techno, que tem preço de R$ 122.990,00; e a topo de linha Première Edition, vendida por R$ 132.790,00), todas equipadas com motor 1.0 turbo com injeção direta, que desenvolve 125cv de potência quando alimentado do etanol; e câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas. O modelo, que foi desenvolvido sobre a nova plataforma da marca francesa, a RGMP (Renault Group Modular Platform), e está sendo produzido na fábrica de São José dos Pinhais, estreia no Brasil a nova identidade visual da Renault. Saiba como foi o nosso primeiro contato com o novo Renault Kardian e conheça todos os detalhes do novo SUV compacto que pretende marcar uma nova fase da marca no Brasil.
Na frente, na versão Première Edition, destaque para a grande grade em preto brilhante com vários pequenos losangos com efeito 3D e os faróis de luzes diurnas e as luzes de direção também totalmente em LED, criando um conjunto bem moderno.
Perfil do Kardian
Rodas de liga diamantadas de 17 polegadas e com pintura na cor preta, o teto, as coberturas plásticas nos para-lamas e as capas dos retrovisores na cor preta; e as barras no teto marcam o perfil do Kardian na versão topo de linha.
De traseira, chamam a atenção as lanternas bem salientes da carroceria e com luzes totalmente em LED e com formato bem estilizado em forma de “C”, o para-choque na cor preta e o defletor de ar no teto na cor preta.
Acabamento interno
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade com bancos e volante forrados em couro e com costuras e detalhes na cor laranja (versão Premiére Edition). Destacam-se o console elevado e a alavanca de câmbio do tipo Joy Stick.
O espaço interno oferece um bom nível de conforto para quatro adultos de média estatura. A boa capacidade de 358 litros do porta-malas do Renault Kardian possibilita acomodar bem a bagagem de uma viagem de férias longas.
Multimídia do Renault Kardian
Com tela sensível ao toque de oito polegadas e posicionada no alto do painel, do tipo “flutuante”, o sistema multimídia possibilita conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando o uso de diversos aplicativos de condução e entretenimento.
Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas e o motorista pode escolher três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor, outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade.
Sistema Multi-Sense
Um dos destaques do novo SUV na opção topo de linha é o sistema Multi-Sense, que possibilita escolher três modos de condução (Eco, Sport e My Sense), que mudam o comportamento de motor, câmbio e direção e alteram as oito luzes do ambiente.
Leia mais: Nova Fiat Titano
Leia mais: Novidades Hyundai
Leia mais: Rampage Laramie Diesel
Leia mais: Porsche com arte
Leia mais: Nissan Versa Exclusive
Na versão Première Edition, o novo SUV traz alguns sistemas de assistência ao motorista, como controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e alertas de distância segura e de ponto cego.
Segurança
Por outro lado, o Renault Kardian é equipado com seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração e monitoramento de pressão dos pneus desde a versão e entrada, a Evolution.
Para sair de vagas apertadas e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista do Kardian, em sua opção topo de linha, conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmeras de ré e Multiview.
Suspensão do Kardian
Durante nosso primeiro contato com o Kardian, foi possível perceber que o SUV tem uma suspensão um pouco mais firme, garantindo uma boa estabilidade nas curvas mais fechadas, mas poderia ser um pouco mais confortável sobre piso irregular.
O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv de potência e 22,4 quilos de torque, demonstrou ter fôlego suficiente para uma tocada prazerosa, com bom torque já em baixas rotações.
Dupla embreagem
Nesse primeiro contato, o câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas mostrou-se mais rápido nas trocas de marcha para acelerar e um pouco lento nas reduções. O funcionamento é bem suave e as trocas manuais podem ser feitas pelas “borboletas” junto ao volante.
Também demonstrou ser econômico, tanto nos trechos urbanos quanto nos trechos de estrada. Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Kardian tem o melhor consumo urbano: 9km/l com etanol e de 13,1km/l com gasolina.
Renault Kardian fora do asfalto
Em uma estrada de terra de piso bom, o Renault Kardian se saiu bem, mas o novo SUV tem boas credenciais (boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída) para se dar bem em estradas de terra piores.
A coluna da direção regula em altura e distância e a assistência elétrica da direção está bem calibrada tanto para as manobras em baixa velocidade como para o “bom peso” em velocidades mais elevadas.
Texto: Eduardo Aquino
Fotos: Renault/Divulgação
Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo com injeção direta de combustível, 12 válvulas, que gera potências de 120cv (gasolina) e de 125cv (etanol) a 5.000rpm e torques de 20,4kgfm (gasolina) a 2.000rpm e de 22,4kgfm (etanol) a 2.250rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de dupla embreagem de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,11m; largura, 1,74m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,60m
Altura livre do solo – 20,9cm
Ângulo de entrada – 20°
Ângulo de saída – 36°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16 (versão Evolution) e rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17 (versões Techno e Première Edition)
Porta-malas – 358 litros
Tanque – 50 litros
Pesos (em ordem de marcha) – 1.166 quilos(Evolution), 1.184 quilos (Techno) e 1.186 (Première Edition)
Equipamentos e preços
Evolution – R$ 112.790
Principais equipamentos de série: Seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controlador de velocidade e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital com tela de sete polegadas, sistema multimídia com tela de 8 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio), ar-condicionado digital com função auto, retrovisores externos com ajuste elétrico, faróis e assinatura luminosa 100% em LED, barras de teto funcionais e modulares em preto, rodas de liga biton de 16 polegadas, aerofólio traseiro, Start&Stop, modo ECO com EcoScoring e volante com ajustes de altura e profundidade.
Techno – R$ 122.990
Principais equipamentos de série – Todos os equipamentos da versão Evolution mais: frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painéis e volante com acabamento em revestimento premium, rodas de liga de 17 polegadas diamantadas bíton, chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free, partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro e seis alto-falantes.
Opcional – Teto bíton em preto Nacré.
Première Edition – R$ 132.790
Todos os equipamentos da versão Techno mais: controle de velocidade adaptativo, câmera Multiview, alerta de ponto cego, alerta de distância segura, sensores de estacionamento frontal, faróis de neblina em LED, sensor crepuscular, Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável), ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior), carregador de smartphone por indução, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantada e escurecidas, antena shark, teto bíton preto Nacré, badge lateral “Premiere Edition”, skis na cor prata acetinada e grade frontal em preto brilhante.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)
Uma resposta
Üsküdar Klozet musluğu tamir Üsküdar su kaçağı tespiti için 7/24 hemen arayın. 25+ yıllık tecrübe ile İstanbul’da su kaçaklarını kırmadan tespit edip 2 yıl garantili tamir ediyoruz. https://timesofrising.com/uskudar-su-kacak-tespiti/