Novo Nissan Sentra

A marca japonesa lança no Brasil a oitava geração do sedã Sentra, que chega totalmente renovada e com um pacote tecnológico bem recheado. Equipado com motor 2.0 a gasolina, aspirado, que gera potência de 151cv e torque de 20kgfm; e câmbio automático do tipo CVT, o novo sedã será vendido em duas versões de acabamento: Advance, que tem preço de R$ 148.490,00; e Exclusive, R$ 171.590,00, e caso o consumidor queira acrescentar o interior premium, vai pagar R$ 173.290,00. Na lista de equipamentos, destaque para os itens se segurança, como alerta de tráfego cruzado traseiro, controle automático de velocidade inteligente e a câmera 360° com detecção de objetos em movimento; e para itens de conforto, como bancos com tecnologia de gravidade zero, sistema de som Bose e partida remota do motor com acionamento do ar-condicionado.

Foto: Nissan/Divulgação

O novo sedã Sentra já está à venda nas concessionárias em duas versões: Advance e Exclusive. Primeiro, chega a Advance (R$ 148.590,00), de entrada, e depois, no fim deste mês, será a vez da versão topo de linha, a Exclusive (R$ 171.590,00).

V-Motion

Segundo os designers da Nissan, as linhas do novo sedã foram criadas com base na esportividade e “musculatura” de outros sedãs da marca, como o Altima e o Maxima, o estilo traz fluidez com uma linha de cintura e de teto flutuante baixas, ombros largos e a assinatura de design da Nissan na grade “V-Motion”, nos faróis de LED e nas lanternas em formato bumerangue. A esportividade é reforçada com o teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.

Leia mais: Kawasaki de cara nova

Foto: Nissan/Divulgação

O design também contribuiu para reduzir o arrasto aerodinâmico e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%, com uma grade com dimensão menor, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.

Espaço interno

Com 5cm a mais na largura que a geração anterior, o Sentra ganhou um interior com mais espaço. Destaque também para a direção elétrica, volante com base achatada, que tem melhor pega. Coluna de direção regula em altura e distância.

Leia mais: Hyundai HB20 Platinum Plus

Foto: Nissan/Divulgação

O volante abriga aletas para trocas manuais de marcha, o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC), que possibilita uma velocidade constante, mantendo automaticamente a distância segura do veículo da frente.

Instrumentos

Colorido e com 7 polegadas, o painel TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, que tem funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.

Leia mais: Creta N Line Night Edition

Foto: Nissan/Divulgação

Para acomodar objetos, o novo sedã conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos. Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com 7,7 litros de capacidade. São três entradas USB (duas na frente e uma atrás).

Habitáculo

De acordo com os engenheiros da Nissan, eles trabalharam bastante para reduzir os níveis de ruído no habitáculo, reduzindo a percepção pelos ocupantes de qualquer possível barulho e vibração do motor em marcha lenta e em aceleração, assim como ruídos de estrada e de vento.

Leia mais: Jeep Commander Limites T270

Foto: Nissan/Divulgação

O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a Exclusive. Além dos bancos dianteiros, os bancos traseiros também trazem o conforto da tecnologia de gravidade zero, que busca aliviar a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas sem cansaço.

Porta-malas

A capacidade do porta-malas é de 466 litros. O compartimento teve a área interna otimizada em todos os detalhes, como em suas dimensões, em relação à largura e altura, ou mesmo no posicionamento da dobradiça das alças que sustentam a tampa, para transportar tudo que os consumidores precisam.

Leia mais: Peugeot e-208 GT

Foto: Nissan/Divulgação

A altura do compartimento, baixa em relação ao solo, visa facilitar a colocação de malas mais pesadas. Além disso, o banco traseiro é rebatível para dar ainda mais flexibilidade para transportar itens maiores.

Paleta de cores

Cores disponíveis: Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.

Leia mais: GWM lança Haval H6 GT

Foto: Nissan/Divulgação

O Novo Nissan Sentra vem equipado com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Tecnologia

No pacote de equipamentos, destaque também para o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta. A lista de itens de segurança inclui seis airbags e sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis.

Leia mais: Nissan Frontier XE 4×4

Foto: Nissan/Divulgação

O novo sedã também vem equipado com partida remota do motor (aciona o motor, destrava as portas e liga o ar-condicionado ou o aquecedor dos bancos para climatizar o interior) e alerta para o esquecimento de objetos, pessoas ou animas no banco traseiro.

Motor 2.0

Debaixo do capô, o Sentra tem um motor 2.0, a gasolina, aspirado, com injeção direta de combustível, que desenvolve 151cv de potência (a 6.000rpm) e torque de 20kgfm (a 4.000rpm). Num primeiro contato, o motor mostrou fôlego e baixo nível de consumo.

Leia mais: VW Jetta GLi

Foto: Nissan/Divulgação

O câmbio é automático do tipo CVT (um Xtronic de oitava geração), com oito marchas simuladas e conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque. O motorista pode optar pelas trocas manuais junto ao volante.

Quatro modos

São quatro modos de condução: o Normal, que busca o equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição; o Sport, para trocas em rotações mais altas; o Manual, controle do motorista; e o ECO, que visa a redução do consumo.

Com sistema McPherson na dianteira e Mult-link na traseira, o conjunto de suspensão busca um equilíbrio entre conforto e estabilidade. Nesse primeiro contato, rodamos apenas em pisos de asfalto liso, onde o sedã mostrou conforto e boa estabilidade.

(*) Jornalista Eduardo Aquino viajou a convite da Nissan do Brasil.

Foto: Nissan/Divulgação

Versões, preços e equipamentos

Advance – R$ 148.490,00 – Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta, sensor crepuscular, seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de objetos no banco traseiro, alerta inteligente de atenção do motorista, ar-condicionado automático digital de duas zonas, assistente inteligente de frenagem, faróis dianteiros em LED, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity, bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity, câmera de ré, central multimídia de oito polegadas, faróis dianteiros e de neblina de LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas, portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A), monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa e sistema de som com 6 alto-falantes.

Exclusive – R$ 171.590,00. Em relação a Advance, acrescenta alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa, faróis automáticos inteligentes, monitoramento de ponto cego, partida remota do motor, controle automático de velocidade inteligente com comandos no volante, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sistema premium de som Bose com oito alto-falantes, teto solar com controle elétrico e visão 360° inteligente e detecção de objetos em movimento.

Exclusive com interior Premium – R$ 173.290,00.

Foto: Nissan/Divulgação

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.