Quando se fala em veículos fora-de-estrada, a marca Jeep está entre as mais famosas do mundo. E, quando se fala em Jeep, o Wrangler é o coração e a alma da marca norte-americana, um verdadeiro ícone do off-road. E a Jeep começa a divulgar algumas imagens e informações sobre a nova geração do modelo, que está sendo exibida no SEMA Show esta semana, em Las Vegas, e que estreia oficialmente no Salão de Los Angeles, no fim deste mês.
O SEMA Show, que começou no último dia 31 de outubro e que termina hoje, é uma das maiores feiras do mundo, que reúne todos os anos em Las Vegas as montadoras tradicionais, empresas transformadoras de veículos, fabricantes de equipamentos originais (OEM), revendedores de automóveis, distribuidores de equipamentos especiais, instaladores, varejistas e especialistas em restauração. A edição de 2016 atraiu mais de 70 mil compradores nacionais e internacionais. O SEMA Show também oferece aos participantes seminários educacionais, demonstrações de produtos, eventos especiais e oportunidades de networking.
E foi esse palco que a Jeep escolheu para começar a mostrar a nova geração do Wrangler, que mantém as opções de carroceria de três e cinco portas. Com um design mais moderno, mas fiel ao conceito original (a reconhecida grade dianteira, os icônicos faróis dianteiros e as lanternas traseiras quadradas), o novo modelo ganhou motorizações mais eficientes e avançadas e mais opções para aproveitar a condução ao ar livre, além de para-brisas rebatível para os puristas do fora-de-estrada, além de dezenas de combinações de portas, tetos e para-brisas.
Na verdade, a escolha do SEMA Show para exibir o novo modelo foi em função da grande quantidade de acessórios (fabricados pela Mopar, empresa do Grupo Fiat Chrysler Automobiles-FCA) disponíveis para o Wrangler. Num enorme estande, a Jeep, além de exibir o novo jipe, está realizando um gigantesco lançamento de mais de 200 acessórios para o novo Jeep Wrangler, antes mesmo do carro ser apresentado oficialmente. Entre os itens desenvolvidos especialmente para o novo modelo estão os primeiros racks de teto feitos para um Wrangler, uma prática mesa para a tampa do porta-malas e até kits de elevação de suspensão.
A FCA ainda não divulgou informações oficiais, mas a imprensa norte-americana aposta que o motor 2.8 será descartado e que o novo Jeep terá duas opções e motor: 2.0 litros turbo de quatro cilindros ou V6 3.6 litros (o já conhecido Pentastar). Eles também especulam que o câmbio poderá ser automático, de oito velocidades; ou manual, de seis marchas. E afirmam que o sistema de tração nas quatro rodas terá uma caixa de transferência operada manualmente. A FCA já indicou que o Wrangler poderá ganhar, num futuro próximo, uma versão híbrida (gasolina/eletricidade) e outra a diesel.
O Wrangler ganhou novo sistema de informação e entretenimento, o Uconnect 3.0, com duas opções de tamanho de tela (7,1 polegadas ou 8,4 polegadas) e navegação por GPS, que já equipa vários modelos produzidos pelo da Fiat Chrysler. As telas do novo sistema poderão exibir uma série de informações focadas na estrada, incluindo o estado do eixo, o ângulo de direção e a altitude, a longitude e a latitude do carro e os ângulos de inclinação e rolagem.
No pacote tecnológico, destacam-se o controle de estabilidade eletrônico ajustável, o sistema de frenagem automática de emergência automática e suporte de frenagem de chuva, que auxilia a frenagem quando o tempo úmido é detectado. O novo Jeep será lançado oficialmente no Salão de Los angeles, que abre as portas ao público no dia 29 de novembro. O Wrangler começa a ser vendido no início de 2018 no mercado norte-americano e deve desembarcar no Brasil somente no fim de 2018/início de 2019.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh