Novo Honda CR-V

A marca japonesa lança no Brasil a quinta geração do utilitário-esportivo CR-V, que passou por uma reformulação, ganhando um visual moderno e elegante, novo motor 1.5 com turbo e injeção direta, que gera 190cv de potência; câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável) e um pacote de tecnologias de conforto e segurança bem completo. Preço: R$ 179.900.

 

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A Honda lança no início de abril no mercado brasileiro o novo CR-V, que chega à quinta geração global. Desenvolvido na mesma plataforma do Accord e Civic Geração 10, mas com arquitetura inédita, o utilitário-esportivo será importado dos Estados Unidos e vendido em uma única versão, a Touring. O novo modelo utiliza a estrutura de carroceria Advanced Compatibility Engineering (ACE), que, segundo a Honda, ajudou o novo CR-V a alcançar, nos Estados Unidos, as mais altas classificações quanto à segurança em colisões.

 

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As novas linhas são mais agressivas, graças a elementos mais salientes e afilados, faróis estilizados e cercados por um conjunto de luzes de rodagem diurna em LED em forma de asa e para-lamas largos e musculosos. Destaque também para o longo capô, maior distância entre eixos, curto balanço traseiro, novas saídas duplas do escapamento, faróis full LED, luzes de neblina em LED, sistema Honda Active Shutter Grille (fechamento ativo da grade), que reduz o arrasto aerodinâmico; rodas de liga de 18 polegadas e colunas A mais estreitas para melhor visibilidade. O novo CR-V vem com sistema Hands Free Access Power Tailgate, que permite abrir e fechar o porta-malas com um movimento do pé para ativar um sensor sob a traseira do veículo.

 

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Por dentro, chama a atenção o novo painel de instrumentos de toque macio e bancos com costuras mais intrincadas; a nova tela centralizada de interface TFT colorida para o motorista. O painel de instrumentos digital disponibiliza informações sobre o veículo através da Driver Information Interface (DII) posicionada no centro do painel. Controles posicionados do lado esquerdo do volante permitem ao motorista percorrer o mostrador DII através de múltiplas telas de informação. O sistema Maintenance Minder (alerta de manutenção) avisa o motorista sobre necessidades de manutenção. O display mostra quando trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, assim como quando fazer o rodízio dos pneus.

Informações de condução, como velocidade, rotação e marcha adotada, bem como alertas, podem ser visualizados no inédito Head Up Display, que projeta informações coloridas em um visor transparente que se eleva no momento da partida, ajustável de acordo com a altura do condutor. Em termos de conectividade, o CR-V disponibiliza o sistema Display Audio, compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, incluindo a navegação por GPS através dos smartphones e capacidade de consultas por meio da voz. O sistema conta ainda com GPS nativo, com busca de pontos de interesse e fácil operação.

 

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Por meio de uma tela multitouchscreen de alta resolução é possível acessar as funções do sistema de áudio (com oito alto-falantes), bem como ajustes do veículo e do sistema de climatização. Entre os itens de conforto e praticidade, estão partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas, com saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico (Electric Parking Brake – EPB), com sistema Brake Hold, tomadas USB para recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de 4 funções e banco do motorista com 8 ajustes elétricos e memória, além de teto solar elétrico.

 

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O sistema Walk Away Auto Lock se tranca automaticamente quando o motorista deixa o veículo, quando a distância do chaveiro até o veículo for maior que 2 metros por 2 segundos e quando nenhuma outra chave for detectada no interior do veículo. Para confirmar que o carro está trancado, é emitido um sinal sonoro e as luzes de emergência piscam. Já a Partida Remota do Motor permite que o motorista ligue o CR-V à distância através do controle da chave, acionando assim o sistema de climatização para uma temperatura desejada de 22º C. O sistema irá acionar automaticamente o aquecedor, os desembaçadores dianteiro e traseiro, o aquecimento dos espelhos laterais e o ar-condicionado, conforme necessário.

Para dar a partida no motor remotamente, o proprietário pressiona o botão LOCK e, em seguida, aperta o botão ENGINE por um segundo. Para indicar que o sinal foi recebido, as luzes de emergência irão piscar. Quando o motor é ligado remotamente, os limpadores de para-brisa, luzes e sistema de áudio permanecem desligados, enquanto o sistema de segurança continua acionado. O motor funciona por até 10 minutos após o acionamento remoto. O período poderá ser estendido por mais 10 minutos usando o mesmo procedimento inicial.

 

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O CR-V 2018 vem com a segunda fileira de assentos dobrável e com a área de carga 24,9 cm mais longa. O porta-malas tem quatro anéis de amarração para carga, cobertura retrátil para ocultar os itens transportados, assoalho carpetado, painel removível no assoalho, para ocultar o estepe temporário, macaco e chave de roda; e duas lâmpadas para iluminar a área de carga quando a tampa estiver aberta. Com os bancos traseiros dobrados, o assoalho de carga fica plano desde a entrada até os bancos dianteiros, o que facilita carregar e prender grandes objetos ou, num acampamento, cria uma área para dormir completamente plana.

A porta traseira automática pode ser operada através do controle remoto da chave, por um botão na porta do motorista, um botão acima da placa traseira (para abrir) ou um botão localizado dentro do porta-malas (para fechar). O sistema de acesso sem uso das mãos é novo na Honda e exclusivo do CR-V Touring. Esse recurso facilita operar a abertura do porta-malas. Basta simular um chute sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo (um na borda inferior do para-choque e outro sob o painel traseiro), para que a tampa do porta-malas abra automaticamente.

 

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O novo CR-V será oferecido no Brasil com o primeiro motor turbo na história do modelo: o 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC), que rende 190cv de potência máxima (a 5.600 rpm) e torque máximo de 24,7kgfm (entre 2.000 e 5.000 rpm). Ele está atrelado a um câmbio do tipo CVT (transmissão continuamente variável), com lógica de controle Honda G-Shift, visando baixo consumo de combustível e performance superior.

Uma tecnologia inédita que estreia no novo CR-V é o sistema Active Shutter Grille. Ele reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, ajudando diretamente a melhorar a eficiência no consumo de combustível na estrada. O sistema utiliza um motor de passo controlado por um processador que acompanha os parâmetros de temperatura mais importantes, como a do fluído de arrefecimento, temperatura do óleo e as exigências do ar-condicionado.

 

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O sistema abre ou fecha as persianas superiores e inferiores da grade dianteira simultaneamente para controlar o volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do ar-condicionado, além do intercooler. As persianas inferiores deixam uma pequena área sempre aberta para otimizar o fluxo de ar, mesmo quando fechadas. O sistema é projetado para manter as persianas fechadas sempre que for possível, mesmo no trânsito urbano, para melhor desempenho aerodinâmico e eficiência de consumo.

O sistema de tração nas quatro rodas Real Time AWD foi aperfeiçoado. Segundo a Honda, melhorias na programação e no sistema resultaram geraram um aumento do torque do motor (de até 40%) que pode ser direcionado às rodas traseiras, com base nas condições de rodagem, visando melhor desempenho em condições de baixa aderência, quando a tração integral entra em ação. O sistema busca um equilíbrio otimizado entre capacidade, utilização amigável e conjunto leve e eficiente em consumo. O motorista pode simplesmente pisar no acelerador e deixar que a tração maximize o uso da aderência e capacidade de subida disponíveis. A operação é automática.

 

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Acionando as rodas dianteiras quando necessário, o sistema Real Time AWD passa força instantaneamente para as rodas traseiras nas arrancadas, mesmo em piso seco, trabalhando em cooperação com os sistemas Vehicle Stability Assist (VSA – sistema de estabilidade do veículo) e Motion-Adaptive Electric Power Steering (EPS – direção elétrica adaptada ao movimento). Quando a transferência de torque para as rodas traseiras não é necessária, como em velocidade constante, o eixo traseiro é desacoplado para reduzir o arrasto.

O sistema também pode detectar quando o CR-V está numa subida, enviando então uma maior dose de força para as rodas traseiras, em colaboração com o sistema Brake Hold. O Brake Hold mantém a pressão do freio depois que o pedal é liberado, dando tempo ao motorista para acelerar e retomar o movimento com suavidade. O Sistema de Controle Inteligente verifica o ângulo de inclinação da via instantaneamente utilizando um sensor e o nível de aderência detectado pelo VSA, permitindo um maior direcionamento do torque para as rodas traseiras, para arrancadas mais suaves.

 

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Para melhorar a capacidade do novo CR-V como utilitário, a distância até o solo foi aumentada para 20,8 cm – um acréscimo de 3,8 cm – sem mudança do centro de gravidade do veículo. A direção Electric Power Steering (EPS) com duplo pinhão e redução variável também contribui para a sensação de controle direto ao volante do CR-V.

 

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O pacote de segurança do novo CR-V inclui sistemas Agile Handling Assist (AHA), que age nos freios para melhorar a performance em curvas; Driver Attention Monitor (Monitoramento de Atenção do Condutor, que o alerta mostrando uma xícara de café), Honda LaneWatch (por meio de sensores, amplia a visão da faixa e dá segurança ao motorista para mudar de faixa), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, freios ABS com EBD, sistema VSA de controle de tração e estabilidade e TPMS de indicador de pressão dos pneus.

 

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