A Hyundai atualizou o seu utilitário esportivo Creta. Ele ganhou um design criado exclusivamente para o mercado nacional e agora é disponível em versões de acabamento também inéditas, que custam entre R$ 107 mil e R$ 147 mil. Mas o fabricante decidiu manter a configuração Action, com o desenho anterior, que tem peço sugerido de R$ 96.500. Talvez esta versão seja voltada para o canal de vendas diretas.
Confira os preços e versões da linha 2022 do Creta:
- Action 1.6 2022 (modelo antigo): R$ 96.490 (*)
- Comfort 1.0T 2022 (novo modelo): R$ 107.490
- Limited 1.0T 2022 (novo modelo): R$ 120.490
- Platinum 1.0T 2022 (novo modelo): R$ 135.490
- Ultimate 2.0 2022 (novo modelo): R$ 146.990
(*) Design anterior
Para lançar o carro – produzido em Piracicaba (SP) -, o fabricante sul-coreano ofereceu esta semana uma lista de pré-venda para os 500 primeiros clientes. Quem fez o cadastro no site tem alguns benefícios.
Entre eles estão descontos na parcela do financiamento e no seguro, desde que os negócios tenham sido feitos no banco oficial da marca. A pré-venda também dá direito a um ano de mensalidade grátis em pedágios e estacionamentos.
Leia mais: Tapa no visual do HB20
As vendas começam de maneira gradual a partir da segunda quinzena de setembro. Segundo a Hyundai, elas vão variar conforme a estratégia de cada concessionária, levando em conta também as medidas de segurança sanitária de cada praça.
Sobre os concorrentes diretos, a Hyundai considera o T-Cross e Tracker. Mas entende que o Novo Creta eleva a régua no segmento B dos SUVs, devido ao pacote abrangente de tecnologia, segurança, conforto e conectividade.
Duas opções de motor
A maioria das novas versões vêm com motor 1.0 turbo de 120 cv de potência. Mas a configuração topo de linha sai de fábrica com a mecânica 2.0 litros que desenvolve 167 cv.
Maior, mais largo e com espaço interno mais amplo, o SUV tem como destaque o teto solar panorâmico. Ele oferece uma área envidraçada que vai até a cabeça do passageiro traseiro.
A conectividade também está presente. O sistema de conexão se chama Bluelink e traz serviços feitos via aplicativo no smartphone.
Em termos estéticos, o destaque fica por conta da grade frontal que só existe no Brasil. Ela tem formato hexagonal e pode vir com barras horizontais ou elementos em cascata emoldurada em prata ou cromado. Ela tem as luzes diurnas em LED e faróis Full LED.
O veículo tem a opção de cor azul sapphire, com a novidade da pintura Dual Tone, quando o teto é pintado de fábrica em preto. As rodas diamantadas de 18 polegadas completam a vista lateral, que expõe o capô mais alongado, os fortes vincos e os arcos de roda proeminentes. Na traseira, o foco vai para o nome “Creta” em letras maiúsculas acima do espaço para as placas de licenciamento e para a assinatura de luz traseira, também em LED.
Leia mais: Confira o teste do Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo
O interior do novo Creta destaca os tons de bege e marrom. Alguns itens de série do modelo são painel digital colorido de sete polegadas, borboletas para troca de marcha no volante, central multimídia blueNAV de 10,25 polegadas, e navegação embarcada, alavanca de câmbio em T, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático digital, seletor de modos de direção.
O pacote de segurança reúne recursos como sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo.
Muitos recursos no SmartSense
A nova geração do SUV estreia o SmartSense no Brasil, pacote de recursos de assistência eletrônica.
As versões Platinum e Ultimate possuem os seguintes itens:
- Smart Camera 360º: exibe uma visão panorâmica, possível por meio de oito visualizações diferentes, tornando a direção mais intuitiva e aumentando a segurança e a conveniência ao estacionar. Outra possibilidade do recurso é a visualização remota do veículo em um smartphone (via sistema Bluelink);
- Câmera para Monitoramento de Ponto Cego: exibe em vídeo, no display central do painel de instrumentos, a visão do ponto cego para a direção indicada após ser acionado o sinal de mudança de faixa;
- Sistema de Frenagem Autônomo: age também em situações em que há ciclistas, além de pedestres e outros veículos adiante. O sistema entra em ação quando o condutor demonstra não ter qualquer reação para evitar uma eventual colisão. Através de um sensor na grade inferior do para-choque, de uma câmera instalada no para-brisa em frente do espelho retrovisor e com auxílio do controle de estabilidade (ESP), o Creta aciona o freio automaticamente. Com o veículo em velocidades até 75 km/h, o sistema é capaz de efetuar a parada completa antes do possível impacto (exemplo aplicado para uma parada total quando se trata de um veículo à frente. Para pedestres e ciclistas, a velocidade máxima necessária para a parada completa muda para 65 km/h). Houve a adição do recurso de detecção de convergência à esquerda. Ao acionar o sinal de mudança para a faixa à esquerda, a nova função avisa o motorista caso haja risco de colisão com um veículo que se aproxima de uma pista adjacente no lado oposto. Se o risco prossegue, os freios são acionados automaticamente;
- Assistente de Permanência e Centralização em Faixa: se o motorista estiver dirigindo acima de uma determinada velocidade e sair da pista sem acionar a seta, o assistente fornece um aviso e auxilia automaticamente na direção para ajudar a evitar a saída do veículo para outra pista de forma não intencional. O sistema mantém constantemente o veículo no centro da pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no alinhamento com o veículo à frente, caso não haja marcação no solo;
- Controle de Velocidade Adaptativo: através de radar e câmera frontal, monitora a distância e a velocidade do veículo à frente para manter a distância e velocidade pré-definidas pelo motorista;
- Farol Alto Adaptativo: ao dirigir à noite, o sistema detecta o brilho das luzes dos veículos que se aproximam e ajusta automaticamente a intensidade dos faróis, evitando o ofuscamento da visão do motorista que está no sentido oposto. Após o cruzamento, a intensidade dos faróis é retomada automaticamente;
- Alerta de Presença nos Bancos Traseiros e Detector de Fadiga: está a partir da versão Platinum. Auxilia o motorista quando desliga o motor do veículo e abre a porta para sair, alertando por meio de sinal visual no painel de instrumentos caso algo ou alguém ainda esteja dentro do veículo. Na versão Ultimate, o detector analisa o nível de atenção do motorista com base em fatores como padrão e tempo de direção ou quando o veículo à frente começa a se mover após uma parada sem ser acompanhado. Nesses casos, o recurso fornece avisos como recomendação para um descanso.
Conectividade com o Bluelink
O sistema Bluelink chega ao novo Creta com recursos inéditos. Para as versões Platinum e Ultimate, que são equipadas com central multimídia BlueNAV, de 10,25 polegadas, e navegação de bordo, há um pacote exclusivo de funções.
Entre elas estão Smart Camera 360 graus no app; comando de voz; busca de pontos de interesse; modo guia de destino; busca de localidades em tempo real; informações de tráfego em tempo real; ajuste de climatização.
A partir da versão Limited, os recursos do Blulink têm foco em cinco grupos de serviço: segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro.
Leia mais: A avaliação do VW T-Cross 200TSI
Na área de segurança e assistência ao motorista, por exemplo, estão disponíveis a notificação automática de colisão e a assistência 24 horas. O Bluelink oferece rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado. Em caso de roubo do automóvel, o proprietário pode entrar em contato telefônico com a Central SOS Bluelink, que poderá fornecer às autoridades policiais a localização exata do veículo e auxiliar na sua recuperação.
Já os serviços de conveniências do sistema de carro conectado da marca chegam com uma série de funções remotas que podem ser acessadas pelo app Bluelink. Entre os destaques, estão o acionamento do motor a distância através da função Partida Remota do Motor, que permite climatizar a cabine com o ar-condicionado.
Nos recursos de alertas, o usuário pode definir a velocidade máxima que o carro pode alcançar, um intervalo de tempo e dias da semana em que o veículo não deva circular e até um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado.
Pela central multimídia também é possível ter acesso a um diagnóstico completo de sistemas do carro, como airbags, pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros.
Nos primeiros seis meses de uso, o pacote é gratuito. Depois deste prazo, há uma mensalidade que pode variar e R$ 29,90 a R$ 49,90.
Ficha Técnica
Dimensões:
- Comprimento: 4.300 mm
- Largura: 1.790 mm
- Altura / altura com barra de teto: 1,620 mm / 1,635 mm
- Entre eixos: 2.610 mm
- Porta-malas: 422 litros
- Tanque de combustível: 50 litros
- Peso: 1.270 kg (1.0) / 1.300 (2.0)
- Carga útil: 430 kg (ambos)
Motores:
Smartstream 2.0 16V DOHC D-CVVT Flex, 4 cilindros em linha
- Potência: 167 (E) / 157,3 (G) cv a 6.200 rpm
- Torque: 20,6 (E) / 19.2 (G) kgfm a 4.700 rpm
- Consumo: 7,7 (e) / 10,9 (g) na cidade / 8,7 (e) / 12,4 (g) na estrada
- Velocidade Máxima: 190 km/h
- 0 a 100 km/h: 9,3 segundos
Kappa 1.0 Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex, 4 cilindros em linha
- Potência: 120 (E) / 120 (G) cv a 6.000 rpm
- Torque: 17.5 (E) / 17.5 (G) kgfm a 1.500 rpm
- Consumo: 8,3 (e) / 11,6 (g) na cidade / 8,7 (e) / 12 (g) na estrada
- Velocidade Máxima: 180 km/h
- 0 a 100 km/h: 11,5 segundos
Fonte: Hyundai
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraaibh/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh